Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro para carros com molas esportivas

Uma verdadeira paixão entre os homens (principalmente), os carros esportivos ficam no meio da encruzilhada entre possuir o seguro ou rebaixar e/ou usar molas esportivas. Veja a seguir como fazer para ter o Seguro para carros com molas esportivas instaladas!

Os apaixonados por carro desejam muitas e muitas vezes fazerem a troca das molas originais por molas esportivas.

Entretanto, o caso entre molas esportivas e seguro automotivo é longo e muitas vezes não sai tão bem como os donos dos carros desejam. Afinal, em muitos casos, as modificações feitas nos carros não são aceitas pela seguradora.

Seguro para carros com molas esportivas

Fonte: Pixabay

O que são as molas esportivas e quais seus riscos?

Os carros com molas esportivas podem ser considerados modificados, isso porque eles optam por um tipo de mola que não é fornecida pelo fabricante.

Elas costumam deixar o carro cerca de 4 centímetros mais baixo e influenciam no comportamento do veículo, alterando a estabilidade, aceleração e frenagem.

Como o carro fica mais estável, as pessoas aceleram mais e podem ser colocar em riscos maiores.

Por que as seguradoras não cobrem as molas esportivas?

A explicação mais plausível para esse tipo de cobertura é que quando um automóvel passa por modificações, os riscos acabam aumentando e, consequentemente, o valor do carro também aumenta.

Porém, com o aumento de carros modificados, as seguradoras também tiveram que se modificar.

Algumas empresas que trabalham com seguros de automóveis começaram a oferecer uma cobertura para carros modificados.

Entretanto, os valores para esse tipo de cobertura, costumam ser muito altos.

O que fazer para conseguir um seguro para carros com molas esportivas?

Como a polêmica em torno desse assunto é enorme, é preciso ter muito cuidado na hora de colocar as molas esportivas em seu automóvel, caso queria ter um seguro nele.

Algumas pessoas indicam o uso de molas da Eibach (empresa alemã) em carros da Volkswagen, pois, na Alemanha, o uso dessas molas foi liberado e homologado pela VW.

Desta forma, a dica é entrar em contato com sua seguradora, com a fabricante das molas e a fábrica de carros, afim de saber se o seguro poderá ou não ser feito, após a instalação das molas.

Se não tiver um seguro para carros com molas esportivas, fizer a modificação, não informar a seguradora e sofrer um sinistro, perco as coberturas?

É bem possível que isso aconteça, isso porque qualquer modificação que seja feita no carro a seguradora deve estar ciente, pois, em situações que envolvam risco ou afetem a segurança elas podem recusar a cobertura.

Se na análise da seguradora for identificado que goram instaladas molas esportivas e ela não estava ciente, é bem provável que a indenização não seja paga.

Isso é visto como uma forma do segurado omitir ou mentir informações que interferem no produto contratado e isso faz com que ele perca os seus direitos.

O seguro já é aceito no Brasil?

Como já dito anteriormente, o Seguro para carros com Molas Esportivas ainda não está totalmente liberado e nem é algo fácil de ser conseguir no Brasil.

Porém, se você deseja muito fazer a modificação, procure todas as partes envolvidas e então faça a modificação.

Não se esqueça de procurar a empresa fabricantes das molas, a empresa fabricante do carro e a seguradora de automóveis.

Esta última deve ser a parte mais interessada por você, motorista, afinal, é ela quem decide se cobre ou não o seu carro modificado.

O seguro para carros com molas esportivas é mais caro?

O valor do seguro é calculado com base no perfil de risco que o motorista e veículo oferecem, facilidade de encontrar peças de reposição, coberturas contratadas e outros.

Ao colocar as molas esportivas é bem possível que acabe influenciando em diversos dos pontos analisados pelas seguradoras para precificar o serviço.

Se o carro for aceito, é provável que pague mais pelo seguro do que um veículo que nunca passou por uma modificação.

Para ter essa certeza é preciso solicitar uma cotação personalizada e saber se a empresa escolhida aceita o veículo modificado.

Antes de fazer qualquer alteração é importante verificar se conseguirá fazer o seguro para carros com molas esportivas, pois, é mais importante proteger o seu bem do que desfilar com um veículo que corre riscos e pode trazer prejuízos.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

4 Comentários

  • Márcio Rottini says:

    Olá,

    Tenho Cruze 2016 com molas esportivas Eibak. Qual valor do seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Márcio,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Douglas Pereira bem says:

    Oi,

    Cotação para: Chevrolet Onix 2013 LT 1.4, ele está com mola esportiva.

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Douglas,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *