dcsimg

Seguro auto por quilometragem é uma vantagem?

Dirige pouco? Seu seguro auto pode ficar mais barato!Nos Estados Unidos está surgindo uma nova forma de calcular o valor do prêmio do seguro automotivo, o seguro auto por quilometragem. Ela leva em consideração a quilometragem que o veículo percorre. Isso acontece porque os veículos que andam menos também têm menor possibilidade de se envolver em um acidente e também reduz os custos com manutenção.

Em alguns estados o desconto está disponível para motoristas que andam menos de 7 mil milhas por ano, o que equivale a pouco mais de 11 mil quilômetros, mas em outros lugares a quilometragem pode ser maior. Para fazer essa medicação as empresas chegam os odômetros uma vez por ano ou com uma periodicidade menor.

Enquanto isso outras empresas utilizam o sistema Pay-as-you-drive que verifica não apenas as distancias percorridas como também sua cautela na hora de dirigir. Esse método instala um dispositivo no carro que consegue fazer diversas medições e assim conceder os descontos quando for renovar a apólice. Alguns motoristas conseguem um desconto de até 30% quando ocorre uma direção cautelosa e pouca utilização do veículo.

O Pay-per-milha, por enquanto só é oferecido por uma empresa e atua de forma bem diferente, você paga o que andar ao invés de ter um desconto. De acordo com o perfil do cliente e veículo ele tem um valor fixo mensal baixo e conforme a quilometragem que ele andar haverá um acréscimo no pelo trecho percorrido.

Ele é indicado para as pessoas que possuem carro, mas acabam optando por outros meios de transporte como a bicicleta e o transporte público, a grande vantagem é que quem dirige pouco consegue um desconto entre 40% a 50% em relação aos seguros tradicionais.

Um grande diferencial das seguradoras que oferecem o seguro auto por quilometragem é que os equipamentos instalados nos veículos também estão sendo usados para ajudar os motoristas. Isso porque eles podem enviar relatórios de tempo dirigido, quantidade de combustível gasta por quilometro, identificar as rotas comuns e indicar rotas alternativas menos congestionadas e outras.

O seguro auto por quilometragem no Brasil

No Brasil ainda não existe nenhum seguro automotivo com essas características e não há sinal de que as seguradoras estejam trabalhando nesse sentido.

O que ocorre com quem utiliza pouco o carro é que pode conseguir um desconto devido a forma de utilização do veículo porque ao preencher o questionário que as seguradoras exigem essa informação pode render valores mais baixos. Porém não existe uma regra para isso, uma vez que ainda se considera mais o perfil do condutor e o modelo do veículo para se determinar o valor do prêmio.

Já em relação a cautela na direção existe uma regra bastante utilizado, o sistema de bônus. De acordo com o tempo que o motorista possui seguro e não sofreu nenhum sinistro, ele consegue um desconto quando for renovar a apólice. Assim quanto mais tempo sem registro de sinistro maior será o valor do desconto, sendo que esse permanece mesmo que haja troca de seguradora.

Para quem usa pouco o carro e ficou interessado no seguro auto por quilometragem, só resta torcer para que ele chegue logo ao país. Enquanto isso, você pode aproveitar para economizar com o seguro fazendo uma cotação no SeguroAuto.org!

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário