Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

O que é proteção do veículo LDW?

A proteção do veículo LDW é obrigatória para alugar um veículo no exterior. Se ainda não a conhece, obtenha todas as informações que precisa para ir mais tranquilo para a sua viagem.

Se está pensando em alugar um carro para usar nas suas viagens, saiba que não basta pagar e sair dirigindo.

Antes é preciso fornecer todas as suas informações solicitadas para a empresa que está fazendo o aluguel e algumas garantias.

A partir do momento em que você sair da locadora com o veículo, será responsável por tudo que acontecer com ele até o momento da devolução do mesmo. Por isso é bom contar com um seguro auto.

Se no seu carro próprio você possui porque não teria em um veículo alugado?

A questão é que podem haver diferentes tipos de seguros e conforme o país que estiver pode ser um pouco difícil de obter as informações necessárias.

Por isso, resolvemos explicar o que é a proteção do veículo LDW e, porque você não deveria ficar sem ela.

O que é proteção do veículo LDW?

Imagem: Getty

Descubra o que a proteção do veículo LDW

O seguro como você já sabe é um serviço que se contrata para ajudar a cobrir com as despesas caso algum problema ou acidente aconteça com o veículo.

E, além de contratado para seu carro particular, ele pode e deve ser contratado também para veículos alugados.

É exatamente isso a Proteção do veículo LDW sigla referente a expressão em inglês ‘Loss Damage Waiver’, que em português literal significa ‘Isenção de danos por perda’, ou como também é conhecido o seguro CDW também de uma expressão inglesa, Collision Damage Waiver’, que em português significa ‘Isenção de danos por colisão’.

Essa proteção oferece as principais coberturas necessárias para que possa usufruir do carro alugado sem se preocupar com possíveis acidentes ou problemas que podem ocorrer com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Por isso, se você estiver de férias não pode abrir mão da proteção do veículo LDW ou CDW.

Afinal, férias é um momento de descanso e divertimento e não de ficar atento e preocupado com possíveis problemas.

O que a proteção LDW cobre?

A proteção do veículo LDW possui cobertura para situações como roubo, furto, colisão total e parcial, incêndio e muitas outras situações.

No entanto, é preciso ter atenção para como o sinistro foi causado, pois, se detectado que se tratou de uma negligência do motorista a seguradora não cobrirá os prejuízos.

Por exemplo, se estava andando acima da velocidade permitida e acabou batendo, ultrapassou o sinal vermelho e provocou um acidente ou deixou o carro com a chave na ignição e saiu do veículo e isso resultou em roubo.

Portanto, fique atento as regras do seguro para não perder nenhuma cobertura.

Outra questão é que a proteção do veículo LDW pode ser com ou sem franquia. Isso será definido no momento da contratação.

Se optar por não ter franquia, e acontecer algum sinistro a seguradora arcará com todos os prejuízos sem nenhum ônus ao contratante.

Mas se escolher pela franquia, então você terá de pagar um valor para que seja feito o reparo.

A diferença entre essas duas modalidades de contração está principalmente no valor da proteção do veículo LDW, uma vez que a apólice sem franquia costuma ser uma pouco mais cara que a opção com franquia.

Dá para ficar sem a proteção do veículo LDW?

Não tem como alugar um carro sem essa garantia, afinal, você não quer ser pego desprevenido e ter de arcar com esse custo.

Aqui no Brasil existe o DPVAT como seguro obrigatório, em algumas localidades ele corresponde ao LDW.

Em alguns países esse seguro é obrigatório e o carro não é alugado sem ele.

Existem até locadoras que já incluem a proteção no valor da locação do automóvel, tornando-a requisito obrigatório para o negócio.

Vale dizer que, alguns cartões de crédito oferecem esse benefício de forma gratuita, no entanto, é importante verificar com a empresa do cartão quais são as regras para utilizar, por exemplo, pagar o aluguel com o cartão de crédito.

Quais são as coberturas adicionais do seguro LDW?

Além de contratar o seguro LDW e contar com uma proteção veicular no exterior, existem outros tipos de coberturas adicionais que podem ser contratadas para o mesmo veículo.

Coberturas que oferecem proteção contra danos a terceiros, cabendo ao locador apenas arcar com a franquia em caso de colisão com outro carro, para que o reparo da pessoa envolvida seja realizado.

Essas coberturas são:

  • EP – Extended Protection, em português – Proteção Estendida;
  • LP – Liability Protection, em português – Proteção de Responsabilidade;
  • SLI – Supplemental Liability Insurance, em português – Seguro de Responsabilidade Suplementar;
  • TPL – Third Part Liability, em português – Responsabilidade de Terceira Parte;
  • ALI – Additional Liability Insurance, em português – Seguro de Responsabilidade Adicional.

Existem ainda a cobertura PAI – Personal Accident Insurance, em português – Seguro de Acidentes Pessoais, que atende à motoristas e passageiros em caso de lesões ou morte, em acidentes com o veículo alugado, a cobertura PEC – Personal Effects Coverage, em português – Cobertura de Efeitos pessoais, que assegura os bens pessoais dentro do carro e a cobertura RP – Roadside Plus, que em português literal significa – Beira de estrada e mais, ou seja, trata-se de uma cobertura como a assistência 24 horas, oferecendo socorro mecânico e outros serviços.

O que fazer se me envolver em um acidente com o carro alugado?

Digamos que você alugou um veículo com uma proteção LDW, e acabou se envolvendo em um acidente de trânsito.

Essa é uma possibilidade muito grande visto que o Brasil está em quarto lugar no ranking de países com maior número de mortes em acidentes de trânsito.

Neste caso, a primeira coisa a ser feita é contatar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência, esse documento será necessário para o acionamento da locadora e do seguro LDW contratado.

Com ele, a locadora responsável irá avaliar se você pode usar o seguro contratado, pagando apenas a franquia (caso ela exista) para reparar o veículo, ou se a cobertura não atende o acidente e você deverá arcar sozinho com os reparos.

O mesmo vale para as coberturas que atendem a terceiros, portanto, sempre é necessário contatar a polícia e fazer um B.O., independentemente de haver ou não feridos envolvidos no acidente.

Agora que sabe que quando for viajar e alugar um carro não pode esquecer da proteção do veículo LDW.

Se tiver esse serviço no seu cartão de crédito faça uso dele senão o contrate de forma avulsa.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

1 comentário

  • Antônio says:

    Bom dia,

    Estou alugando um carro pela 1° vez e gostaria de obter algumas informações:
    Pela internet, Rentacar, estou alugando um carro e vem esta informação:
    LDW – Proteção contra roubo, furto, perda, danos e avarias ao veículo decorrente de colisões ou acidentes. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação.

    – Valor da coparticaipação na franquia?
    Estou coberto em caso de roubo/furto totalmente, ou só valor parcial?

    Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *