Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Após uma colisão, nem sempre é possível ligar para a seguradora imediatamente. Você pode, por exemplo, ter batido o veículo no dia em que tinha um evento importante. Mas calma: existe um prazo para acionar o seguro em caso de colisão. Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Após qualquer sinistro, o usuário conta com um prazo para acionar a sua seguradora. Se o seu carro possui esse tipo de proteção, é fundamental que você conheça este prazo.

Afinal de contas, você se sentirá mais seguro em aguardar certo tempo para o registro.

Todo mundo está sujeito imprevistos, como uma colisão em um dia importante. A reunião da sua promoção na empresa está marcada, ou a apresentação do seu filho na escola está prestes a começar.

Nessas horas, você pode se encontrar dividido. É melhor prosseguir com a ocorrência e acionar o seguro, ou continuar para seu compromisso importante?

Antes de tudo, é importante avaliar a situação. Se houverem feridos, você precisará chamar a polícia e registrar um boletim de ocorrência no mesmo momento.

E, se houverem danos causados a terceiros, será primordial que você colete todos os dados necessários.

No entanto, se você estiver atrasado e nenhum dano colateral ocorreu a terceiros, existe uma saída simples: você poderá entrar em contato com o seguro depois.

Na verdade, independentemente da seguradora com a qual você trabalha, você terá um prazo considerável para acioná-la.

Quer saber mais sobre o prazo para acionar o seguro em caso de colisão? Então, continue lendo esse artigo e entenda melhor o assunto.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Imagem: Getty

O que é a prescrição do seguro?

A linguagem do seguro possui algumas palavras muito comuns nesse meio, mas pouco usuais em nosso dia a dia.

A prescrição do seguro é uma delas. Portanto, se você não sabe ao certo o que ela significa, não se preocupe, nós explicamos.

A prescrição, no caso dos seguros, é o que acontece sempre que a pretensão a um direito de cobertura é extinta.

Ou seja, é o prazo limite para que essa ou aquela situação seja reclamada junto a empresa de seguros.

Normalmente, esses prazos são todos previstos por lei, mas eles também podem variar de acordo com cada empresa.

Ou seja, o seguro Liberty tem um prazo que difere da Azul Seguros, Zurich, seguro MAPFRE, Youse, HDI Seguros, SulAmérica Seguros, Bradesco Seguros, entre outras seguradoras.

Por isso, você deve estar sempre atento à sua apólice. Antes de assinar o contrato, verifique cada um dos prazos e regras para a cobertura.

Isso vai te ajudar a seguir as normas e garantir indenização, sempre que ela for necessária.

Prazo de prescrição para segurados

Geralmente, o prazo para acionar o seguro em caso de colisão para segurados é de 1 ano.

No entanto, a data em que esse período começa a ser contado pode variar conforme a cobertura do seguro contratado.

Ou seja, quando falamos de seguro de vida haverá um prazo para acionar o seguro, quando falarmos de seguro para invalidez, existirá outro, e assim por diante.

Como nosso foco é o seguro de carros, você precisa saber que, nesse caso, o início da contagem deve ser feita a partir do dia do sinistro.

Independente do sinistro, a partir do dia em que ele acontecer, o segurado terá um ano para acionar o seguro auto.

Prazo de prescrição para terceiros ou beneficiários

Nos casos onde terceiros ou beneficiários devem receber a indenização, os prazos de prescrição costumam ser de 3 anos.

Aqui, a contagem também se inicia a partir do dia do sinistro. É importante orientar o terceiro quanto a este prazo, informando-o também sobre o contato da seguradora.

Também vale a pena coletar os dados do indivíduo, para aviso à empresa de seguro. Esses cuidados tornarão o processo de sinistro mais simples, para todos os envolvidos.

Para que o terceiro seja coberto pela sua seguradora, é importante que você tenha contratado a chamada cobertura para terceiros.

Porém, se essa cobertura não existir, e você for culpado pela colisão, deverá pagar o prejuízo do outro motorista do próprio bolso.

Quando acontece a suspensão da contagem do prazo?

Em alguns casos, é possível que o início da contagem para a prescrição do prazo seja suspenso.

Normalmente, esse prazo fica suspenso durante o período em que a empresa de seguros é acionada e inicia o processo de análise de risco.

Só após essa análise ela irá se posicionar a favor ou contra do pagamento da indenização.

Essa contagem só volta a caminhar quando o processo é devolvido com uma resposta positiva para quem o solicitou.

Isso independentemente da pessoa ser o segurado, o beneficiário ou um terceiro, bem como de ser seguro de moto ou carro.

Prazos para a realização do boletim de ocorrência

Como dito anteriormente, o interessante é fazer o BO (Boletim de Ocorrência) na polícia o mais rápido possível.

No entanto, os prazos para que ele seja feito acompanham os prazos de prescrição para acionar o seguro em caso de colisão.

Logo, se você for o segurado, terá o período de até 1 ano para fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro em caso de colisão.

E, se você for o terceiro ou um beneficiário, poderá contar com um prazo de até 3 anos para tomar as mesmas atitudes.

Para facilitar o registro, vale a pena sempre registrar fotos e vídeos da ocorrência.

Eles poderão ser anexados ao documento e facilitar a comprovação da colisão. Apenas com o BO é possível acionar a seguradora para pagamento da indenização.

Qual o prazo máximo para seguradora consertar veículo?

Após a abertura do processo de sinistro, a seguradora tem até 30 dias para finalizar o conserto do carro.

Seja o carro do segurado ou de um terceiro. O prazo é o mesmo para situações de perda total.

Além disso, é um prazo estipulado para todas as seguradoras, seja ela a Azul Seguros, Zurich Seguros, SulAmérica Seguros, Youse, seguro MAPFRE Seguros, Bradesco seguro auto, Tokio Marine seguradora, BB Seguros auto, Liberty Seguros ou outros.

Ou seja, para quando os danos ao veículo são superiores a 75% do seu valor de mercado. Nesse caso, o indivíduo recebe indenização integral, para a compra de um novo carro.

De qualquer forma, é possível que a contagem do prazo para acionar o seguro seja interrompida. Isso só pode acontecer quando falta algum documento, e a seguradora o solicita ao indivíduo.

Na data do pedido do documento, a seguradora interrompe o prazo. Então, volta a contá-lo, de onde havia parado, no dia em que os dados forem entregues.

Para agilizar o processo de sinistro, é importante entregar todos os documentos logo de cara.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Imagem: Getty Image

Quem pode receber a indenização do seguro?

Você sabia que o segurado não é o único que pode receber a indenização do seguro? Na verdade, são três os indivíduo que podem receber acionar o seguro auto em caso de colisão.

O prazo para acionar o seguro, ou seja, para comunicar sinistro varia, mas já foi explicado anteriormente.

Segurados têm até 1 ano para acionamento do seguro; terceiros e beneficiários podem entrar em contato com a seguradora pós 3 anos.

A seguir, falamos sobre cada um desses agentes de um seguro. Confira!

1. Segurados

Assim como nos outros seguros, como seguro de vida, por exemplo, o segurado é o indivíduo que contrata o seguro. Ou seja, é aquela pessoa cujo nome está na apólice da proteção e que é responsável pelo pagamento das suas “mensalidades”.

Essas são as pessoas que têm direito à indenização caso o veículo seja batido, roubado ou sofra outro sinistro listado na apólice.

2. Beneficiários

Já os beneficiários são as pessoas escolhidas pelo segurado e que aparecem na apólice do seguro. Elas são as indicadas como beneficiárias das indenizações em casos de sinistros.

Indicar um beneficiário é importante porque, caso o segurado não possa acionar o seguro, o segundo indivíduo poderá fazê-lo.

Isso pode ser necessário, por exemplo, quando o motorista, contratante do seguro, fica internado após a colisão ou vem a óbito.

3. Terceiros

Os terceiros são as pessoas prejudicadas por uma atitude realizada pelo segurado.

Caso o seguro possua cobertura para terceiros e assuma a culpa pelo ocorrido, este terceiro poderá obter indenização por danos materiais e morais.

As seguradoras também costumam quitar despesas médicas, mas é importante verificar as regras da Zurich, Youse seguros, SulAmérica Seguros auto e outras empresas.

Como acionar a seguradora após colisão?

Registrar um sinistro e solicitar indenização é relativamente simples. O passo a passo é igual para todos os indivíduos, e deve ser seguido à risca.

Assim, o prazo de ressarcimento dos prejuízos será cumprido e garantir o auxílio ao usuário. São 5 passos principais.

1. Sinalize o local

Após uma colisão, é fundamental sinalizar o local. Para isso, você deverá sair do carro e utilizar o triângulo de sinalização disponível.

Lembre-se de que o triângulo é um produto de segurança obrigatório, e deve estar sempre à mão. É importante seguir a legislação de trânsito sobre a distância de sinalização do carro.

Esse cuidado vai alertar os demais motoristas da via e evitar novos acidentes de carros.

Em seguida, é importante verificar se não há vítimas do acidente de trânsito. Caso sim, é necessário chamar o SAMU ou Bombeiros, para o atendimento de emergência.

A polícia também deve ser acionada. Os veículos e vítimas só devem ser movidos caso não ofereçam risco à saúde dos envolvidos.

Caso sim, é importante aguardar a chegada da polícia e do socorro. Motoqueiros nunca devem ser movimentados após uma colisão.

2. Registre o BO

O passo seguinte consiste em fazer o registro da ocorrência. Para isso, lembre-se de solicitar os dados dos terceiros envolvidos e de algumas testemunhas.

Também vale a pena tirar fotos e registrar alguns vídeos da colisão. Isso vai facilitar a comprovação do que aconteceu.

Só é necessário um BO. Caso o terceiro necessite de indenização, basta entregar a ele uma cópia do Boletim.

3. Contate a seguradora

Logo depois, é necessário contatar a seguradora. Por telefone, a empresa irá prestar orientações sobre como entregar os documentos necessários.

4. Leve o carro à oficina

Antes de autorizar o conserto do carro, as seguradoras realizam uma avaliação do carro. Essa vistoria tem como objetivo verificar se houve perda parcial ou total do veículo.

Ela ainda avalia quais os danos provocados pela colisão, e quais são danos anteriores. Após um sinistro, a seguradora só paga pelos danos diretamente relacionados aos acidentes de carros.

Com a autorização do conserto, o consumidor pode levar o veículo a uma oficina credenciada. Algumas seguradoras também permitem que o usuário escolha a oficina de sua preferência.

Nesse caso, porém, é necessário que a empresa aprove primeiro o orçamento do conserto.

Mas, verifique diretamente as regras do seguro Youse, seguro Azul e outros sobre o sinistro seguro. 

5. Pague a franquia

Por fim, é necessário arcar com a franquia do seguro. Mas, muitos não sabem o que é franquia de seguro.

Trata-se do custo de responsabilidade do usuário no reparo do carro, um valor cobrado pelas seguradoras, como a Zurich Seguros, SulAmérica Seguros auto e outras.

Imagine que o conserto do seu veículo ficará em R$ 1 mil, e a franquia do seu seguro é de R$ 300. Isso significa que você pagará R$ 300 à oficina.

Enquanto isso, a seguradora irá arcar com os R$ 700 restantes. Não há cobrança de franquia na cobertura para terceiros, nem nos casos de perda total.

Saiba que a franquia de seguro é cobrada, inclusive, no caso do seguro de moto.

Como vimos nesse artigo, o segurado dispõe de um período de 1 ano para acionar o seguro em caso de colisão. O prazo é o mesmo para o registro do boletim de ocorrência.

Já o terceiro ou beneficiário possui um prazo de 3 anos. De qualquer forma, sempre tente acionar o seguro o mais rápido possível.

Isso vai agilizar a cobertura do seu prejuízo, além de tornar mais fácil provar o ocorrido.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Qual é o telefone de contato das seguradoras para acionar o seguro? 

O canal de contato com as seguradoras varia, conforme a empresa contratada, sendo: 

  • Azul Seguros telefone: sinistros e Assistência 24 horas: 4004 3700 
  • HDI Seguros telefoneassistência 24h | Sinistro | Assistência de Vidros: 3003-5390 
  • Zurich seguradora telefone: SAC 0800 284 4848 
  • Tokio Marine sinistro: aviso de sinistro| Atendimento 24 horas: 0300 33 86546  
  • MAPFRE telefone: comunicação de Sinistro e assistência 24 horas: 4004 0101 
  • BB seguro auto telefone: assistência 24h: 4002-1532 
  • Youse telefone: Coberturas, assistências e vistoria: 3003 5770 
  • SulAmérica Seguros telefone: assistência 24h: 4090-1012 

Então, se precisar falar com o seguro Azul, seguro Youse, HDI seguradora telefone, ou outras seguradoras, basta entrar em contato por um desses números. Para outras seguradoras não citadas aqui, como Suhai Seguros, Allianz Seguros, Porto Seguro auto, faça uma busca em nosso site para encontrar o telefone de contato. 

E se a seguradora negar pagar a indenização do seguro do carro, o que eu faço? 

A primeira coisa a fazer em caso de negativa no acionamento do seguro do carro é ler a apólice, entender exatamente o que é sinistro e as regras para cada um deles.

Assim, você tira todas as dúvidas se contratou ou não determinada cobertura e conhece as regras para esse tipo de sinistro. 

Ainda assim, se o problema for com a seguradora, procure seus direitos com a SUSEP. Mas, saiba que o órgão não vai te ajudar, caso tenha contratado uma empresa de proteção veicular. Você também pode contatar um advogado para lhe orientar e ajudar a resolver a situação. 

Mas, lembre-se de que existem regras para acionar o seguro, ou seja, se você descumpriu algum acordo, a seguradora estará no direito de lhe negar o seguro. 

Para saber mais, leia sobre as situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro. 

Saiba que tudo o que está previsto em contrato deve ser cumprido por ambas as partes, assim como ocorre com outros tipos de seguro, como o seguro de vida, por exemplo.

Portanto, atente-se sempre ao seu contrato e veja sobre o prazo para acionar o seguro e demais regras estipuladas. 

Existem situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro? 

Sim. Existem algumas situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro. Isso é comum e varia muito conforme as regras de cada empresa, seja a Porto Seguro, Azul Seguros auto, Allianz seguro auto, HDI Seguros, MAPFRE Seguros, Tokio, Suhai Seguros, Bradesco Seguros auto, Gente seguradora, Cardif Seguros, entre outras, desde que respeitem as determinações da SUSEP. 

Entre as situações mais comuns, estão: preencher o perfil com informações incorretas, alterar algumas informações durante a vigência do contrato e não avisar a seguradora, como mudança de endereço residencial, por exemplo.

Além dessas, também se dirigir embriagado e se envolver em um acidente de trânsito, o sinistro ocorrer com uma pessoa desabilitada ao volante, atrasar o pagamento, mudar a estrutura do veículo, entre outras. 

Verifique com atenção o seu contrato e sempre que ocorrerem mudanças, informe a seguradora. 

E no caso de documentos vencidos, como acionar o seguro? 

No caso da documentação incompleta, a seguradora não libera o pagamento do sinistro. Assim também é importante saber que se a sua CNH for cassada, por exemplo, a seguradora pode negar o pagamento. 

Mas, se a CNH estiver vencida, o cliente da seguradora precisa agilizar a renovação do documento para anexar aos documentos do sinistro. Portanto, depende muito do documento, regras da seguradora, entre outros. 

Afinal, as regras da Bradesco Seguros auto são diferentes das regras da Azul Seguros, Liberty Seguros, HDI Seguros, Suhai, Allianz Seguros, Porto Seguro auto, Tokio Marine seguradora, BB Seguros auto, Seguro SulAmérica e outras. 

Isso acontece muito tanto para o caso de seguro de carros, quanto para o caso de seguro de moto, seguro de vida, entre outros tipos.  

Se ainda ficou alguma dúvida, fale com o seu corretor de seguros e tire as suas dúvidas sobre o prazo para acionar o seguro. Lembre-se de que é melhor contar com a proteção de uma seguradora do que ter que recorrer apenas ao seguro DPVAT.

*Publicado em:

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

50 Comentários

  • Tiago Ferreira Machado says:

    Minha dúvida é o seguinte, no dia 12 do mês passado, eu colidi com um carro aqui em Goiânia e me propus a pagar a franquia do seguro da mulher que eu bati o carro, a seguradora dela é a APROVANA. Paguei no dia seguinte, dia 13, e o carro foi levado pro conserto no mesmo dia.

