dcsimg

Seguro por uso: como funciona

Seguro por uso: como funcionaVocê já ouviu falar no seguro por uso? Pois nesse artigo você vai entender como funciona esse tipo de seguro e como ele pode ser vantajoso em alguns casos.

Na prática, o seguro por uso é contratado da mesma forma que os demais, porém na hora da contratação há a instalação de um dispositivo de monitoramento no veículo para que ele possa customizar o valor desse serviço.

Geralmente, os seguros convencionais tendem a levar em conta o perfil do usuário, como região, modelo e ano do veículo, entre outras coisas, porém nesse tipo de seguro você também controla o uso do veículo, o que faz jus ao nome desse serviço.

Dessa forma, esse dispositivo controla a aceleração do carro, velocidade média, horários que você dirige, entre muitas outras coisas. Sendo assim, a seguradora consegue saber se você faz um bom uso do carro e se a probabilidade de ocorrer algum acidente é maior ou menor.

Mas se isso dá tão certo por que todos os tipos de seguro não apresentam essa opção? Como esse modelo de seguro não é muito comum e esse aparelho pode não apresentar tantas informações precisas, a maioria das seguradoras prefere trabalhar diante dos dados do perfil do motorista principal e também do veículo que está sendo segurado. Então, o mais interessante é você dar os dados corretos na hora de fazer sua cotação, bem como ver as formas de baratear esse serviço.

Vantagens e desvantagens do seguro por uso

Se o seguro por uso muda o preço final do seguro do seu carro tendo em vista como você o utiliza, no caso de ser uma pessoa que não usa muito o veículo e ele passa o maior tempo na garagem, além de andar em velocidades baixas, esse modelo poderia ser bem interessante, visto que pelo pouco uso do veículo e pelo pouco risco que se corre quando se dirige em velocidades mais baixas você poderia pagar um valor muito menor do que uma pessoa que tem um perfil diferente.

Porém, se você viajar muito e trabalhar bastante com o carro, além de ter que correr um pouco para chegar mais rápido o serviço, o seguro por uso poderia deixar esse serviço ainda mais caro, o que não seria uma vantagem para você.

Nesse caso, esse tipo de seguro pode gerar muitas controvérsias, sendo importante que as seguradoras avaliem a real necessidade desse dispositivo. Enquanto isso não acontece, um fator que pode gerar um bom desconto e uma boa precificação do serviço é o fato de haver uma padronização nas perguntas feitas na hora de cotar o seu seguro auto, já que algumas seguradoras buscam fazer um perfil bem detalhado para deixar o valor desse serviço mais personalizado, o que pode diferenciar muito esse valor final.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário