dcsimg

PID – Permissão Internacional para dirigir

PID - Permissão Internacional para dirigirA permissão internacional para dirigir, PID, consiste em uma alternativa para as pessoas que pretendem viajar a outros países com a possibilidade de dirigir nos dias de sua estadia nos mais variados locais.

Quem não quer usar ônibus e táxis em outros países, pode optar pelo aluguel de carros, que garante uma maior liberdade, sem contar no seu valor financeiro mais interessante para o caso de se deslocar bastante.

Para que esta possibilidade seja realizada se faz necessário obter de maneira anterior à viagem a chamada PID (Permissão Internacional para Dirigir), que foi criada no ano de 1968, na Convenção de Viena, e vale até a atualidade.

Esta permissão tem validade para mais de 100 países ao redor do mundo, sendo um padrão para permitir que turistas dirijam em suas ruas e cidades sem maiores complicações ou determinações diferentes para cada país.

Dentre os países que são inseridos na possibilidade de utilizar a Permissão Internacional para Dirigir estão Reino Unido, Espanha, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e vários outros que podem ser conferidos no site no Denatran de maneira completa.

Regras para ter uma Permissão Internacional para Dirigir

Os brasileiros que irão viajar para o exterior e pretendem obter esta autorização especial para conduzir veículos em país do exterior precisam primeiramente ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com foto, no prazo de validade e com situação devidamente regular.

Quem está com a carteira de motorista nacional nestas condições deve acessar o site do Detran referente ao estado da federação no qual a sua CNH foi retirada, preenchendo no mesmo um formulário online.

Neste formulário devem ser colocadas as suas principais informações como endereço, número da CNH, data de sua validade, categoria de veículo, bem como a sua solicitação final para emitir uma Permissão Internacional para Dirigir.

Depois disso será preciso emitir um boleto bancário referente à taxa de emissão da PID que tem valores, oscilando entre R$ 133,00 e R$ 233,00 nos variados estados brasileiros, a partir do qual haverá o efetivo envio de sua solicitação.

Após esta ação, será preciso aguardar a aprovação de seu pedido pelo órgão de controle de trânsito nacional, sendo que depois de um período de tempo na média de 30 dias a sua PID será emitida contendo validade semelhante à da CNH do condutor que a solicitou.

Em virtude de todos estes trâmites se faz essencial, para evitar problemas, que a Permissão Internacional para Dirigir seja providenciada com certa antecedência para garantir que na data de seu embarque já esteja com ela em mãos de forma regular.

No seu uso em um país do exterior a PID deve estar sempre nas mãos do condutor que solicitou, bem como outros documentos de identificação pessoal dele que podem ser pedidos pelas autoridades de trânsito da localidade, como carteira de identicidade, certidão de nascimento e outras.

Assim, você vai conseguir a partir de agora solicitar sua PID e utilizar este mecanismo quando for realizar viagens para outros países sem ficar na dependência de outros meios de transporte que não seja o carro.

Artigos relacionados:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário