dcsimg

O que é seguro compreensivo?

O seguro compreensivo reúne diferentes coberturas em uma única apólice. Entenda isso melhor.

Antigamente, contratar um seguro auto exigia do segurado um pouco de atenção, pois para cada cobertura ele recebia uma apólice com condições diferentes. Bem diferente do que ocorre com o seguro compreensivo nos dias de hoje.

Assim, quando ocorria um sinistro ele precisava “descobrir” em meio a vários documentos, se a situação estava coberta.

Para dificultar ainda mais a adesão aos seguros, havia uma rigidez tarifária que dificultava financeiramente para o consumidor e as empresas não podiam oferecer o que os seus clientes precisavam.

Com o Governo Federal lançando o Plano Diretor do Sistema de Seguros na década de 1990, essa situação mudou. Ele visava tornar os seguros mais acessíveis e o foco era a necessidade dos consumidores.

O que é seguro compreensivo?

O que é o seguro compreensivo?

Foi exatamente nessa época que surgiu o seguro compreensivo, permitindo que todas as apólices fossem transformadas em uma única, só que mais simples.

Desta forma, o consumidor tinha as informações sobre os riscos e coberturas em um mesmo documento e esse modelo é usado até hoje.

O seguro compreensivo reúne as principais coberturas que os segurados precisam e procuram quando estão em busca de proteção para o veículo. Dentre eles estão:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Incêndio;
  • Colisão, capotagem ou abalroamento;
  • Queda de objetos sobre o veículo e;
  • Danos causados por terceiros.

Além dessas coberturas conseguidas no seguro compreensivo ou seguro completo, como é popularmente chamado, o segurado pode contar com coberturas adicionais.

Essas vão depender da necessidade de cada segurado e do que a seguradora tem a oferecer.

Vantagens do seguro compreensivo

O seguro compreensivo facilitou muito a relação entre os consumidores e seguradora, além de trazer outros benefícios, veja alguns:

  • Regulamentação pela SUSEP, garantindo que o produto está de acordo com as regras comerciais e que as empresas têm autorização para comercializar esse tipo de produto;
  • Redução de taxas, uma vez que todas as informações estão reunidas em uma apólice sendo vendidas como um conjunto;
  • Todas as coberturas estão reunidas em uma única apólice facilitando a compreensão do seguro e de suas condições;
  • Possibilidade de montar um seguro personalizado, pois além das coberturas existentes no seguro compreensivo é possível adicionar outras coberturas.

Porém, mesmo com todas essas vantagens, os consumidores têm outras opções para proteger os seus veículos. Por exemplo, o seguro não-compreensivo conta com proteções mais restritas e um preço mais acessível.

Para quem busca uma proteção completa para o carro pode contar com o seguro compreensivo.

Para saber o valor desse serviço, basta fazer uma cotação.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Wanderson Dalto Rodrigues - 24 de Março de 2018 às 12:39

Olá,

Como faço para editar o arquivo em PDF, ou posso responder a caneta?
Digitalizo e reenvio?

Abraço

Postar um comentário