dcsimg

Seguro Auto é patrocinador oficial de uma equipe de Kart em SP

Kart & SeguroAuto

O interesse por automobilismo pode aparecer bem cedo, uma ótima maneira de começar a treinar o esporte é nas pistas de Kart. O Seguro Auto está patrocinando uma dupla de pilotos que participou de uma disputa no Kart da Granja Viana, que trouxe a novidade do Torneio Super KGV, uma competição destinada à categoria Graduados.

A 8ª etapa da Copa SP de Kart da Granja Viana aconteceu no dia 28 de setembro deste ano, a dupla Rodrigo Pacetta e Rodrigo Dantas, patrocinada pelo Seguro Auto, participou do embate e ficou em 18° posição. A próxima etapa será no dia 26 de outubro, junto com a penúltima etapa do regional.

A dupla Pacetta e Dantas teve bons resultados em provas anteriores, nas duas últimas corridas teve uma vitória e um pódio, mas desta vez foi desclassificada por estar abaixo do peso, mas haverá ainda duas corridas para serem disputadas.

Kart, uma paixão pela velocidade

O Kart é um carro de corrida de pequeno porte que disputa em autódromos de dimensões reduzidas. Grandes nomes da fórmula 1 também tiveram seu tempo de disputas em kart como foi o caso de Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Cristiano da Matta e Raul Boesel, para citar alguns.

São 5 categorias de automobilismo: arrancada, velocidade na terra, velocidade no asfalto, rali e kart. A CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo regulamenta 24 competições nestas categorias.

O início da história do Kart

A corrida de Kart foi criada nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, a ideia inicial partiu dos pilotos de avião que queriam um esporte que pudesse representar também horas de lazer. Alguns fãs de kart consideram o Art Ingels como o pai do kart, ele inaugurou em 1956 um kartódromo na Califórnia.

O Kart pode ser considerado um esporte que abre às portas para outras formas de automobilismo, para outros pode ser também um hobby ou momentos de diversão, independente do tipo de interesse há um crescimento pelo estilo de corrida e hoje em dia a tecnologia das empresas de fabricação de carros kart prezam pela eficiência dos motores e segurança para os pilotos.

Categorias dos pilotos de Kart

Kart e Seguro AutoDe acordo com a idade ou experiência dos pilotos eles são colocados em diferentes categorias, atualmente são oito, como por exemplo: mirim, cadete ou júnior. Mas há também com idade mínima de 25 anos com é o caso do Piloto Sênior ‘B’ – PSKB, cujo peso mínimo é de 164 quilos, soma do piloto e o kart juntos. Ou seja, é uma paixão que não tem idade.

Pelo sucesso do esporte, muitas cidades brasileiras já contam com autódromos, ou melhor kartódromos, onde é possível usar os karts por certo limite de tempo e treinar as diversas curvas da estrada feita para o esporte da velocidade.

A paixão pelo Kart no Brasil teve início na década de 60 quando foi inaugurada a primeira pista de Kart no país. Hoje  são cerca de 40 kartódromos homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo para provas oficiais.

Há diversas competições locais, regionais e interestaduais, a Copa Brasil de Kart reúne os principais kartistas brasileiros e já está na sua 14° edição.

Sucesso no Brasil e no exterior

É claro que o esporte é muito forte em cidades fora do Brasil, como em Lyon, na França, onde acontece anualmente o Mundial de Kart X30 World, esse evento inclui participantes desde 13 anos até acima dos 32 anos de idade. A presença de brasileiros mostra o interesse pelo esporte no país, o evento deste ano contou com 10 corredores do Brasil. A Itália é um dos países considerados fortes na área de automobilismo e por influenciar o kartismo também.

A definição do grid é feita com tomada de tempos, em todas as provas da modalidade. Geralmente antes da largada os pilotos fazem um volta pela pista conduzidos pelo pole position. Quando reposicionados o grito de largada é representado pelo sinal da bandeira quadriculada, a cor que representará o início da corrida é de acordo com a organização do evento.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Como as bandeiras sinalizam as corridas

É a bandeira a forma de comunicação entre a direção da prova e o piloto. Há algumas cores fixas que representam alguns significados na pista.

Um exemplo é a bandeira toda amarela, se mostrada pela direção do evento significa que há perigo na pista e que os participantes devem reduzir a velocidade. Já a bandeira toda preta e com um círculo laranja no centro, representa a informação de que o piloto deve se dirigir aos boxes para reparar o veículo, nesta bandeira vem também o número do kart em questão. A mais famosa é que indica o fim da prova, a quadriculada preta e branca.

A admiração pela vida automobilística faz não só o piloto estar imerso neste universo como também a família inteira acaba se envolvendo ora como torcedores ora como entusiastas e fãs. Sempre há o sonho de aparecer mais um herói nas pistas velozes, como tivemos na Fórmula 1, o querido Ayrton Senna.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário