Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro de Carro: sua segurança na cidade e na estrada

Sua segurança na cidade e na estrada dependem da forma como conduz e cuida do seu veículo.veja como fazer a coisa certa e não se prejudicar com o seguro.

Ao fazer o seu Seguro auto, pense sempre na possibilidade de ocorrência de um sinistro, e considere o risco que representa omitir informações para conseguir um premio menor.

Afinal, se está fazendo um seguro de carro sabe que imprevistos acontecem e quer poder contar com a seguradora para não ter que arcar com todo o prejuízo.

Seguro de Carro: sua segurança na cidade e na estrada

Imagem: Getty

As informações verdadeiras evitam que você passe por um constrangimento na hora de registrar uma ocorrência, e facilitam o atendimento pela seguradora.

A importância de cuidar da sua segurança na cidade e na estrada

Há quem acha que a segurança não deva ser uma preocupação, porém, esse é um assunto que precisa ser levado bem a sério.

Segundo dados do site Via seguras é possível ver que o número de mortes no trânsito em 2017 foi superior a 40 mil.

Já o número de feridos apesar de apresentar uma queda nos últimos anos, em 2017 chegou a quase 300 mil.

Esses indicadores apenas apontam um pouco de como a segurança na cidade e na estrada e na estrada pode estar comprometida.

Há outro problemas que estão relacionados ao bem estar e proteção do bem como os roubos e furtos.

Uma das maneiras de se proteger desses problemas e tentar buscar um pouco mais de segurança é com um seguro de carro.

O seguro auto não evita que esses problemas aconteçam, porém, podem minimizar o impacto negativo indenizando em caso de sinistro.

Se houver uma colisão o seguro paga o conserto e o seguradora arca apenas com a franquia.

No caso de um roubo ou furto, se o carro não for encontrado a seguradora pagará a indenização conforme previsto no contrato, assim, o prejuízo é minimizado.

O que se pode dizer é que o seguro de carro é um aliado para quem busca um pouco mais de segurança.

Atenção para os Cuidados Básicos ao fazer um Seguro de Carro:

Fazer o seguro como já dito é uma maneira de se proteger, principalmente financeiramente.

Só que não adianta contratar qualquer produto, pois, se não for um seguro bom ele pode acabar trazendo mais transtornos do que tranquilidade.

Além disso, se o segurado não adotar alguma medidas pode comprometer a sua proteção:

Informe sempre a verdade, sabendo que em caso de sinistro a seguradora vai checar suas informações.

É muito importante passar todas as informações verídicas à seguradora, mesmo sabendo que isso pode elevar um pouco o valor do seguro.

Se ocorrer algum sinistro e for analisado que o segurador mentiu, a indenização poderá ser negada. O que era para ser uma ajuda e trazer mais segurança acaba perdido.

Confira as coberturas

Se busca uma segurança na cidade e na estrada completa não pode ter um seguro que atenda parcialmente as suas necessidades.

Veja se as coberturas oferecidas sã suficientes e se existe a possibilidade de contratar algumas adicionais que lhe podem ser uteis.

Há também que esteja preocupado apenas com algumas questões como roubos e furtos. Nesse caso um seguro mais restritivo pode ser suficiente.

Estude a melhor forma de pagamento

Atrasar o pagamento do prêmio pode fazer com que as suas coberturas sejam suspensas e até mesmo canceladas.

Estude uma condição de pagamento que condiz com a sua realidade a fim de garantir que a sua proteção e segurança não fiquem comprometidas.

Ao escolher um corretor é preciso verificar se ele tem autorização da SUSEP

Essa é a única maneira de garantir que a empresa segue uma série de regras e que será responsável pela indenização caso ocorra algum sinistro.

A consulta para saber se a empresa é vinculada à SUSEP pode ser feita online e também junto ao seu corretor.

Cuidado para não contratar uma proteção veicular, esse tipo de serviço não possui nenhuma garantia e as reclamações contra ele costumam ser grandes.

Veja o valor da franquia

Um erro bastante comum é achar que só precisa pagar o valor do prêmio e não terá mais nenhum custo.

Porém, quando ocorre um sinistro com indenização parcial o seguradora precisa pagar a franquia.

Se isso não acontecer o carro não será reparado e a segurança que tanto procurava não será de grande valia.

Cuide do seu bolso

Os valores de seguro variam bastante entre a capital e o interior do estado de São Paulo, por exemplo.

Considerando o índice de roubos de veículos, a marcas de carros que são tão visadas pelos ladrões que o valor de seu seguro é muito alto ou mesmo a seguradora não aceita fazer o seguro.

Questões importantes para o segurado:

  • É claro que o consumidor deseja economizar e contratar um seguro barato. Mas na eventualidade de um furto ou colisão, a seguradora investiga as informações que foram prestadas. O interesse da seguradora também é economizar o máximo possível. Por isso não se engane, se os dados não estiverem corretos a seguradora não pagará seu prêmio.
  • O preço do seguro é variável, em função das estatísticas de ocorrências com um tipo de veículo, os riscos maiores ou menores de acordo com a localidade, a idade dos condutores. Mesmo que você troque de seguradora, suas informações estarão disponíveis para outras empresas.
  • A idade influencia no preço do seguro porque supõe-se que jovens correm mais riscos e pessoas mais velhas são mais cuidadosas ao dirigir. O sexo também é uma variável determinante, porque há a percepção de que as mulheres são mais cuidadosas ao dirigir do que os homens.
  • O tempo de obtenção da carteira de habilitação também é determinantes, pois motoristas experientes envolvem-se menos em acidentes.
  • O uso do carro como veículo para o exercício da profissão também aumenta o risco que ele corre. Veículos de passeio têm seguro mais barato do que veículos de trabalho.
  • Antecedentes de acidentes e colisões diminuem as chances de se poder fazer um seguro vantajoso, levando a seguradora a aumentar o valor em função do risco.

Com essas informações você pode decidir pelo Seguro Auto com mais segurança.

Como cuidar melhor do carro e aumentar a sua segurança na cidade e na estrada, independentemente do seguro de carro

Cuidar bem do veículo requer cuidados e atenção em alguns pontos. Veja algumas dicas de como aumentar a segurança.

De acordo com as mudanças que vão ocorrendo na sociedade e na lei que regulamenta a condução de veículos, algumas dicas podem melhorar ainda mais a vida do motorista.

Faça rodízio de pneus

O rodízio é uma providência que prolonga a vida útil dos pneus e confere mais segurança. Verifique no seu revendedor qual a frequência adequada para essa manutenção.

Use o cinto de segurança

Defenda sua vida e de sua família usando o cinto de segurança. O seu uso diminui o risco de ferimentos e mortes em até 80%. Use o cinto corretamente também para as crianças.

Se beber não dirija, se dirigir não beba

Conheça a Lei Seca e leve a sério as advertências sobre o perigo que é a mistura de álcool com direção.

Existem novas tecnologias para medir o nível alcoólico presente no sangue que podem ajudar ao motorista. É o caso dos aplicativos disponíveis para smartphones.

Vença o medo de dirigir

Dentre os motoristas habilitados existem aqueles que tem pavor de dirigir no trânsito. Esse medo ocorre principalmente entre as mulheres. Conheça as causas do problema e procure seguir algumas dicas ou uma terapia para superá-lo.

Faça a manutenção periódica

Mesmo que o carro aparentemente não tenha problemas, isso evita que as peças se desgastem e quebrem enquanto estiver dirigindo, o que pode causar um acidente.

Fique atento ao clima

Se estiver muito forte ou com neblina, o indicado é esperar o tempo melhorar para seguir viagem. Nesses condições a visibilidade fica prejudicada e pode resultar em acidentes.

Atente-se ao trânsito no engarrafamento

O trânsito intenso e engarrafado causa muitas colisões. Fique atento à movimentação e sempre mantenha uma distância considerada segura do carro da frente para não bater.

Respeite os limites de velocidade

Eles são determinados de acordo com as condições de cada pista e garantem um pouco mais de segurança.

Vantagens extras que acompanham um Seguro de Carro

As seguradoras como a Allianz Auto, Bradesco, etc. oferecem diversas modalidades de pagamento, de acordo com o interesse do cliente, como: debito automático, parcelamento sem juros em até 6 vezes, parcelamento com juros em até 10 vezes, cheques pré-datados e carnês.

Ao contratar o Seguro Auto o consumidor ganha um desconto especial para contratar o seguro residencial.

Nesse caso, o serviço é completo, pois abrange ocorrências como incêndio, ciclones, explosões, danos elétricos, impacto de veículos e arrombamentos. Estão incluídas também as despesas com uma possível necessidade de utilização de hotel, aluguel ou mudança.

Portanto, o seguro do automóvel leva a uma proteção contra outros imprevistos. Até mesmo podem ser cobertos os danos com problemas com vazamentos e entupimentos, com um atendimento 24 horas.

Se o seu seguro for completo é possível contar com um carro reserva, para uso em até 15 dias, quando o sinistro for de perda total.

Nos casos de perda parcial, são disponibilizadas as oficinas credenciadas nas diversas cidades em que as seguradoras atuam no Brasil.

Veja o que cada seguradora pode oferecer de adicional e quanto isso oferece um bom custo-benefício.

Em muitos casos é possível encontrar programas de vantagens como descontos em estabelecimentos parceiros de diversos segmentos e que contribuem com o seu bolso.

Agora quando pensa na sua segurança na cidade e na estrada sabe que é preciso ficar atento a vários pontos e que o seguro de carro pod ser um grande aliado quando bem escolhido.

4 Comentários

  • Seguro Auto BH says:

    Olá,
    Importante o cliente passar os dados verdadeiros para evitar uma possível perda de indenização em caso de sinistros.
    abraço.

  • Corretora de Seguros BH says:

    Parabéns pela matéria Regina.

    A maioria das pessoas querem pagar mais barato pelo seguro de carro e se esquecem que devem levar em conta o que é melhor para seu perfil. Porque nem sempre o mais barato é o melhor para a pessoa.

    Abraço.

  • JR Pneus says:

    Boa tarde,

    Em relação à segurança do carro, o seu blog abordou optando pelo rodízio de pneus, isso ajuda a prologar a vida útil dos pneus.

    É bom lembrar que muita gente esquece de calibrar o pneus semanalmente, isso ajuda na melhor segurança e desempenho na pista.

    Abraço Regina Ciommo

  • Concessionaria VW says:

    É uma pena que muitas pessoas passam informações não reais para as seguradoras, a fim de garantirem descontos ou preços mais baixos nos seguros. A malandragem brasileira realmente, em certas ocasiões atrapalha demais.

    Gostei dos pontos colocados pela Regina,

    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *