Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Comprando o seguro de carro pela primeira vez? Mantenha estas 5 coisas em mente

Quem está comprando um seguro de carro pela primeira vez precisa ter a atenção redobrada na hora de fazer a aquisição.

Como não se conhece muito sobre essa proteção ou como ela funciona é bastante comum que os novos segurados acabem cometendo alguns erros.

Porém, só percebem que fizeram uma escolha errada quando precisam acionar a seguradora ou se atentam em relação ao valor a ser pago.

Para não cair em armadilhas e não se arrepender depois, antes de mais nada verifique junto a SUSEP se o corretor e a seguradora são credenciadas e oferecer um seguro para o seu carro.

Feito isso terá mais segurança para continuar com a compra. Se não quiser ter dor de cabeça veja as dicas a serem seguidas ao adquirir o seguro de carro pela primeira vez.

Comprando o seguro de carro pela primeira vez? Mantenha estas 5 coisas em mente

Comprar o seguro de carro pela primeira vez

Por mais que já tenha pesquisado bastante sobre o assunto qualquer dica é sempre bem-vinda e foi com esse intuito que preparamos esse artigo. Veja o que fazer para conseguir um bom seguro com um preço justo.

1 – Familiarize-se com os termos

Os termos usados pelas seguradoras precisam ser bem compreendidos para que saiba o que diz na sua apólice.

Uma dica é perguntar ao seu corretor sempre que não entender alguma coisa, mas separamos alguns deles para já ir conhecendo.

  • Segurado: será você, a pessoa que contrata o seguro.
  • Coberturas: são as proteções disponibilizadas ao seu veículo, que você poderá escolher no momento da adesão, por exemplo, roubo, furto, colisão e proteção para vidros.
  • Prêmio: é o valor pago pelo seguro. Ele garantirá que você tenha acesso aos serviços contratados.
  • Franquia: é um valor pago toda vez que o seguro é acionado, seria uma espécie de participação do segurado para que o reparo do veículo fosse providenciado.

Ficou em dúvida? Olha que legal esse dicionário de seguro.

2 – Compare as propostas

Antes de contratar um seguro é preciso cotar preço e isso deve ser feito com seguradoras confiáveis.

Analise o que cada uma oferece, os valores cobrados e os serviços que terá com cada uma. Se for o caso faça novas simulações alterando as coberturas até encontrar uma apólice que atenda às suas necessidades.

3 – Entenda a política

De acordo com as coberturas contratadas, terá uma política vigente, que pode incluir coberturas apenas para o seu veículo ou para terceiros.

Se tiver apenas coberturas para o próprio carro, a seguradora fará o reparo nele se houver algum acidente, porém, deverá arcar com os custos do outro veículo se tiver sido responsável pelos danos.

Se tiver a cobertura para terceiros, a seguradora arcará com os danos de outros veículos envolvidos no acidente provocado por você.

Veja bem o que está sendo adquirido para acionar corretamente a sua seguradora e ter as suas coberturas atendidas.

4 – Pague à vista

Pagar o valor à vista do seguro pode parecer um pouco pesado financeiramente, mas é a melhor maneira de economizar.

Se tiver um dinheiro guardado esse é o momento de usar. Além de conseguir um valor menor com o prêmio, não precisará se preocupar com as parcelas.

Outra grande vantagem é que se ocorrer um sinistro não precisará ver a parcela mais o valor da franquia acumularem para serem pagas.

5 – Sempre mantenha o seguro atualizado

Quando adquire o seguro de carro pela primeira vez passa todas as informações correspondentes aquele momento, mas, com o pássaro do tempo elas podem mudar.

Se mudar de casa, se casar ou tiver alguma outra alteração que possa influenciar no preço do seguro, informe a sua seguradora para não perder a cobertura.

Quando for renovar a apólice sempre faça isso antes do vencimento para não perder os bônus que garantem descontos.

Outro ponto importante é revisar as informações e coberturas no momento dessa renovação, se as suas necessidades mudaram ao longo do tempo, não hesite em alterar as coberturas contratadas.

Agora já pode contratar o seguro de carro pela primeira vez e ficar mais tranquilo em relação ao que está comprando e seu funcionamento.

Aproveite para  fazer cotações online e saber o que tem de disponível para o seu veículo.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *