dcsimg

Entenda os sinais de que o carro usado está com problema

Entenda os sinais de que o carro usado está com problemaSe pretende comprar um carro usado saiba identificar sinais de problema e fuja deles.

Se está à procura de um carro usado e encontrou um com um preço bastante tentador é preciso ficar atento, afinal isso pode indicar alguns sinais de problema. Porém, é claro que o vendedor não vai te informar sobre os problemas que o carro apresenta, senão ele não fecha a venda.

Se você não tem como levar um mecânico na hora de verificar o carro, é possível aprender algumas dicas simples que podem te ajudar a se livrar de uma dor de cabeça, confira elas.

Inundações

Com certeza o proprietário não vai lhe falar se o veículo sofreu alguma inundação e se a limpeza foi feita corretamente fica mais difícil de identificar. Porém, existem pequenos sinais que podem indicar excesso de água no veículo como mofo e bolor, principalmente nos locais onde não bate sol como no carpete embaixo dos bancos. Ferrugens em muitos locais e estofamento novo também podem ser outros indícios.

Danos nas estruturas

Isso representa que o carro sofreu alguma colisão, por isso fique atento as marcas na pintura, se perceber diferença de cores em algumas partes do carro é sinal que ele foi pintado. Sinas de solda e peças que não estão bem encaixadas indicam que alguma coisa está errada.

Airbags

Os carros mais novos precisam ter airbags e você deve saber onde eles ficam. É claro que não dá para testar se eles estão funcionando, mas verificar se as peças que os cobrem estão bem encaixadas dá parara fazer. Se perceber que há espaços ou que estão muito frouxas pode significar que já foram abertas e o que airbag já foi usado, seria resultado de uma colisão?

Quilometragem

Se o carro já foi muito usado com certeza terá uma quilometragem bastante alta, porém se ele possui anos de uso e a quilometragem está baixa já é um ponto de atenção. Infelizmente, algumas pessoas adulteram o hodômetro para que não se identifique o quanto o carro já andou.

Mas para verificar se tudo está condizendo verifique se a embreagem não está muito gasta assim como o câmbio, se estiverem desgastados e a quilometragem baixa há uma possibilidade de fraude.

Muitos donos anteriores é sinônimo de sinais de problema

Verifique quantas pessoa já foram proprietárias do veículo, se ele teve muitos donos em um pequeno espaço de tempo pode significar que as pessoas estão tentando se livrar dele. Faça esse levantamento e se descobrir que já passou na mão de várias pessoas é bom evita-lo.

Recall

Quando um carro sai com problema de fábrica, o próprio fabricante chama o proprietário do veículo para fazer o reparo. O problema é que dependendo do caso o reparo pode causar danos durante toda a vida do veículo, então é bom confirmar se houve recall e qual era o problema.

Outra situação em relação ao recall é que o carro não tenha sido levado para fazer essa manutenção e o risco que se corre é muito grande. Se for comprar um carro desses, verifique com a montadora se ainda é possível fazer esse procedimento.

Faça um test drive

Ao dirigir o veículo é possível observar outros sinais como barulho, problemas com o freio, carro puxando para o lado, entre outros. Dependo do caso é fácil de resolver, como por exemplo, com um balanceamento, mas em outros pode não ser tão simples assim, por isso melhor não arriscar.

Além disso, é preciso adotar outros cuidados como consultar se o veículo não é roubado, o que pode ser feito no site do Sinesp, verificar se o IPVA e DPVT estão em dia além de outros cuidados burocráticos.

O Ideal é que além de você fazer essa análise de se o carro está com se existe sinais de problema no carro é contar com a ajuda de um profissional nessa avaliação.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário