Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro?

Compartilhe nas redes sociais:

Muitas motoristas quando vão contratar o seguro para o seu veículo, ficam na dúvida se o seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro. Descubra aqui a resposta para a sua dúvida.

Muitos ficam pensando se é possível fazer um seguro em nome de terceiro, ou seja, em seu nome quando você não é o proprietário do carro. Veja como isto funciona e proteja-se entendendo se o seguro pode estar em nome de quem não é dono do veículo!

Quando você vai contratar um seguro há opção de colocar uma pessoa como sendo o segurado, outra para proprietário do veículo e ainda outra para condutor principal. Parece um pouco confuso, mas não é.O seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro?

Será que o seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro?

Está é uma pergunta que muita gente faz. O seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro? Veja em qual situação você pode ser encaixar:

Segurado: É aquela pessoa que contrata uma seguradora para proteger o veículo.

Proprietário do carro: É a pessoa que possui o nome que está no documento do carro, ou seja, o dono do veículo.

Condutor principal: É a pessoa que mais usa o carro. Será com base nele que o valor do seguro será calculado.

E por falar em valor do seguro auto, entenda melhor como ele é calculado para saber mais sobre o seguro estar em nome de quem não é dono do carro e veja como a Quatro Rodas explica porque cada empresa tem um valor diferente.

 

Agora que já entendeu sobre o valor do seguro, voltamos ao assunto… será que o seguro pode estar em nome de quem não é proprietário?

Vamos entender melhor e tirar a sua dúvida

Existem diversas possibilidades quando o assunto é seguro e o segurado não proprietário do veículo. Isso porque vai depender de cada empresa de seguros para aceitar ou não se o seguro pode estar em nome de quem não for dono do veículo. Da mesma forma que as empresas possam aceitar as situações citadas anteriormente, elas podem negar tal situação.

O que elas informam é que cada caso é um caso, mas normalmente quando há um grau – próximo – de parentesco entre a pessoa que é proprietária do carro e a que conduz, elas podem aceitar sim. Porém, em algumas empresas, essa possibilidade não existe, o proprietário deve ser obrigatoriamente o principal condutor do automóvel.

Há diversas possibilidades de aceitação do tomador seguro diferente proprietário e uma seguradora pode ou não aceitar os três casos como sendo de pessoas diferentes.

Pode ser que as três situações sejam aceitas desde que haja parentesco entre as pessoas; mas ainda pode acontecer do segurado ter que ser o proprietário do carro ou ainda que o segurado deve, obrigatoriamente, ser o principal condutor do veículo.

Sendo assim, caso você esteja nesta situação em que as três pessoas são diferentes é preciso se informar na seguradora sobre as regras utilizadas.

É importante lembrar que não se deve omitir e muito menos mentir sobre estas informações, pois isto influenciará nas decisões de casos de indenização. Também fique atento se quem não tem habilitação pode fazer seguro, sanando a sua dúvida direto na seguradora.

Há pessoas que dizem ser o condutor principal a fim de deixar o seguro mais barato, porém, em casos de sinistro, estes dados são postos a prova.

Em hipótese alguma, quando acontecer algum problema com o carro segurado, modifique  a pessoa que estava dirigindo o veiculo na hora de informar a  seguradora, como visto em alguns casos, isso poderá gerar sérios problemas.

O que fazer se a seguradora negar a cobertura

Saiba que as seguradoras já sabem que terá que lidar com, ao menos, três pessoas em um só contrato de seguro: o segurado, o dono do veículo e o principal condutor.

Muitas são as vezes em que o segurado não é nem o principal condutor e nem o dono do veículo.

Algumas seguradoras não exigem que o segurado e o dono do veículo sejam um só. Porém, antes de contratar o seguro ou precisar dele, certifique-se as regras que a empresa contratada segue.

Caso você esteja dentro de alguma regra que impeça a proteção para diferentes pessoas, cancele o seu contrato e contrate um novo em seu nome.

Atente-se ao fato de que você seja ou não o condutor principal e/ou o dono do veículo. Isso vai te livrar de aborrecimentos, já que é preciso seguir as regras impostas pela seguradora.

Para não gerar qualquer problema na hora da indenização, informe a seguradora sobre quem é o proprietário do veículo, quem mais utiliza e em nome de quem está o contrato.

É fundamental se certificar sobre as regras de indenização no seguro auto, referente ao seguro em nome de outra pessoa.

Aproveite e contrate um seguro auto em seu nome, cotando aqui no SeguroAuto.org. assim, você faz um plano que atenda o seu perfil de motorista, com uma das principais seguradoras do país.

Além disso, a cotação é gratuita, rápida e segura, onde você será atendido por um corretor cadastrado na Susep.

Resumindo: você deve, antes de tudo, saber se há pessoas diferentes para cada situação e depois se informar na seguradora.

Ao fazer uma cotação no SeguroAuto.org já pode receber a cotação personalizada e tirar sua dúvida com um corretor, que já indicará quais seguradoras aceitam cada situação e saberá se o seguro pode estar em nome de quem não é dono do veículo.


Compartilhe nas redes sociais:

2 Comentários

  • João says:

    Olá,

    Um carro pode estar na via pública sem seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde João,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Sim, o seguro não é obrigatório, porém, é sempre muito importante contratar um, por diversos motivos.

      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *