Carro preparado para alinhamento e balanceamento

Vistoria veicular: tudo o que você precisa saber sobre o processo

Quando você for comprar ou vender um carro, é necessário que ele passe por uma vistoria para checar e avaliar como está a vida útil das suas peças e se é possível rodar com o carro sem a troca de itens fundamentais para o seu funcionamento.

Dessa forma, você consegue ter noção de como está o funcionamento e se vai precisar fazer algum reparo antes de finalizar a negociação. Nesse sentido, entender melhor sobre a vistoria veicular é fundamental, assim você vai saber o que deve ser feito e como prosseguir. Para entender mais, continue no SeguroAuto e compreenda mais sobre essa vistoria!

O que é a vistoria veicular e para que ela serve?

A vistoria veicular é fundamental para avaliar a procedência do veículo, avaliando sua condição e se é possível fazer a transferência entre as partes envolvidas no negócio. Nesse sentido, caso o carro não passe na vistoria, não será possível concluir o processo até que ele esteja em boa condição de uso.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Ela serve exatamente para garantir que o novo dono tenha a segurança de que está comprando um veículo adequado e em boas condições para o uso, ou seja, que não é uma venda porque ele apresenta defeitos ou esteja com peças importantes comprometendo o seu funcionamento.

Qual é o órgão responsável pela vistoria veicular?

O órgão responsável por essa vistoria é o Detran, o Departamento Estadual de Trânsito. Como cada Estado conta com uma unidade federativa diferente, é necessário que você procure a mais próxima de você e entenda como é o seu funcionamento e horários de atendimento.

Além disso, essa vistoria veicular deve sempre ser realizada no estado de registro do automóvel, ou seja, se ele é do Paraná, não é possível fazê-la em São Paulo.

Quando a vistoria prévia é obrigatória no seguro auto?

O que é feito na vistoria veicular?

Na vistoria veicular, é analisada a documentação do carro, como o CRV e o CRLV. Além de conferir as multas, o licenciamento, o DPVAT e o IPVA do carro, verificando se todos estão em dia ou há débitos pendentes.

Além da documentação, também é analisado o estado de conservação do veículo e se todos os itens obrigatórios estão no automóvel.

Qual a diferença entre vistoria veicular e inspeção?

Enquanto a vistoria foca nos documentos e na análise do veículo, conferindo se todas as peças estão funcionando, a inspeção é realizada por um profissional que faz uma análise mais atento aos detalhes, sobre a vida útil de cada peça, elaborando um relatório mais exato sobre a condição do carro.

Nesse sentido, a vistoria não é necessariamente feita por um profissional especializado em mecânica, mas por uma pessoa técnica, que entende bem a respeito dos veículos e da documentação.

Qual é o valor da vistoria veicular?

Como o Detran de cada Estado conta com regras próprias, não há um valor padronizado, ou seja, cada empresa pode ter um custo diferente. Dessa maneira, o ideal é conferir os valores no órgão da sua cidade ou no Estado em que o seu carro está registrado. Além disso, há vistorias que você leva o carro ao órgão e outras que podem encaminhar funcionários até você.

O que é preciso para passar na vistoria?

Para que seu carro seja aprovado de primeira, você precisa conferir se os seguintes itens estão em ordem:

  • Suspensão original;
  • Chassi legível;
  • Itens de segurança no veículo;
  • Débitos em dia;
  • Insulfilme de acordo com as regras do CTB;
  • Pneus em bom estado.

Precisa de extintor para vistoria?

Não. O extintor deixou de ser obrigatório nos veículos. Entretanto, ainda é recomendado que você faça uso dele, pois ele ajuda a salvar vidas e reduzir os danos em possíveis acidentes.

Qual insulfilm é permitido na vistoria?

A transparência do insulfilme na vistoria deve seguir a resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nela, é informado que a transparência mínima é de 70% no para-brisa e nos vidros laterais dianteiros. Para o restante dos vidros, a porcentagem é de 28%.

O que fazer após a vistoria do veículo?

Quando a vistoria é aprovada, o veículo recebe o CSV, o Certificado de Segurança Veicular, no qual é informado que tudo está de acordo, com todos os itens obrigatórios e funcionando em boas condições de uso.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Laudo cautelar: o que é e para que serve

Quem deve pagar o laudo de vistoria do veículo?

Não há uma regra para o pagamento da vistoria veicular, desse modo, o ideal é que as partes cheguem a um consenso e decidam quem deve pagar o laudo.

O que mais reprova na vistoria?

Os itens mais comuns que reprova uma vistoria veicular são:

  • Chassi com numeração alterada ou ilegível;
  • Janelas danificadas e/ou vidros deteriorados;
  • Suspensão irregular ou comprometida;
  • Falta de dispositivos de sinalização e segurança;
  • Estado dos pneus.

O que acontece se não passar na vistoria?

Caso o veículo seja reprovado na vistoria, o proprietário terá um prazo de 30 dias para regularizar os itens com defeito ou vida útil reduzida. Na próxima vistoria, será avaliado se as peças foram trocadas e estão em boas condições.

Portanto, a vistoria veicular é uma opção para quem deseja vender ou comprar um carro e quer ter mais segurança nessa transação, garantindo que tudo esteja em dia e em boas condições, evitando problemas tanto para quem compra quanto para quem vende.

Gostou deste conteúdo? Aqui, no SeguroAuto, você encontra mais conteúdos sobre segurança veicular e vistorias. Ah, e não deixe de conferir e entender sobre a vistoria do seguro auto. Até mais!

5/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
martelinho de ouro

Martelinho de Ouro: Conheça Suas Funções e Se o Seguro Auto Cobre

Data: 23/01/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *