dcsimg

O seguro popular já está em vigor

O seguro popular já está em vigorSeguro popular entrou em vigor em 1º de abril e deve garantir um seguro auto cerca de 30% mais barato.

Depois de muitas discussões e planejamento para que o seguro popular fosse criado, finalmente o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou as regras dele, as quais foram publicadas no Diário Oficial da União.

A Superitendência de Seguros Privados (Susep) já vinha há bastante tempo tentando criar um seguro mais barato e que atendesse os carros com mais de cinco anos de uso. Esses veículos mais antigos encontravam dificuldade ao tentar contratar um seguro automotivo por conta da dificuldade de peças de reposição, fazendo com que as seguradoras os recusassem.

Com as novas regras, pretende-se atingir um público maior, já que hoje apenas 30% dos veículos em circulação no país possuem seguro. Esses números tão baixos são decorrentes dos altos custos do seguro e também por haver uma frota velha na rua que não encontra produto para os seus carros.

O que muda com o seguro popular

O seguro popular visa atender aos mais variados veículos automotivos, como carros, motocicletas, ônibus e caminhões e, apesar das regras serem bastante parecidas para eles, os caminhões podem ter alguns diferenciais, como idade máxima. Esse seguro contará com uma série de vantagens e benefícios que visam proteger o veículo como:

  • As peças de reposição poderão ser seminovas ou recondicionadas, desde que venham de desmanches legalizados e estejam cadastradas em um cadastro nacional de peças. Isso solucionará o problema de falta de peças pelo qual os carros com mais de cinco anos passavam. Porém, sistema de freios, suspensão e cintos de segurança não poderão contar com peças de 2ª mão.
  • Ele garante cobertura para casos de colisão total ou parcial, sendo vedada que se garanta apenas cobertura em caso de perda total.
  • O segurado poderá escolher a oficina de sua preferência para fazer o reparo, podendo a seguradora até indicar alguma, porém cabe ao segurado optar por ela ou não.
  • O valor do seguro deve ter uma redução de cerca de 30% por conta do uso das peças de reposição que têm um valor abaixo das novas.
  • Apesar de ser direcionado para veículos com mais de cinco anos de uso, qualquer veículo, mesmo que com tempo inferior a esse período, pode ter um seguro popular.

O que diz a SNseg

Apesar do presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Márcio Coriolano, receber bem essas novas regras, ele faz uma ressalva de que alguns pontos ainda podem ser melhorados.

Um ponto bastante positivo é o valor reduzido, que será muito bem-vindo nesse atual cenário econômico em que as pessoas desejam proteger os seus bens, mas não possuem muitos recursos para isso.

Porém, a obrigatoriedade do uso de peças originais recondicionadas pode trazer algumas dificuldades para o mercado. Segundo ele, o uso de peças genéricas certificadas pelos fabricantes também deveriam estar liberadas.

Já em relação à livre escolha de oficinas, ele afirma que esse ponto deveria ser repensado porque as oficinas credenciadas às seguradoras são certificadas. Além disso, ele reforça que com isso poderia haver redução nos custos.

A redução de peço do seguro, que está sendo prevista de 30%, condiz com as estimativas da CNseg. Para Coriolano, ela deve ficar apenas 10% mais barata em relação ao seguro tradicional.

Independente da opinião da CNseg, o seguro popular já pode ser comercializado com as novas regras e visa atingir um mercado de cerca de 20 milhões de veículos com idade entre cinco e 0 anos.

E você, já pensou em economizar e fazer um seguro popular? Veja o quanto pode economizar em relação ao outro fazendo sua cotação no SeguroAuto.org agora mesmo!

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 5 de Fevereiro de 2018 às 11:26

Bom dia Sonia,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Você já tentou fazer a cotação em nosso site?

Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Sonia Beatriz Machado Pinto - 2 de Fevereiro de 2018 às 20:54

Boa tarde, um Fiat/Palio EX 2002 não pode ser segurado?

Obrigada.

Sanaira Silveira - 31 de agosto de 2016 às 12:17

Bom dia Juliano,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Juliano - 30 de agosto de 2016 às 14:07

Boa tarde,

Tenho um Gol City 1.0 Mi 8V 4p 2005 Gasolina (Código Fipe: 005180-2).
Está tudo certo com o carro, nunca colidiu ou deu algum problema.
Gostaria de receber uma cotação do valor aproximado do seguro.

Grato,
Juliano

Sanaira Silveira - 24 de agosto de 2016 às 15:49

Boa tarde André,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Estamos à disposição,
Abraço

Andre Mario - 24 de agosto de 2016 às 13:08

Olá,

Qual o valor do seguro popular para uma Fiat Doblo Adventure 2009/2010?

Obrigado

Sanaira Silveira - 1 de julho de 2016 às 14:39

Bom dia Michel,

Agradecemos seu comentário no seguroauto.org,
Preencha o formulário em nosso site para que um de nossos corretores entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Abraço

Michel Lopes Rubeiz - 27 de junho de 2016 às 18:24

Olá a todos,

Gostaria de saber se o seguro popular pode ser para um veículo do ano de 1994, o qual é um Santana Gli 2000, cinza de quatro portas?

Obrigado

Postar um comentário