O que é endosso de seguro?

O endosso de seguro é uma alteração na apólice. Entenda como funciona.

Quando se contrata um seguro auto, a intenção é ficar com ele pelo período contratado, normalmente um ou dois anos. Porém, os planos podem mudar e ser necessário fazer um endosso de seguro.

Mas, antes de ficar com mais dúvidas sobre esse procedimento, reunimos informações para que possa entender melhor do que se trata.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Ao aderir o seguro auto, é avaliado o risco que o segurado e as situações que envolvem o seguro. E com base nessa avaliação é estipulado o valor do prêmio.

Entretanto, existem algumas situações em que mudanças podem ocorrer, como:

  • O segurado mudar de endereço;
  • Trocar de veículo;
  • Mudanças em relação ao hábito de utilização do veículo;
  • Transferência do seguro e outros.

Toda alteração deve ser comunicada a seguradora e isso precisa ser registrado por meio do endosso.

O endosso de seguro, nada mais é, do que um documento que objetiva mudar algumas condições da apólice.

O que é endosso de seguro?

Imagem: Getty

Por que preciso fazer o endosso?

É muito importante que as informações estejam atualizadas junto a seguradora, isso quer dizer que todos os dados devem estar corretos. Caso haja algum sinistro, é feita uma avaliação da veracidade das informações fornecidas e se houver alguma divergência há o risco de a indenização não ser paga.

Vamos supor que o segurado mudou de emprego e agora o novo trabalho fica 15 quilômetros mais distante. Se ele sofrer um sinistro indo trabalhar em uma rota que não foi comunicada à seguradora, corre o risco de não ter o reparo do carro pago.

Quando faço o endosso de seguro, o valor aumenta?

Isso pode acontecer, uma vez que o risco é calculado com base nas informações fornecidas pelo segurado e os hábitos de utilização do veículo.

Se os riscos aumentarem, o valor tende a subir, sendo preciso pagar essa diferença. Porém, o oposto também pode ocorrer e o seguro ficar mais barato, nesse caso a seguradora devolve a diferença do valor, conforme regras previstas na Susep.

O endosso também é válido para mudança de cobertura?

O mais comum é que sejam alterados os dados relacionados ao risco do veículo, porém, ele também pode ser usado para mudar os tipos de cobertura.

Se foram adicionadas mais coberturas, o valor do seguro aumenta. E se forem retiradas este valor diminui.

Compensa mais fazer o endosso ou contratar um novo seguro?

Isso vai depender do que o segurado está buscando. Se ele for continuar com a mesma seguradora, talvez seja mais interessante fazer o endosso de seguro e realizar as modificações que deseja.

Porém, se a ideia é mudar de seguradora, então deverá cancelar o seguro atual e contratar um novo.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Avalie nosso post

Artigos relacionados

Seguro veicular barato: 5 dicas para contratar o seu!

Data: 05/04/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

Seguro cobre pneu furado?

Data: 30/03/23

Tempo estimado de leitura:

9 min
Categoria: Tipos de Seguros Leia agora

3 dicas para uma corretora online alcançar o sucesso

Data: 27/03/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A
    Alessandro Miranda says:

    Bom dia.

    Solicitei uma alteração no meu seguro o que gerou um valor a restituir.
    A seguradora informou que o valor seria restituído nas ultimas prestações, porem já estou pagando as ultimas prestações e o reembolso não foi feito. Ao entrar em contato com a seguradora ela me informou que só após finalização das prestações para poderem restituir o valor.
    Gostaria de saber se está é uma postura correta, visto que estou pagando ainda um seguro que pelo ajuste da apólice já foi pago.

    Agradeço a ajuda.


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezado Alessandro Miranda,

      Agradecemos por entrar em contato conosco e por compartilhar sua preocupação. Entendemos que a questão de reembolso é importante e estamos aqui para ajudar.

      Cada seguradora possui suas próprias políticas e procedimentos em relação aos reembolsos. Geralmente, as restituições são processadas após a finalização do pagamento de todas as prestações do seguro. No entanto, é importante ressaltar que essa prática pode variar de acordo com a seguradora.

      Recomendamos que entre em contato novamente com a seguradora e solicite informações mais detalhadas sobre o prazo exato para o reembolso do valor. Caso não esteja satisfeito com a resposta fornecida, você pode consultar o contrato de seguro para verificar se há alguma cláusula específica relacionada a reembolsos.

      Lembramos que como portal especializado em seguro de automóvel, não temos acesso direto aos sistemas ou políticas internas das seguradoras. Nossa função é fornecer informações e orientações gerais para auxiliá-lo.

      Esperamos ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se tiver mais perguntas, não hesite em nos contatar. Estamos à disposição para auxiliá-lo.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto