Quando você for comprar ou vender um carro, é necessário que ele passe por uma vistoria para checar e avaliar como está a vida útil das suas peças e se é possível rodar com o carro sem a troca de itens fundamentais para o seu funcionamento.
Dessa forma, você consegue ter noção de como está o funcionamento e se vai precisar fazer algum reparo antes de finalizar a negociação. Nesse sentido, entender melhor sobre a vistoria veicular é fundamental, assim você vai saber o que deve ser feito e como prosseguir. Para entender mais, continue no SeguroAuto e compreenda mais sobre essa vistoria!
O que é a vistoria veicular e para que ela serve?
A vistoria veicular é fundamental para avaliar a procedência do veículo, avaliando sua condição e se é possível fazer a transferência entre as partes envolvidas no negócio. Nesse sentido, caso o carro não passe na vistoria, não será possível concluir o processo até que ele esteja em boa condição de uso.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Ela serve exatamente para garantir que o novo dono tenha a segurança de que está comprando um veículo adequado e em boas condições para o uso, ou seja, que não é uma venda porque ele apresenta defeitos ou esteja com peças importantes comprometendo o seu funcionamento.
Qual é o órgão responsável pela vistoria veicular?
O órgão responsável por essa vistoria é o Detran, o Departamento Estadual de Trânsito. Como cada Estado conta com uma unidade federativa diferente, é necessário que você procure a mais próxima de você e entenda como é o seu funcionamento e horários de atendimento.
Além disso, essa vistoria veicular deve sempre ser realizada no estado de registro do automóvel, ou seja, se ele é do Paraná, não é possível fazê-la em São Paulo.
O que é feito na vistoria veicular?
Na vistoria veicular, é analisada a documentação do carro, como o CRV e o CRLV. Além de conferir as multas, o licenciamento, o DPVAT e o IPVA do carro, verificando se todos estão em dia ou há débitos pendentes.
Além da documentação, também é analisado o estado de conservação do veículo e se todos os itens obrigatórios estão no automóvel.
Qual a diferença entre vistoria veicular e inspeção?
Enquanto a vistoria foca nos documentos e na análise do veículo, conferindo se todas as peças estão funcionando, a inspeção é realizada por um profissional que faz uma análise mais atento aos detalhes, sobre a vida útil de cada peça, elaborando um relatório mais exato sobre a condição do carro.
Nesse sentido, a vistoria não é necessariamente feita por um profissional especializado em mecânica, mas por uma pessoa técnica, que entende bem a respeito dos veículos e da documentação.
Qual é o valor da vistoria veicular?
Como o Detran de cada Estado conta com regras próprias, não há um valor padronizado, ou seja, cada empresa pode ter um custo diferente. Dessa maneira, o ideal é conferir os valores no órgão da sua cidade ou no Estado em que o seu carro está registrado. Além disso, há vistorias que você leva o carro ao órgão e outras que podem encaminhar funcionários até você.
O que é preciso para passar na vistoria?
Para que seu carro seja aprovado de primeira, você precisa conferir se os seguintes itens estão em ordem:
- Suspensão original;
- Chassi legível;
- Itens de segurança no veículo;
- Débitos em dia;
- Insulfilme de acordo com as regras do CTB;
- Pneus em bom estado.
Precisa de extintor para vistoria?
Não. O extintor deixou de ser obrigatório nos veículos. Entretanto, ainda é recomendado que você faça uso dele, pois ele ajuda a salvar vidas e reduzir os danos em possíveis acidentes.
Qual insulfilm é permitido na vistoria?
A transparência do insulfilme na vistoria deve seguir a resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nela, é informado que a transparência mínima é de 70% no para-brisa e nos vidros laterais dianteiros. Para o restante dos vidros, a porcentagem é de 28%.
O que fazer após a vistoria do veículo?
Quando a vistoria é aprovada, o veículo recebe o CSV, o Certificado de Segurança Veicular, no qual é informado que tudo está de acordo, com todos os itens obrigatórios e funcionando em boas condições de uso.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Quem deve pagar o laudo de vistoria do veículo?
Não há uma regra para o pagamento da vistoria veicular, desse modo, o ideal é que as partes cheguem a um consenso e decidam quem deve pagar o laudo.
O que mais reprova na vistoria?
Os itens mais comuns que reprova uma vistoria veicular são:
- Chassi com numeração alterada ou ilegível;
- Janelas danificadas e/ou vidros deteriorados;
- Suspensão irregular ou comprometida;
- Falta de dispositivos de sinalização e segurança;
- Estado dos pneus.
O que acontece se não passar na vistoria?
Caso o veículo seja reprovado na vistoria, o proprietário terá um prazo de 30 dias para regularizar os itens com defeito ou vida útil reduzida. Na próxima vistoria, será avaliado se as peças foram trocadas e estão em boas condições.
Portanto, a vistoria veicular é uma opção para quem deseja vender ou comprar um carro e quer ter mais segurança nessa transação, garantindo que tudo esteja em dia e em boas condições, evitando problemas tanto para quem compra quanto para quem vende.
Gostou deste conteúdo? Aqui, no SeguroAuto, você encontra mais conteúdos sobre segurança veicular e vistorias. Ah, e não deixe de conferir e entender sobre a vistoria do seguro auto. Até mais!
Nenhum comentário