dcsimg

O que é e como funciona o perfil nos seguros?

O que é e como funciona o perfil nos seguros?Para toda e qualquer solicitação de seguro, a seguradora vai fazer um levantamento sobre o perfil do requerente. Trata-se de uma formalidade que, na verdade, é essencial para que a empresa reúna informações sobre o seu cliente em potencial e, assim, consiga traçar o perfil de cada um deles.

Abaixo, vamos entender alguns dos motivos que fazem essa tarefa tão importante – tanto para o segurado quanto para a empresa de seguros.

Antes do perfil, as seguradoras traçam um paralelo, que é o risco. E ele nada mais é do que o quanto é arriscado o sinistro. Isso é influenciado, portanto, pelo perfil de cada segurado.

Para entender melhor o risco, e de que forma ele está ligado ao perfil do segurado, vamos propor um exemplo: digamos que um homem que tenha uma idade média entre 18 e 24 anos resolva fazer um seguro para o seu automóvel. Segundo dados estatísticos, a seguradora sabe que o risco desse perfil de segurado de se envolver em um acidente de trânsito, é maior do que a probabilidade de uma mulher, com a mesma faixa etária, se envolver.

Outro exemplo, agora aplicável ao seguro de vida, é colocar o risco de uma pessoa com idade já muito avançada (digamos, 100 anos) lado a lado com o de uma criança com dez anos de idade. O risco para o primeiro é considerado muito maior do que para o segundo, ainda com base em estatísticas – e mesmo que ambos estejam saudáveis.

O quanto isso está relacionado com o perfil?

Muito. Com essa análise de risco, e as informações relevantes destacadas no perfil de cada cliente, a seguradora traça o risco de sinistro do referente seguro. Dessa forma, cada um é feito de acordo com cada pessoa.

Artigos relacionados:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário