Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Dicas para fazer uma simulação de seguro de caminhão

Fazer uma simulação de seguro de caminhão pode ser ótimo para encontrar boas ofertas de proteção. Saiba como aproveitar essa oportunidade!

Para fazer uma simulação de seguro de caminhão, você vai precisar fornecer várias informações sobre você e seu caminhão.

Como seu nome, CPF, tempo de CNH modelo do caminhão, local de tráfego, tipo de carga que você carrega e mais.

Assim, na hora de fazer sua simulação de seguro de caminhão, tenha a certeza de já ter todas informações em mãos. Será mais simples obter a cotação, em vez de precisar encontrar os dados depois.

Dicas para fazer uma simulação de seguro de caminhão

Imagem: Pikist

Com esse alerta feito, é hora de listarmos algumas dicas para você fazer a melhor simulação de seguro de caminhão possível. Veja abaixo!

Simulação de seguro de caminhão: 3 dicas para fazer

1. Não minta durante a cotação do seguro

Você não deve nunca mentir para a empresa, nem mesmo para conseguir pagar um preço menor. Isso, ou mesmo a omissão de informações, pode trazer vários problemas depois.

Afinal de contas, as seguradoras consideram o que você diz a elas para cotar o seguro. Cada um dos fatores do seu perfil e do caminhão vão influenciar no valor da proteção.

São informações como sua idade, tempo de CNH, tipo de uso do caminhão, local de tráfego, carga normalmente transportada e mais.

Todos os dados ajudam a definir o risco de sinistro do caminhão. Ou seja, as chances de o veículo sofrer um sinistro e a seguradora ter que pagar uma indenização.

Basicamente, quanto maior o risco de sinistro de um veículo, mais caro tende a ser o seu seguro.

Por isso, muita gente mente ou omite informações. Só que isso vai gerar uma cotação errada do seguro, mais barata.

Só que, quando um sinistro acontecer, a seguradora vai verificar se o que você informou condiz com a realidade. Caso não, a empresa poderá alegar fraude por parte do usuário e se negar a pagar a indenização.

Por exemplo: ao fazer a simulação de seguro de caminhão, você informa que transporta apenas cargas agrícolas. Porém, seu caminhão também faz o transporte de eletroeletrônicos, uma das cargas mais roubadas no Brasil.

Ou seja, a seguradora terá estimado um risco bem menor do que o seu caminhão realmente sofre. Por isso a alegação de fraude e a chance de você ficar sem indenização.

Pagar os prejuízos com o caminhão sem a ajuda de uma seguradora pode ser um enorme problema. Para evitá-lo, então, preste todas as informações corretas na sua cotação.

Vale dizer que, além de não pagar a indenização, a seguradora pode abrir processo judicial contra o consumidor, também pela fraude.

2. Selecione apenas coberturas necessárias

O número de coberturas contratadas, e o tipo dessas proteções, influencia diretamente no custo do seguro.

Claro que, ao fazer a simulação de seguro de caminhão, você quer pagar pouco pelo seguro, não é mesmo?

Por isso, é interessante selecionar as coberturas que você realmente precisa. Em vez de escolher um seguro com proteções predeterminadas, personalize as proteções de acordo com as necessidades do seu caminhão.

Isso vai ajudar a economizar na contratação do seguro. Por exemplo: se você não tem um rádio instalado no veículo, por que contratar a cobertura para esse acessório?

De qualquer forma, é importante avaliar bem as proteções que você não vai contratar. Não deixe de fora coberturas que seu caminhão pode vir a precisar. 

Esse cuidado vai garantir que, se um sinistro acontecer, você terá auxílio da seguradora. Do contrário, os prejuízos serão 100% seus.

Não vale a pena economizar na contratação do seguro, se você tiver altos custos depois de uma ocorrência.

3. Informe sua classe de bônus

As classes de bônus funcionam como um programa de pontos do seguro. A cada ponto acumulado, o usuário recebe um percentual de desconto na contratação do seu seguro.

A cada renovação do seguro de caminhão, normalmente anual, o consumidor recebe uma nova classe de bônus. Isso desde que tenha atendido a algumas regras, como não ter sofrido sinistro durante o contrato anterior.

Uma boa notícia é que as classes de bônus estão ligadas ao CPF do segurado. Então, mesmo que a seguradora, ou até o caminhão, sejam novos, você poderá aproveitar o desconto.

Na hora de fazer a simulação de seguro de caminhão, informe a sua classe de bônus e aproveite as vantagens que ela pode trazer. Não se esqueça disso!

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma simulação de seguro de caminhão, sempre economizando.

Não se esqueça de que sua simulação deve considerar várias seguradoras. Assim, você vai encontrar a que oferece as melhores opções ao seu caso.

Aproveite e veja uma lista com as melhores seguradoras de seguro auto!

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *