Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Qual o momento certo para substituir o lubrificante do seu carro?

Compartilhe nas redes sociais:

É importante saber o momento certo de trocar o lubrificante do carro e evitar ficar parado no meio da rua ou até mesmo fundir o motor. Atitudes simples como observar o Manual do Fabricante, o funcionamento do veículo e a quilometragem correta para a troca de óleo, vão ajudar a economizar com seu carro.

Lubrificante do carro: saiba qual é a hora certa de trocá-lo

Saber o momento ideal para trocar o lubrificante do carro é uma das formas de garantir que ele esteja longe de oficinas mecânicas e te deixe ainda mais distante de possíveis problemas no carro. Isso significa que dá para economizar tanto em questão de dinheiro como tempo e dor de cabeça quando um detalhe importante é priorizado: a data certa de trocar o óleo do veículo.

O que acontece quando o lubrificante do carro não é trocado corretamente

Antes de entender quando deve ficar atento com o nível de óleo do seu automóvel, esteja ciente dos riscos que a troca indevida ou em tempo errado pode trazer para você e seu veículo.

Você pode entupir peças do motor ou até mesmo fundir o motor inteiro. Se muitas peças vão ficando sem lubrificação, elas podem fundir todo o motor e o carro simplesmente para, não importa onde esteja. É como se você ficasse sem beber água durante um bom tempo, ou seja, iria fundir a qualquer momento.

Dicas para trocar o lubrificante do carro no momento certo

Para não ter que passar por tantos problemas e economizar dinheiro, nada melhor do que seguir algumas dicas simples que te ajudam a trocar o lubrificante do carro na hora certa:

1. Olhe o Manual do Fabricante

No Manual do Fabricante de seu veículo, haverá instruções do período ideal para a troca de óleo. Além disso, lá poderá obter informações sobre o tipo lubrificante ideal para o seu modelo, garantindo um desempenho maior do motor e evitando desperdícios do produto.

2. Fique de olho nos limites do carro

O lubrificante do carro está preparado para durar um tempo médio em relação a um veículo que seja usado regularmente, sem que haja excessos no motor.

Em casos onde o óleo pode ser danificado mais rapidamente, é indicada a troca na metade do período indicado pelo Manual do Fabricante. Casos deste tipo incluem:

• Andar muito em estradas de terra ou onde há muita poeira e lama, o que contamina o óleo, deixando-o mais grosso;
• Andar muito em marcha reduzida, menos de 10 km/h, como no caso de cidades com engarrafamentos;
• Andar menos do que 5 km com o veículo, todas as vezes que sai de casa, pois o motor não atinge a temperatura ideal e o óleo é contaminado.

O importante é sempre observar seus hábitos na hora de dirigir e se não forem tão comuns, consulte um especialista para saber sobre a troca ideal do lubrificante do carro.

3. Fique de olho na quilometragem

Quando você faz a troca de óleo, sempre recebe um adesivo que serve como lembrete para não esquecer que precisa ficar de olho no lubrificante do carro. Mas só colá-lo ali e não observar a quilometragem atual e quando deverá ser feita a próxima troca, não adiantará de nada.

Mantenha o hábito de observar a quilometragem do veículo sempre que liga o carro, pois se ver que está próximo da troca, tem a chance de passar em um local e fazer o procedimento.

São hábitos simples que indicam a hora certa para trocar o lubrificante do carro e basta ficar de olho para economizar com seu veículo.


Compartilhe nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *