Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

5 motos mais roubadas no Brasil

Principalmente nas grandes cidades as motos ajudam na locomoção rápida, por isso, listamos as cinco motos mais roubadas no Brasil.

Por ser um veículo com mais agilidade, já que raramente uma moto fica parada no trânsito, o crescimento nas vendas aumentou no país e, consequentemente, os roubos.

A procura por compra de uma moto teve um aumento de 23% no Brasil e, com isso, este tipo de veículo foi mais vendido do que carros pela primeira vez em 30 anos. Tendo, só em março de 2022, 110 mil motos emplacadas.

Este aumento se deu por vários motivos, entre eles, está o valor do carro e até mesmo a pandemia, que fez com que as pessoas procurassem outras formas de ganhar dinheiro como, por exemplo, fazendo entregas com motocicletas – só em São Paulo este número cresceu 40%.

Quanto maior o número de motos nas ruas, mais exposto ficamos quando o assunto é roubo ou furto, não é mesmo?

Então, se você tem uma motocicleta ou está pensando em comprar uma nos próximos meses, leia este artigo e veja os modelos mais roubados no Brasil.

Cinco motos mais roubadas no Brasil
Imagem: Pexels

As motos mais roubadas no Brasil

Só no estado de São Paulo, o local com maior número de assaltos, nos primeiros dois meses de 2022, foram mais de cinco mil ocorrências de furtos ou roubos de motocicletas.

Sendo a capital paulista é o local com mais roubos (5.798), logo depois vem a cidade de Campinas (639), Santo André (502), Guarulhos (482) e São Bernardo do Campo (472).

As motos da marca Honda até 450cc estão no topo da lista na maioria dos estados brasileiros. São elas:

  1. Honda CG 160
  2. Honda XRE 300
  3. Honda CB Twister
  4. Honda CB300
  5. Honda CG 150

Na mira da maioria dos bandidos, a Honda CG 160 também está em primeiro lugar entre as motos mais vendidas no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave.

Já a moto que está em segundo lugar, a Honda XRE 300 está disponível no mercado em três versões: Adventure, Rally e ABS e é mais potente que a opção anterior.

Com a medalha de bronze, a Honda CB Twister é líder no segmento e oferece ao seu consumidor duas opções de freio: uma com sistema combinado e a outra com freio ABS.

Um ponto importante é que os modelos mais visados pelos bandidos são os que têm entre 2 a 5 anos de uso.

Cuidado com o horário de circulação

São mais de 27 milhões de motos circulando todos os dias pelas ruas do Brasil, por isso, para evitar o roubo é necessário prestar atenção nos horários.

A maioria dos sinistros acontece no período após as 20h, sendo mais crítico até as 22h. São Paulo é o estado que mais tem este tipo de roubo e sem seguida vem o Rio de Janeiro, que representa 10% das ocorrências do Brasil.

A importância de ter um seguro moto

Como vimos, os roubos de motos são cada vez mais frequentes em várias cidades brasileiras e, por isso, devemos mantê-la em segurança.

A categoria não tem muito costume de ter seguro para este tipo de veículo, principalmente, porque algumas delas tem um preço mais em conta e até mesmo são mais antigas. Mas mesmo assim é muito importante você ter este tipo de proteção, afinal, se ela for roubada, perderá o bem ou até a forma de ganhar dinheiro.

Além disso, existem outras vantagens de ter o seguro como, por exemplo, em caso de acidente, que você poderá arrumar a sua moto por conta da seguradora.

Para contratar um seguro para a sua moto, basta entrar em contato com um corretor de seguros de confiança e escolher a operadora que atenda todas as suas necessidades.

Conte aqui: você já foi roubado ou sofreu um acidente e tinha seguro de moto? E seu modelo está entre as motos mais roubadas do Brasil?

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.