Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Viajar de Moto: Entenda Se o Seguro da Moto Cobre Situações que Ocorrem em Viagem Fora do Seu País

Viajar sempre foi uma necessidade do ser humano. Descobrir novos países, novas culturas. E, entre as maneiras preferidas de muita gente, a moto se destaca entre outras.

Entretanto, para que sua viagem não se revele traumática, alguns cuidados precisam ser tomados.

Além de fazer a revisão da moto e levar documentos válidos fora do país, também é necessário se preocupar com o seguro viagem. Ele é sua garantia de uma viagem mais tranquila.

Acontecimentos como roubo ou furto do veículo e a perda total ou parcial dele, será o seguro que ajudará a cobrir eventuais acidentes e com danos a sua própria integridade física. 

Viajar de Moto: Entenda Se o Seguro da Moto Cobre Situações que Ocorrem em Viagem Fora do Seu País

Seguro viagem para motos em viagens pela América Latina

Para começar nosso assunto sobre seguro viagem internacional para motos, vamos falar da América Latina parte por parte, tendo em vista que cada região pode pedir um tipo de seguro diferente.

Sendo assim, saiba como viajar com mais segurança, conhecendo os seguros obrigatórios para cada região:

  • MERCOSUL

Mesmo que você possua um seguro com cobertura internacional, para o Mercosul, é necessário que se contrate, também, o chamado Seguro Carta Verde.

Ela varia de contratação para contratação, podendo, ou não, incluir o Chile. Cobrindo a maioria dos danos decorrentes de acidente de moto (e de trânsito, em geral), esse seguro funciona de maneira semelhante ao nosso DPVAT.

  • SOAT

Se a sua viagem se estender para países fora do bloco, como Equador, Colômbia e Peru, será necessária a contratação do SOAT (Seguro Obrigatória contra Acidentes de Trânsito).

Sua cobertura abrange tanto o condutor quanto terceiros, em caso de danos corporais ou morte. Entretanto, não existe cobertura para danos físicos. 

  • SOAPEX

Se você pretende andar pelo Chile, com chapa brasileira e sua Carta Verde não cobre o país, é necessário contratar o SOAPEX (Seguro obrigatório para Veículos de Matrícula Estrangeira).

Sua cobertura abrange despesas médicas e, também, casos de morte ou invalidez permanente.

  • BOLÍVIA

Outro país, que faz fronteira com o Brasil, e costuma ser o destino de muitos brasileiros é a Bolívia.

Mas, nesse caso, você não é obrigado a contratar nenhum seguro local. Apenas certifique-se que o seu seguro de moto, contratado no Brasil, cobre o território.

  • GUIANA FRANCESA – Assurance Automobile

Em razão de, para se viajar para outros continentes, ser necessário cruzar o oceano (o que, muitas vezes, inviabiliza o transporte da moto), não vamos tratar deles aqui. Com exceção do caso francês.

Isso pois o Brasil faz fronteira com o território ultramarino da Guiana Francesa, com o acesso pela Ponte Binacional Franco-Brasileira.

Nesse caso, é necessário contratar o Assurance Automobile. E sua cobertura é bastante abrangente, cobrindo o veículo, o proprietário, qualquer condutor (mesmo não autorizado), passageiros, objetos e acessórios e terceiros.

A importância de pesquisar antes de se contratar um seguro viagem de moto internacional

Além desses seguros obrigatórios, também é possível que o seu seguro particular cubra as eventualidades fora do país, mas é bastante improvável, é preciso verificar.

Apesar de existir a possibilidade da contratação de um seguro de moto com cobertura internacional, ela não é automática, não constando nos planos mais básicos.

Logo, se você não solicitar, especificamente, para que a cobertura internacional seja incluída, ela não constará. Por isso, é importante se planejar antes de contratar o plano.

É interessante que se faça isso. Como visto, a maior parte dos seguros obrigatórios possui uma abrangência quase que total, em relação a despesas médicas, falecimento ou invalidez.

Entretanto, elas ainda não cobrem a maior parte dos danos materiais. O que pode representar um prejuízo ao dono da moto.

Por isso, lembre-se de incluir a cobertura internacional quando for segurar sua moto e se queira viajar para fora do país. Geralmente, ela cobre as mesmas eventualidades que o seguro no Brasil. Para que você não tenha mais essa preocupação.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *