Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado?

Quer saber o que acontece com o seguro quando o carro roubado é recuperado? Continue lendo esse artigo e descubra a resposta para essa e mais algumas questões relacionadas ao tema.

Todas as pessoas sabem que quando um veículo segurado é roubado ou furtado, o primeiro passo é realizar um boletim de ocorrência, e o segundo é acionar o seguro auto.

Porém, nem todas as pessoas sabem o que acontece quando o veículo é encontrado ou não.

Você teve seu veículo roubado, acionou o seguro, ele foi recuperado e agora você não sabe como fica o seguro nesta situação?

Não se preocupe, essa é uma dúvida muito comum e que será solucionada neste artigo, acompanhe.

Como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado?

Descubra como funciona o sinistro de roubo ou furto

Todo mundo que tem seguro sabe que se seu carro for roubado ou furtado, é preciso fazer um B.O. para então acionar o seguro.

Nestes casos, quando o veículo não é encontrado em um determinado período, que normalmente gira em torno de cinco a sete dias, a seguradora terá um prazo máximo de 30 dias para indenizar o segurado conforme o previsto em apólice.

Quando o veículo não é recuperado e o segurado é indenizado integralmente, o seguro do carro é cancelado.

Isso acontece porque o bem segurado (o carro) não é mais do responsável pela apólice.

No entanto, quando falamos dos casos de furto ou roubo em que o veículo é encontrado, é preciso que o carro passe por uma avaliação para que a melhor solução seja encontrada.

Caso ele tenha danos, cujo o valor de reparo seja igual ou superior a 75% do valor de compra atual do modelo no mercado, o veículo será considerado como perda total e a seguradora deverá pagar uma indenização integral, como nos casos em que o veículo não é encontrado.

Nesta situação, assim como na anterior o seguro é cancelado.

No entanto, nos casos em que o carro é encontrado com danos que não atinjam essa margem de 75% do seu valor de compra, ele é encaminhado para uma oficina, consertado e devolvido ao segurado.

Vale lembrar que esse procedimento acontece mediante o pagamento da franquia.

Quando o veículo roubado e recuperado o que fazer?

Quando seu veículo segurado é furtado ou roubado, é preciso fazer o B.O., acionar a seguradora e esperar.

O prazo dado pela seguradora para que o carro seja encontrado geralmente fica entre cinco e sete dias, ele costuma variar de uma empresa para outra.

Depois desse período, caso o veículo não seja encontrado, você deverá entregar alguns documentos solicitados a seguradora.

Só então começa a valer o prazo de 30 dias para que ela pague ao segurado o valor integral da indenização.

Durante esse período de 30 dias, é aberto um processo de transferência de posse do carro do segurado para o nome da seguradora.

Apenas depois que esse processo é concluído, é que o segurado poderá receber a indenização integralmente.

O que acontece quando o automóvel roubado, mas encontrado antes do pagamento da indenização?

Caso o carro seja encontrado antes que essa transferência se conclua, o processo é cancelado, e o pagamento indenizatório é suspenso.

O carro segue para a oficina, caso necessite de reparos e posteriormente é devolvido ao segurado.

Nesta situação, a apólice de seguros continua vigente normalmente, mas, se o carro for encontrado com avarias que o caracterizem como perda total.

Então deverá se prosseguir com o pagamento indenizatório ao cliente e a apólice será cancelada.

Se o carro for encontrado após o processo de transferência de posse ser concluído, o cliente permanecerá com o direito de receber a indenização integralmente pelo veículo, e a apólice deverá ser cancelada.

Acontece a transferência de veículo roubado para seguradora e este, agora de posse da empresa, começa a ser chamado de veículo sinistrado.

Entenda melhor o que um carro sinistrado

Todas às vezes que um seguro é acionado e paga uma indenização integral, seja por motivo de perda total em uma colisão ou incêndio, ou em um caso de furto, ou roubo.

A partir do momento que a indenização é paga ao cliente, o carro passa a ser da seguradora.

Nesses casos, os carros são considerados sinistrados, o que significa que, se o veículo for encontrado será mandado diretamente para um dos pátios de leilão do Detran, onde poderá ser recuperado, ou não, e vendido a um preço muito abaixo da tabela.

Veículo recuperado de furto perde valor?

Se você sofreu um sinistro de roubo ou furto e pretende vender seu carro depois desse acontecimento, saiba que sim, o veículo recuperado de furto perde valor?

Os veículos recuperados de sinistros chegam a custar até 30% menos do seu valor de mercado.

Então, se você espera vender seu veículo recuperado de furto esteja preparado para pedir por ele, bem menos do que ele realmente vale!

Pois, assim como existem outros fatores que desvalorizam o carro, o sinistro de roubo e furto também desvaloriza.

Ou seja, se sua dúvida era saber como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado, a resposta é depende.

Se ele puder ser recuperado, é preciso que isso aconteça e ele seja devolvido ao segurado, onde a apólice de seguro auto permanecerá intacta.

No entanto, se ele não for recuperado, ou for apenas depois que o processo de transferência de posse para o nome da seguradora for concluído, então o cliente deverá receber a indenização integralmente, e a apólice deverá ser cancelada.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *