dcsimg

Mudanças nas regras de trânsito de 2016

Mudanças nas regras de trânsito de 2016Em 2016, algumas regras de trânsito sofrerão mudanças, por isso fique por dentro do que muda e do que permanece!

Todo mundo sabe que na hora de estacionar o veículo existem algumas vagas direcionadas especificamente para idosos e deficientes físicos e que somente os carros identificados as podem usar. Porém, muitas vezes essa regra é desrespeitada e quem parar em uma dessas vagas sem autorização agora vai pagar uma multa 140% mais cara.

Isso acontece porque, o que antes era considerada uma infração leve, passou a ser grave, gerando 5 pontos na carteira e uma multa de R$ 127,69. Além disso, o infrator pode ter o carro guinchado. Quem sabe assim as vagas destinadas a determinadas pessoas passam a ser respeitadas…

Por falar nisso, já garantiu seu seguro auto para deficientes?

Chips

Outra mudança é em relação a instalação de chips em veículos que vêm tendo sua data adiada desde 2014. Esse chip se parece com uma caixinha que deve conter diversas informações sobre o veículo, como o chassi, modelo placa e outros dados. A ideia é que essas informações sejam transmitidas por antenas para melhorar o trânsito.

A grande preocupação era em relação ao rastreamento do carro, o que não deve ocorrer, uma vez que esses chips não possuem GPS. Porém, os motoristas não precisam se preocupar com isso tão cedo, já que o mesmo problema dos anos anteriores vem se repetindo: a demora do Estado. Até o momento não foram definidos os custos, infraestrutura, quem serão os responsáveis pela instalação e outros pontos que são essenciais para que ele possa funcionar.

Apesar de se querer colocar essa ideia em prática, ainda existem alguns pontos, como o custo disso ser repassado aos motoristas, o que muitos discordam. Além disso, apenas duas empresas estão aptas a fornecer esse tipo de equipamento, o que pode elevar os custos e dificultar uma licitação.

Por conta disso, o Paraná teve a ideia de criar uma parceria com o setor privado para que seja feita a exploração do serviço como a utilização em pedágios. Mas, com tantos empecilhos, será mesmo que o chip começa a funcionar em 2016 ou será adiado mais uma vez?

Simulador

Desde 2013, a ideia de usar simulador para que as pessoas possam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B já vem sendo usada. Porém, até então ela não foi implementada, pois cada vez surge uma nova barreira.

Mas parece que agora ela vai para frente, e os candidatos a motoristas precisarão fazer pelo menos 5 horas/aula no simulador, sendo que uma dela deve ser em horário noturno. Somente após esse treino é que se parte para as aulas práticas.

A eficiência desse equipamento tem sido questionada pelos alunos, afinal, quem nunca jogou videogames que parecem tão reais quanto os tais simuladores?

Motos com freios ABS/CBS

As novas motos devem ser produzidas com freios ABS/CBS, sendo que esse percentual vai começar com 10% e deve atingir 100% das novas motocicletas somente em 2019.

As motos com até 300 cc poderão ter qualquer um dos dois freios. Já nas com mais de 300 cc será obrigatório o freio ABS nas duas rodas.

Habilitação para ciclomotores

Os ciclomotores, também chamados de cinquentinha, não necessitam de habilitação, o que deve mudar em 29 de fevereiro de 2016. Agora o condutor deverá obrigatoriamente ter habilitação A ou então uma habilitação específica para os ciclomotores.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Cadeirinha nos transportes escolares

Esse assunto já gerou muita polêmica, pois os motoristas das vans afirmam que não é possível seguir essa regra por falta de adaptação dos veículos. Mas, mesmo assim, ela deve entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2016, com fiscalização ocorrendo somente em 2017. Como é que as vans serão adaptadas ainda é um mistério.

Quadriciclos circulando nas ruas

Esses veículos agora poderão circular nas vias urbanas, mas para isso precisarão sofrer emplacamento. Além disso, o motorista precisará de uma habilitação B para poder conduzir os quadriciclos.

Com todas essas mudanças, quem sabe os que se consideram espertinhos no trânsito passem a respeitar mais as regras para que elas não acabem pesando no bolso. E se você ainda não está de acordo com as novas regras, corra para se adaptar e não sofra com elas ao pesar no bolso as novas multas. O achou disso tudo?

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário