dcsimg

Como consultar a tabela FIPE

Já ouvir falar da tabela FIPE? FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma entidade sem fins lucrativos e com direito privado, que foi fundada em 1973 como apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Desde então, existe uma tabela, chamada FIPE, que disponibiliza os valores de veículos zero quilômetro e também usados, a partir do ano de 1985. Todos os meses, há a atualização destes preços, o que faz com que a tabela FIPE esteja sempre de acordo com o mercado atual.

A importância desta tabela é a conscientização do valor de um veículo, seja ele novo ou usado. O que isso significa? Significa que quando você precisar comprar ou vender o seu carro, saberá pagar ou cobrar um valor justo pelo mesmo.

Isso é essencial visto que existem pessoas que não possuem noção do valor exato de um utilitário e acabam pagando mais caro por ele, desembolsando um valor muito maior do que o médio de mercado. Com esta tabela, você não precisa saber nada sobre o ramo automotivo nem mesmo entender de valores de veículos. Basta consultar o preço daquele modelo no mês vigente e saber o quanto ele vale. Simples, rápido e necessário para uma compra segura.

Para consultar a tabela FIPE é só acessar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e selecionar a marca, o modelo e o ano do veículo.

Vale lembrar que um automóvel é considerado zero quilômetro quando será comprado na concessionária, então se selecionar um modelo com ano de 2012, ele já estará incidindo sobre um valor desvalorizado, como de um veículo já retirado da loja.

A consulta é feita de maneira simples e rápida e não é necessário ter conhecimentos avançados sobre o veículo nem sobre internet. É só fazer a seleção dos dados e ver o valor de mercado para realizar uma negociação tranquila e segura, sem imprevistos.

Não demora nem mesmo 10 minutos para ter todas as informações em mãos e negociar de maneira justa, seja em uma concessionária ou em uma compra particular. Com certeza vai compensar muito consultar a tabela antes de gastar seu dinheiro sem saber se está pagando o preço justo.

Agora que já sabe como consultar a tabela FIPE poderá comprar o seu veículo sem pagar a mais, pois saberá o valor médio de mercado de acordo com o ano e modelo. Fique de olho em suas próximas compras!

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário