O que é endosso de seguro?
O endosso de seguro é uma alteração na apólice. Entenda como funciona.
Quando se contrata um seguro auto, a intenção é ficar com ele pelo período contratado, normalmente um ou dois anos. Porém, os planos podem mudar e ser necessário fazer um endosso de seguro.
Mas, antes de ficar com mais dúvidas sobre esse procedimento, reunimos informações para que possa entender melhor do que se trata.
Ao aderir o seguro auto, é avaliado o risco que o segurado e as situações que envolvem o seguro. E com base nessa avaliação é estipulado o valor do prêmio.
Entretanto, existem algumas situações em que mudanças podem ocorrer, como:
- O segurado mudar de endereço;
- Trocar de veículo;
- Mudanças em relação ao hábito de utilização do veículo;
- Transferência do seguro e outros.
Toda alteração deve ser comunicada a seguradora e isso precisa ser registrado por meio do endosso.
O endosso de seguro, nada mais é, do que um documento que objetiva mudar algumas condições da apólice.
Por que preciso fazer o endosso?
É muito importante que as informações estejam atualizadas junto a seguradora, isso quer dizer que todos os dados devem estar corretos. Caso haja algum sinistro, é feita uma avaliação da veracidade das informações fornecidas e se houver alguma divergência há o risco de a indenização não ser paga.
Vamos supor que o segurado mudou de emprego e agora o novo trabalho fica 15 quilômetros mais distante. Se ele sofrer um sinistro indo trabalhar em uma rota que não foi comunicada à seguradora, corre o risco de não ter o reparo do carro pago.
Quando faço o endosso de seguro, o valor aumenta?
Isso pode acontecer, uma vez que o risco é calculado com base nas informações fornecidas pelo segurado e os hábitos de utilização do veículo.
Se os riscos aumentarem, o valor tende a subir, sendo preciso pagar essa diferença. Porém, o oposto também pode ocorrer e o seguro ficar mais barato, nesse caso a seguradora devolve a diferença do valor, conforme regras previstas na Susep.
O endosso também é válido para mudança de cobertura?
O mais comum é que sejam alterados os dados relacionados ao risco do veículo, porém, ele também pode ser usado para mudar os tipos de cobertura.
Se foram adicionadas mais coberturas, o valor do seguro aumenta. E se forem retiradas este valor diminui.
Compensa mais fazer o endosso ou contratar um novo seguro?
Isso vai depender do que o segurado está buscando. Se ele for continuar com a mesma seguradora, talvez seja mais interessante fazer o endosso de seguro e realizar as modificações que deseja.
Porém, se a ideia é mudar de seguradora, então deverá cancelar o seguro atual e contratar um novo.