    Dia 9/8, ela me informou que fez o uso do carro reserva que tem duração de 10 dias, e que pra continuar usando tem que pagar uma taxa extra. Ela me informou que o carro não foi entregue, porque faltavam peças de reposição e já tem quase 30 dias que ele está lá para consertar.

    Nesse caso, já que eu paguei a franquia dela, sou obrigado a pagar a taxa extra pelo carro reserva?

    Ela, a mulher que bati o carro, pela demora de 30 dias para entrega do veículo, tem algum tipo de indenização conforme o Código de Defesa do Consumidor?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Tiago!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Fabiane says:

    Olá
    Gostaria de uma informação por gentileza
    Bati meu carro no dia 04/05
    No dia 10/05
    A seguradora levou o carro para a oficina
    E até agora não foi solucionado..já paguei franquia,sempre dão desculpas alegam faltar peças falaram q tiveram que pegar na Ford(peças originais)
    O próprio mecânico hj falou que não tem nenhuma peça da Ford.
    Estou tendo muito prejuízo com tudo isso pois é meu carro de trabalho.
    Como posso proceder nessa situação para resolverem?
    Obgda desde já

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Fabiane!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

    • Augusto Oliveira says:

      Se tá ruim para vcs…..imaginem para mim que descobri que havia cobertura para o meu carro que deu PT em 1994 e eu não acionei o seguro…. #muito revoltado comigo mesmo

  • Amanda Hackbarth says:

    Olá
    Tive meu carro furtado no dia 08/06/22 localizado na mesma data. Algumas peças foram quebradas como a parte que fica abaixo do volante e a seta. A seguradora e oficina estão com dificuldade de encontrar uma das peças. Sem previsão na fabrica e em lojas. Esta na oficina desde o dia 15/06 o que significa mais de 30 dias. O que acontece nesse caso ja que a fabrica nao deu previsão de entrega. E eu preciso do carro.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Amanda!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Leticia Tavares da cruz says:

    Boa noite,

    Uma dúvida esqueci de fazer o pagamento do meu seguro na data correta que o venc era dia 20 e só lembrei dia 28 para pagar entrei em contato com a seguradora kong eles pediram as fotos do veículo e me enviou o boleto paguei no mesmo minuto e perguntei se o carro já estaria segurado e me informaram que após 24h.

    No dia 02 precisei acionar o guincho pq o carro parou ou seja 4 dias após ter realizado o pagamento e me informaram que só tenho direito ao guincho após 7 dias. Esta correto isso ? Em nenhum momento me informaram isso nem mesmo a minha corretora sabia dessa informação

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Leticia!
      O que vale é o que está na apólice de seguro. Portanto, leia o seu contrato e veja se ela realmente está se limitando a realizar o serviço.
      Se ainda estiver dúvidas, por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Danielly says:

    Olá, oque é o CRAT:
    E
    DAT:

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Danielly!
      Declaração eletrônica de acidente de trânsito (e-DAT).
      CRAT, desconheço.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Andreia M M Cardoso says:

    Boa noite .
    Após a colisão quantas horas tem para fazer o boletim de ocorrência.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Andréia!

      O prazo para fazer o Boletim de Ocorrência é de até 180 dias, após o acidente.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Wellerson Leal says:

    Boa noite, tudo bem ?
    Me acidentei em 18/10/2021, acionei o seguro no mesmo dia, paguei a franquia dia 29/10/2021 e até hoje 10/12/2021 nada do auto. O que posso fazer ? Cabe um processo ?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Wellerson!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Jardel says:

    Após a negativa por parte da seguradora de indenizar o segurado, qual o prazo para acionar a justiça?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Jardel!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Bianca Girio Andrade says:

    Sofri um alagamento, meu carro estava segurado pela Bradesco Seguros e escolhi colocá-lo na concessionária da Nissan (achei q sendo da montadora, seria melhor o serviço). Resumindo, eles tem 3 meses com meu carro lá, toda hora fazendo um reparo diferente. Falei de imediato em comprar um carro zero. Pedi em quanto avaliariam meu carro e me disseram q não tinham como avaliar antes do carro ficar pronto. Não entendi, sendo q a avaria foi somente no motor e estava sendo consertado na própria concessionária… Quanto à seguradora, essa diz q tem autorizado todos os reparos pedidos até aqui, mas hoje soube pelo atendimento da seguradora que foi negado o reparo de uma peça do motor (a retífica do cabeçote). Ao mesmo tempo, a concessionária me disse q meu carro está em teste (novamente…) e q será entregue em breve (ouço isso há três meses…) e continuo sem carro e sem previsão de tê-lo novamente. Queria saber se não existe um prazo para a resolução desses problemas.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Bianca!
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.
      Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • brenda oliveira says:

    Bom dia, colidi com um carro (eu estava errada) no qual o dono do veículo acionou o seguro dele e apenas me informou que acionaria, agora após 6 meses uma empresa de advogados está me cobrando os valores de reparo do conserto do mesmo, existe algum prazo em específico para essa cobrança, pois após tanto tempo vieram cobrar e me informaram que eu teria 48 horas para fazer o pagamento no valor de R$ 15.000,00.

    poderiam ajudar nessa dúvida, agradeço

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Brenda!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Assildo Silveira says:

    Tive uma colisão em 26/06/2021 e acionei imediatamente o seguro. EM princípio tive todo atendimento com transporte auxiliar, carro reserva conforme contratado e o carro foi pra oficina credenciada. A previsão era de que ficasse pronto dentro de 30 dias considerando que não foi tão danificado. Porém, sob a justificativa da pandemia e falta de peças no mercado o reparo não foi concluído até hoje (25/09), mais de 90 dias. COm isso, sem o carro toda rotina da minha família foi impactada, com custos elevados com transporte via aplicativo, sem contar a exposição de todos ao contágio da covid e outras situações de segurança. tenho crianças pequenas e idosos dos quais cuidamos e isso tem sido extremamente oneroso pra nós. Tentei de todas as formas administrativas com a seguradora uma alternativa para que tivesse um veículo alternativo como o reserva, até que o finalizasse o reparo do meu, mas não consegui. Nem na SUSEP dão parecer favorável. pegunto: há jurisprudência que determine o prazo do reparo do veículo mesmo em 30 dias assim como é o prazo da indenização total?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Assildo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • João Carlos says:

    Sou terceiro e bateram no meu carro que necessito para trabalhar. Qual o prazo para arrumarem e tenho que ficar de a pé até repararem? Pois trabalho em outro município.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, João Carlos!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Depende muito do tipo de contratação que foi feita. Em alguns casos, a seguradora oferece caso reserva ao segurado e, como você é o terceiro, precisa verificar se poderá fazer uso também. Tudo depende do que o cliente contratou.

      Sobre o prazo, a seguradora poderá realizar o serviço em 30 dias. Mas, veja o que está na apólice para maiores informações.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Antonio de Oliveira says:

    Boa noite! Em 12 de agosto de 2021 meu veículo colidiu com outro havendo avarias em ambos e, devido ao meu estado e o estado do outro motorista, fomos parar no pronto socorro. Fomos liberados em seguida, pois após radiografias e medicamentos, não foi constatado nada sério com a saúde de ambos. Houve RAT – Registro de Acidente de Transito pela Coordenadoria de Transito da Prefeitura Municipal.

    Tendo eu reconhecido a minha culpa pelo acidente, acertei com o proprietário, tendo comprado o veículo avariado dele pelo valor da apólice do seguro dele, pois que eu não tenho seguro do meu veículo.
    Documentamos a transação, onde nos comprometemos dar plena e geral quitação para nada mais pleitear em função do acidente, seja a que título for.

    Minha dúvida: pode, em algum tempo, alguém vir a acionar a seguradora, pleiteando ressarcimento do conserto de avarias, inclusive do meu veículo? Devo lembrar que o proprietário da oficina que está consertando os, agora meus, dois veículos, e também corretor de seguros.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Antonio!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com um advogado para tirar suas dúvidas e analisar a documentação que vocês assinaram.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Liliane Rafael says:

    Tive uma colisão de carro. Foi dado perda total no carro. Meu seguro tinha vencido um dia antes do acidente. Quantos dias de carência para pagar o boleto e acionar a seguradora? Essa colisão foi há 6 dias atrás.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Liliane!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      É preciso também ver o seu contrato para saber quais as regras em caso de atraso no pagamento.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • josias serafim do prado says:

    Queria saber o seguinte, sofri uma colisão e não tinha dinheiro para franquia. Passados alguns dias, peguei o Covid e fiquei em isolamento, chegando a ir para o hospital e ficar internado. Quando voltei para casa, minha sogra pegou o vírus e acabou ficando internada e veio a falecer, após isso minha cunhada também começou a apresentar os sintomas e não consegui levar o carro até agora na oficina. Não podemos ficar sem carro. O seguro vence nos próximos dias e vamos renovar. Como fica com relação a isso? Posso solicitar o seguro em até 1 ano, mas já cotamos e os valores de franquia vão ficar diferentes. Mesmo eu renovando o seguro, como fica com relação ao valor da franquia, a renovação? Vou ter problemas?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Josias!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. É preciso analisar o seu contrato para ter uma posição correta.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Mauricio Crispim says:

    Ótimo artigo, continuem assim!

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Maurício!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Ficamos contentes que tenha gostado do nosso artigo.

      Atenciosamente!

  • Carlos says:

    Maravilhoso artigo, voltarei a este site para mais artigos como este. Obrigado por compartilhar :D

  • Rosangela Dantas Carpes says:

    Boa tarde,

    No dia 15/10/2019 tive meu carro atingindo por um carro alugado da Localiza. Foi feito o B.O no local do acidente e registrado o sinistro. Enviei todos os documentos solicitados, me pediram um prazo de 12 dias úteis para o retorno e desde então meu carro se encontra parado no pátio da oficina e até o momento não tive nenhum retorno. Me ajudem por favor, não sei mais o que fazer.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rosangela,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Lucas Henrique says:

    Bom dia Roberto,

    Bateram em minha moto e a moça que bateu disse que acionou o seguro para arrumar minha moto, quanto tempo demora para eles entrarem em contato, já se passaram dois dias.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Lucas,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Roberto says:

    Boa tarde Senhores, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo belo trabalho.

    Tenho uma dúvida. Nesse post os senhores dizem que o segurado tem um ano para acionar o seguro em caso de colisão. Entretanto, nas condições gerais do meu seguro diz que quaisquer que seja o tipo de sinistro o mesmo tem que ser comunicado à seguradora de imediato. Nesse caso, qual a legislação que está previsto o prazo de um ano.

    Aguardo breve retorno

    Muito obrigado
    07/09/2019

  • Sara says:

    Bom dia,

    Há alguns meses, sofri uma colisão com meu carro, o outro foi embora e acabei não fazendo o B.O até a data de hoje e não acionei o seguro. Já me informei e posso estar fazendo o B.O. Quanto tempo tenho para acionar o seguro?

    Aguardo resposta, por favor!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Sara,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Davi Araujo Moreira says:

    Boa noite, fui terceiro de um acidente e meu carro ficou na oficina do seguro do carro que me atingiu por 40 dias, o problema é que cancelei o meu seguro nesse tempo acreditando que seria reparado pelo seguro do causador, o que não ocorreu. Mas o cancelamento foi após a batida, consigo aciona-lo?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Davi,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Leandro says:

    Boa tarde, sofri uma colisão e não consegui entregar o seguro na locadora de veículos em 12 horas, o prazo pra entrega do boletim é esse mesmo? Já que o mesmo fica pronto em dois dias dependendo do caso?

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Leandro,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Valeria Linch says:

    Olá,

    Tive uma colisão há 5 meses atrás. Mas o terceiro arrumou o carro por conta própria, agora me procurou para eu pagar o que ele gastou. Tem como acionar meu seguro para terceiros, mesmo depois de o carro estar reparado?

    Até mais.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Valéria,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Ferraz says:

      Valéria, boa tarde,

      Sim existe esta possibilidade, seu seguro é contra danos materiais e se comprovado os danos pode juntar as NFS que sua seguradora deve ressarcir o terceiro.

      Ferraz,
      Ger. Risco

  • Roberto Francelino da Silva says:

    Bom dia,

    01/04/19 por volta dás 17:20 sofri uma colisão com meu carro. Até a data de hoje não acionei o seguro. Quanto tempo tenho para acionar o seguro?

    Aguardo resposta, por favor!

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Roberto,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.