Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Simulação seguro auto: veja como comparar preços

Acompanhe este artigo e veja como funciona a simulação do seguro auto e como comparar os preços recebidos de diferentes seguradoras!

A forma mais fidedigna de contratar um seguro com a melhor relação qualidade-preço é comparando as diferentes cotações de seguro automóvel e respectivas propostas.

Assim, não importa somente comparar preços, mas também atentar às coberturas e benefícios que cada prestador de serviço oferece.

No seguro auto o segredo é encontrar o melhor custo-benefício e não o valor mais barato.

Muitas pessoas estão cientes da importância de realizar uma simulação do seguro auto e comparar os preços, porém nem toda a gente sabe como fazer isso.

Para entender melhor o processo, leia esse artigo e perceba como funciona a simulação do seguro auto e como fazê-la, de modo a comparar os preços recebidos e fazer a melhor escolha de acordo com o seu perfil de utilização do veículo.

Simulação seguro auto: veja como comparar preços

Imagem: Getty Images

Qual a importância de fazer a simulação do seguro automóvel?

Em primeiro lugar, é importante fazer a simulação do seguro auto para escolher o seguro adequado para seu carro e perfil.

Embora trabalhoso, este processo permite que você passe a conhecer melhor as diferentes seguradoras que atuam no mercado e saber quais coberturas e serviços cada uma oferece.

Além disso, fazer a simulação do seguro auto também importa na medida em que este é um serviço que possui um valor variável.

Isto acontece porque os preços sempre são calculados de acordo com o risco de se envolver em sinistros que cada utilizador oferece, mediante a análise de risco que é realizada e que envolve diversos fatores (tempo de carteira de motorista, envolvimento prévio em acidentes, entre outros).

Em outras palavras: por não existir um valor padrão a ser cobrado pelo seguro automóvel, fazer a simulação se torna absolutamente indispensável para escolher a melhor solução para cada caso.

Ou seja, não existe um valor padrão a ser cobrado pelo seguro auto.

Em uma simulação são solicitadas informações tão diversas como:

  • Fabricante e modelo do veículo;
  • Ano do modelo e de fabricação;
  • Nome e data de nascimento do interessado;
  • CPF e número da carteira de habilitação;
  • Gênero do condutor principal.

Com base nestas informações, a empresa seguradora consegue formular uma proposta primária que funciona como ponto de partida para o seguro propriamente dito – isto porque, no caso de querer coberturas extra que não estejam discriminadas na proposta inicial, o valor final do seguro automóvel aumenta.

Caso você deseje ter acesso a propostas mais elaboradas, é uma boa pedida consultar um corretor de seguros, que é o profissional capacitado para analisar e negociar diferentes opções por você, apresentando-lhe a(s) que considerar mais vantajosa(s) para o seu perfil de utilização.

Com as simulações de seguro auto em mãos será mais fácil verificar quais são as coberturas que cada seguradora oferece e assim comparar todas elas e ver quais são mais vantajosas.

É possível fazer uma simulação do seguro auto online?

A resposta é sim!

É perfeitamente possível fazer uma ou várias simulações de seguro automóvel online, podendo por isso optar por duas vias diferentes:

  • simulação individual, que consiste em acessar o site de cada uma das seguradoras de seu interesse e informar todos os dados solicitados na cotação para que a empresa possa apresentar uma proposta;
  • solicitar ajuda especializada através de um corretor de seguros ou mesmo de um site focado em simulações de seguro auto, como é o caso do SeguroAuto.org.

No caso desta última opção, a vantagem não se restringe somente à comparação básica de propostas de seguradoras distintas, mas sobretudo à comparação de produtos pertencentes ao mesmo prestador de serviço, sendo por isso mais completa e interessante para grande parte dos proponentes.

É relevante mencionar que as franquias reduzidas costumam ter um maior valor do prêmio, e conforme os riscos envolvidos e valores cobrados, pode ser mais vantajoso optar por elas.

No entanto, é também muito necessário que o seu perfil de motorista e tipo de utilização do veículo são essenciais na aferição da melhor opção para você, já que a cada perfil correspondem propostas diferentes – existem casos, por exemplo, em que a solução mais interessante passa por escolher a franquia majorada, que deixa o valor do prêmio menor.

Veja algumas dicas na hora de fazer a simulação do seguro de carros

Apesar de se tratar de um processo trabalhoso, a simulação de seguro automóvel pode ser facilitada se você seguir algumas destas dicas:

  1. Compare no maior número possível de seguradoras;
  2. Faça cotações com coberturas diferentes e semelhantes para poder comparar;
  3. Não coloque informações incompletas ou falsas no formulário;
  4. Prefira seguradoras renomadas e credíveis no mercado;
  5. Escolha apenas as coberturas que são realmente importantes para você e exclua as que são acessórias;
  6. Não priorize apenas o valor mais baixo, mas considere os serviços oferecidos também;
  7. Se possível conte com os serviços de um corretor de seguro auto.

Por que existem diferenças do valor na simulação seguro de automóvel?

Uma das questões mais frequentes diz respeito ao porquê de os valores da simulação de seguro variarem entre si.

Isso acontece porque existe uma diversidade de fatores considerável a ter em atenção na hora de calcular o valor exato de um seguro, tais como tipo, marca e modelo do veículo, ano de fabricação e também informações sobre a utilização do carro, existência ou não de garagem, e principalmente informações sobre o motorista principal, nomeadamente o seu histórico de sinistros.

Cada pessoa que cota o seguro do seu carro, recebe um valor diferente e um plano diferenciado, e isso acontece porque as empresas de seguro de carro fazem uma análise de perfil do condutor e do veículo, incluindo todas essas e outras informações.

Somente após analisar estritamente cada uma delas é que as seguradoras informam quais os planos disponíveis e o seu valor unitário.

Evidentemente, sempre que uma seguradora calcular o valor do seu seguro, você poderá recorrer, ou solicitar descontos, incluir ou retirar cobertura – ou seja, negociar para ter um preço mais favorável.

Mas atenção: existem tipos de seguros onde você economiza ainda mais!

Então, se você quer ter o valor exato, faça uma simulação seguro auto aqui em nosso site – basta preencher um formulário e aguardar que um corretor entre em contato com você.

Todos os nossos profissionais são cadastrados na SUSEP e trabalham de acordo com as regulamentações necessárias.

Além disso, eles passarão informações sobre planos e valores apenas de seguradoras renomadas e que trabalham dentro das regras impostas pela SUSEP.

E as tabelas de preço de seguro de carros, como funcionam?

É possível que você já tenha visto uma ou mais tabelas de preço de seguro de carros por aí e se questione se efetivamente elas correspondem a valores reais praticados no mercado.

Na verdade, essas tabelas funcionam como uma base, para que os interessados tenham uma ideia do valor do seguro automóvel tendo em conta somente o modelo do carro e as coberturas mais requisitadas.

Ou seja, as tabelas de seguro de carro não informam o valor exato, mas sim o valor inicial de acordo com o modelo do seu veículo e, em alguns casos, o ano de fabricação.

Algumas tabelas de seguro de carro também podem informar o valor médio do seguro auto de acordo com a região e o período em que os seguros foram contratados.

Como é o caso da tabela a seguir.

Nela são considerados os preços de seguro auto dos modelos mais vendidos no mês de maio, nas principais capitais brasileiras, de acordo com o relatório da FENABRAVE – Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores.

Valor Médio do Seguro Auto nas Capitais Brasileiras

Esses valores são referentes aos modelos emplacados no mês de maio de 2019, mas se você quiser saber os valores atuais e conhecer outros relatórios disponibilizados pela instituição, basta acessar o site da FENABRAVE e escolher a opção ‘índices e números’.

Não se esqueça: pesquisar e negociar são as chaves do sucesso para escolher o melhor seguro auto – poupe na carteira e nas dores de cabeça!

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

4 Comentários

  • Eli Eustaquio Jorge says:

    Oi,

    Quero fazer seguro Volkswagen Voyage Conf 1.6, 8v, 4 portas, ano de fabricação 2016/2017 nível bônus 30%, meu telefone 031 3392XXXX.

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Eli,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Atenciosamente.

  • Antonio D. C. Oliveira says:

    Boa tarde,

    Fica até difícil fazer um comentário, pois eu cliquei para fazer uma simulação do seguro, foi o que dizia na página anterior, mas aqui só tem umas informações do que averiguar, não tem como fazer a simulação, que era esse o objetivo.

    Até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *