O transporte por bicicleta, seja em grandes ou pequenas cidades, vem aumentando por uma série de motivos. Há uma corrente pelo transporte sustentável para reduzir os índices de poluição. Também, pelo preço dos combustíveis, em constante reajuste. Nisso, é preciso considerar fortemente a contratação do seguro de bicicleta. Saiba como funciona.
Embora a bike seja um meio de transporte barato, não dá para descartar os custos com manutenção. Ademais, há os riscos para a pessoa que pedala, tanto em caso de acidentes quanto quedas. E aí, quem arca com estas despesas?
O seguro de bicicleta, então, se mostra como um produto indispensável tanto para quem usa a “magrela” como meio de transporte quanto para lazer. A seguir, veja como ele funciona e alguns dos planos indicados.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Por que contratar um seguro para bicicleta?
Só para exemplificar, ainda que haja bicicletários e dispositivos de segurança, como cadeados, a bike é altamente passível de furtos. E, diga-se de passagem, trata-se de um furto qualificado, uma vez que deixa vestígios, a exemplo de cadeados arrombados.
Sendo assim, caso tenha um seguro para bicicleta contratado, basta documentar, acionar a empresa para, finalmente, receber o ressarcimento. Ademais, como veremos adiante, o seguro para bike oferece outras coberturas, inclusive de manutenção.
Como funciona o seguro de bicicleta?
Inicialmente, o seguro de bicicleta tem o mesmo mecanismo daquele contratado para automóveis ou imóveis. A depender do plano, a pessoa segurada tem proteção para acidentes, furtos, roubos e manutenção.
Entretanto, como a bicicleta tem usos distintos do que um carro ou moto, as coberturas ou serviços também são diferentes. Da mesma forma, os sinistros são particulares, pois a pessoa que pedala está mais propensa a quedas e extravios. Logo, há planos, por exemplo:
- para extravios durante viagens rodoviárias ou aéreas;
- danos durante o transporte ou em quedas;
- extensão internacional para competidores ou competidoras.
Normalmente, as seguradoras aceitam desde bikes novas e usadas, desde que tenham até oito anos de uso. Ademais, são concedidas coberturas diferenciadas para bicicletas elétricas, urbanas, de estrada, mountain bikes e customizadas.
As coberturas mais comuns para o seguro bike, normalmente, são:
- reembolso para equipamentos e peças;
- responsabilidade civil;
- manutenção;
- furtos e roubos;
- acidentes;
- reboque.
Os itens variam conforme o plano contratado, pois há desde os mais básicos até os de maior investimento. A escolha, claro, vai depender tanto do seu orçamento quanto do perfil de uso da bicicleta. O mesmo vale para o valor pago mensalmente pelo seguro bike.
Para acionar o seguro de bicicleta, é preciso enviar toda a documentação comprobatória, assim como é feito com os demais seguros. A depender do sinistro, também é necessário registrar um boletim de ocorrência.
Após o envio da documentação, caso não haja nada faltando ou qualquer pendência, a indenização é paga geralmente no prazo de até 30 dias.
Seguros indicados para bicicleta
Há diferentes empresas e seguradoras que disponibilizam o seguro para bicicleta em seu portfólio. Entre elas, as mais tradicionais do ramo (ainda que não haja, até o momento, cotações, por exemplo, para Bradesco Seguro Bicicletas).
Assim como é recomendável para os demais seguros, antes de contratar, é preciso averiguar as referências da empresa, bem como recomendações de outros segurados e seguradas. A seguir, listamos algumas das mais contratadas.
Porto Seguro Bike
A Porto Seguro Bike dispõe de três planos de serviços (Pedal Essencial, Leve e Elite), além de aceitar bicicletas para uso urbano, performance e mountain bike. Os serviços variam segundo a disponibilidade e região de abrangência, mas a princípio, incluem:
- roubo;
- danos;
- danos a terceiros;
- acidentes pessoais;
- extravios em viagens.
O seguro pode ser contratado para bicicletas novas e usadas, segundo as condições da seguradora.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Seguro Bicicleta Mapfre
A Assistência Bike da Mapfre cobre serviços diferenciados, por exemplo, revisão, acessórios, instalação de peças, montagem e troca de pneus. O produto é oferecido em todas as capitais brasileiras, além de outros municípios.
Argo Seguros Bike
O Argo Seguro Bike, ou Argo Protector, cobre a pessoa segurada, por exemplo, contra roubo e furto. Ainda, ressarcimento de custos para reposição e reparo. Normalmente, aceita bicicletas de valor entre R$ 1.500,00 e R$75 mil.
Vale a pena contratar um seguro de bicicleta?
Ante o aumento do uso da bike como meio de transporte, além dos hábitos esportivos e de competição, o seguro para bicicleta é, sim, o produto de importante contratação. A pessoa segurada tem assistência em diferentes tipos de ocorrência, desde manutenção a furtos, roubos e extravios.
Outra aplicação importante concerne à proteção em caso de acidentes, visto que ciclistas estão entre as maiores vítimas de ocorrências no trânsito. Deste modo, vale buscar opções de seguro bike, de tal forma a receber cobertura personalizada, segundo o perfil de uso.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário