dcsimg

O alto preço dos carros em 2016

O-alto-preco-dos-carros-em-2016O preço dos carros sempre foi elevado, porém em 2016 ele pode ficar ainda maior. O que fazer?

Não é novidade para ninguém que no Brasil o preço dos carros é absurdamente alto e que isso é resultados de diversos fatores. Mesmo com esses valores exorbitantes, a venda de carros cresceu consideravelmente nos últimos anos, porém, desde que a crise ficou mais forte em 2015, teve uma desaceleração nas vendas.

Isso não desestimulou as montadoras, que pretendem lançar novos modelos em 2016, e continuam acreditando no potencial do mercado. Mas, afinal, por que pagamos tão caro por uma carro no Brasil?

Dólar

A alta do dólar é um fator que influencia muito e, como para 2016 é esperado que ele continue acima dos R$ 4,00, os carros devem ter elevação de preço. Tanto que a Volvo já informou que fará reajuste trimestrais nos caminhões e a mesma tendência deve acontecer com os carros.

O problema do dólar em alta é que boa parte das peças são importadas, o que eleva o custo final do carro.

Combustível

O combustível está mais alto, ao contrário do que acontece no resto do mundo. E isso acaba impactando na produção porque boa parte do transporte no Brasil é feito por via terrestre, utilizando combustível como o diesel, que teve aumento considerado.

Energia

A energia elétrica também está cara, apesar de recentemente ter sido anunciada uma redução tarifária na bandeira vermelha. Mas, como a maior parte de energia depende de hidroelétricas e a crise hídrica ainda não foi solucionada, novos aumentos podem ocorrer. Isso vai impactar diretamente no custo da produção, afinal, sem energia os maquinários não funcionam.

Impostos

Impostos: esses continuam sendo os vilões do país. O IPI pode chegar a 33% do valor do carro e, por mais que ele tenha ficado reduzido por um período, agora voltou com tudo. E não é somente ele que incide sobre o valor final do veículo, é preciso considerar todos:

  • IPI – 33%
  • ICMS – 30%
  • ISS – até 5%
  • PIS – 1,65%
  • COFINS – 7,6%
  • Juros de financiamento – 25% ano

Lucro das montadoras

As montadoras enxergam uma possibilidade de ter lucros enormes enquanto pagamos um alto preço pelos carros. Então, para quem acha que a culpa é somente dos impostos se engana. Enquanto nos Estados Unidos, o lucro médio das montadoras é de 3%, no Brasil ele é de 10%.

Isso pode ficar bastante evidente quando o governo reduziu o IPI e, mesmo com o imposto mais baixo, o valor dos veículos não acompanhou o mesmo percentual e o alto preço dos carros permaneceu.

Uma coisa é certa: ao menos vale a pena continuar fazendo sua cotação de seguro auto em várias empresas para garantir uma economia no seguro, já que o valor do carro não pensa em baixar tão rápido. O SeguroAuto.org te ajuda a poupar nessa hora!

Mas o preço dos autos não deve baixar tão cedo, então como podemos baixar o valor dos carros em 2016? Você acha que é possível conseguir isso de alguma maneira?

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário