dcsimg

Novos motoristas terão teste de direção mais tecnológico

Em São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está fazendo alguns testes nas provas práticas de direção. Na região do ABC Paulista, os novos condutores serão avaliados não somente pelos examinadores, como também serão monitorados por sensores de telemetria, câmeras e microfone durante o trajeto do teste.

Isso está sendo realizado como um projeto-piloto, mas a ideia é que se estenda para o restante do estado, sendo uma forma a mais de monitorar os testes. Os dados coletados devem ser usados em caso de divergência entre os dados coletados e o resultado do avaliador. Nesse caso, as informações serão analisadas por uma banca que terá um prazo para dar o veredito final.

Novos motoristas terão teste de direção mais tecnológico

Pra começar os exames será preciso que a pessoa registre a sua biometria, assim como no final desse. As câmeras vão ajudar a registrar tudo o que acontece no veículo, além de dar uma maior precisão sobre os movimentos realizados pelo condutor, como uma aceleração brusca ou uma leve colisão.

Os exames de moto também estão passando por mudanças, e no percurso foram implantadas câmeras que permitirão identificar melhor o trajeto percorrido.

Como fica para quem pretende tirar carta

Apesar de todo o aparato tecnológico, quem for tirar a habilitação não deve se preocupar muito com isso, afinal, a avaliação continuará ocorrendo da mesma maneira, porém com melhores recursos para que o avaliador possa dar o veredito.

O candidato que se sentir lesado durante o trajeto também poderá entrar com recurso, pedindo a revisão do teste e, quem sabe, ter um parecer favorável. Porém, o principal objetivo das mudanças realizadas é coibir as fraudes que ocorrem, tanto com examinadores que aprovam pessoas que não estão capacitadas, como com a venda da habilitação.

Apesar de ainda estar em fase de teste, se o projeto der certo, em breve será expandido para todo estado e, no futuro, para todo o país.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário