dcsimg

Vantagens e desvantagens do ar condicionado para carro

Vantagens e desvantagens do ar condicionado para carroNo calor fica quase que insuportável sair do escritório com ar condicionado porque basta ficar apenas alguns instantes na rua e logo você já começa a suar e grudar. E mesmo quem está dentro do carro vai passar por esse mesmo problema.

Antes de abrir a porta do carro no estacionamento já começa a sua irritação porque a maçaneta está quente, afinal ele ficou o dia inteiro no sol. Como se não bastasse ao abri a porta vem aquele bafo quente que te faz parecer em uma sauna, aí é abrir a porta e aos vidros para esperar o ar quente sair e quem sabe você conseguir entrar no carro sem cozinhar.

Depois disso, como se não bastasse você ainda pega um congestionamento imenso o sol fica batendo em você e bronzeando apenas um lado do seu corpo e um motorista ainda te fecha. Nessas horas você pensa que um ar condicionado poderia te ajudar a aliviar esse stress todo e te refrescar, até porque a essa altura você já deve ter transpirado uns 2 litros de líquido.

Mas será que vale a pena colocar ar condicionado no carro? Ele pode ser a solução para os seus problemas ou vai trazer novos? Veja os prós e os contras.

Vantagens

  • Você não vai se sentir como se estivesse derretendo por conta da temperatura, isso porque dentro do carro ela estará mais amena. Dessa forma vai ficar muito mais confortável andar de carro.
  • A segurança aumenta, isso porque os vidros ficam fechados e com isso os bandidos não conseguem te abordar tão facilmente.
  • Na estrada você vai economizar mais. Caso você não se lembre das suas aulas de física (o que é bem provável) quando se está em uma velocidade alta e com os vidros abertos o ar vai criar uma resistência no veículo exigindo mais do motor e, consequentemente, consumindo mais combustível. Já com os vidros fechados isso não acontece. Ah, e falando em economizar, você pode ver os carros mais econômicos de 2015 quando o assunto é economizar combustível.
  • Nos dias de chuva você não vai mais precisar ficar passando a mão no vidro para tentar enxergar e deixar ele tudo lambuzado. O ar condicionado vai ajudar a desembaçar e assim fica mais fácil de se ter uma visibilidade da pista.
  • O seu carro fica mais valorizado, assim se tentar vende-lo pode conseguir um valor a mais por conta do ar.
  • Você não vai respirar um ar tão poluído porque o equipamento filtra o ar antes de jogar para dentro do seu veículo, assim nada de respirar fumaça do caminhão que está ao seu lado.

Desvantagens

  • Se você não quer respirar um monte de poluição e ácaros é preciso fazer uma manutenção e limpeza do ar mais frequentemente. Por mais que seu carro não precise de uma revisão, o ar com certeza vai, afinal, o filtro não pode ficar sujo.
  • Para quem tem problemas respiratórios ou fica doença com qualquer mudança de temperatura ele pode ser tornar um problema. Isso porque o ambiente ficará mais gelado e para quem tem asma isso é um verdadeiro veneno.
  • Seu gasto com gasolina vai aumentar, principalmente se o seu carro for nacional. Então esteja preparador para desembolsar um valor maior na hora de abastecer, porém fazendo a manutenção regular esses custos podem não subir tanto.
  • Seu carro pode perder um pouco de potência, qualquer equipamento ligado no veículo vai exigir um pouco do motor, porém em alguns casos isso nem chega a ser percebido. Principalmente se você estiver parado em um congestionamento.

Por isso na hora de optar por um ar condicionado vale pensar sobre as vantagens e desvantagens, mas muitas vezes o simples fato de não passar calor no trânsito já diz tudo.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário