Topo

Como funciona a restituição do IPVA após perda total do carro?

Acompanhe o texto e descubra quando e como você pode solicitar a restituição do IPVA do seu carro.

Imagine só pagar o IPVA do carro e logo depois sofrer perda total do veículo. Um prejuízo, não é mesmo?

Se você possuir seguro, ótimo, a perda total será ressarcida. Mas e o imposto já pago? A boa notícia é que é possível solicitar a restituição do IPVA!

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele precisa ser pago todo começo de ano, à vista ou de forma parcelada.

Os valores são entregues ao governo estadual e utilizados para despesas da administração do estado. Para se manter regular, todo veículo deve arcar com o imposto, junto com o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Como o pagamento do imposto é anual, o valor total corresponde a uma espécie de autorização para o uso do veículo por 12 meses. Porém, se o carro sofrer perda total, essa autorização não será mais utilizada.

Então, o gasto do consumidor seria injusto, não é mesmo? Foi por isso que a maioria dos estados estabeleceu regras para a restituição do IPVA em caso de perda total do auto.

Como funciona a restituição do IPVA após perda total do carro?

Imagem: Getty Images

O que é a perda total do carro?

A perda total de um veículo ocorre quando o carro sofre um sinistro e o seu conserto tem custo superior a 75% do seu valor de mercado. Nessa situação, a seguradora paga ao usuário a indenização integral do seguro.

Os valores servirão para a compra de um novo veículo, já que o outro estará inutilizável.

Outra situação em que a indenização integral é paga é quando o auto é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia. Em termos técnicos, definidos pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o furto ou roubo não configura perda total.

Para fins de restituição do IPVA, porém, tanto o grande dano, quanto furto e roubo, são tratados como perda total.

Quando o usuário não conta com seguro, ele não recebe nenhum tipo de indenização. Ou seja, a perda do veículo torna-se um grande prejuízo. Lembre-se de cotar a proteção para o seu veículo!

Como a restituição do IPVA é feita?

Como citado, as leis que tratam da restituição do imposto são estaduais. Por isso, as regras de cada estado são diferentes, e precisam ser consultadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Ainda assim, existem alguns pontos comuns.

Primeiro: para obter o imposto de volta, o usuário deve registrar um Boletim de Ocorrência da perda total. Independentemente do motivo que levou à perda do veículo. O BO servirá como um comprovante eficaz na abertura do pedido de restituição.

Em seguida, o indivíduo precisa entrar em contato com a Secretaria de Fazenda estadual ou com o Detran SP ou da sua localidade. O site de cada um dos órgãos dispõe das normas sobre o pedido de retorno.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Quanto recebo de volta?

Há estados em que é possível solicitar a restituição completa dos valores. Em outros, o motorista recupera o valor proporcional ao tempo em que ele não vai mais utilizar o veículo. Por exemplo: o IPVA é pago em janeiro, e o seu carro teve perda total em abril. Como ainda faltarão oito meses para o fim do ano (e a cobrança de um novo IPVA), o condutor receberá o proporcional a oito meses de imposto.

Também é possível solicitar o reembolso se o veículo for furtado ou roubado, e depois recuperado. Neste caso, a restituição será proporcional apenas aos meses em que o veículo ficou “perdido”.

Imagine, então, que seu auto seja roubado em maio, e recuperado em setembro. Ao solicitar a restituição, você receberá os valores proporcionais a quatro meses de imposto, já que este foi o tempo que você ficou sem o veículo.

Em vez de receber o imposto de volta, o consumidor ainda pode escolher ter os valores de restituição deduzidos do IPVA do próximo ano. Claro, caso ele adquira um novo carro. Vale a pena verificar a opção no seu estado.

Agora você já sabe como funciona a restituição do IPVA após perda total do veículo. Não se esqueça de proteger o seu veículo com um seguro! Assim, você não terá prejuízo após um sinistro.

Como obter a Restituição do IPVA em caso de perda total?

Dar perda total no veículo pode resultar em muita dor de cabeça e causar muitos transtornos não só econômicos, não é mesmo? Mas saiba que a boa notícia é que é possível obter a restituição do IPVA em caso de perda total.

 Desde 2010 uma alteração no Regulamento do IPVA passou a incluir a restituição do valor pago para os seguintes casos: furtos, roubos ou perda total. Ou seja, se você sofreu algum desses prejuízos, pode solicitar a uma unidade da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) a restituição do imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Como saber se tenho direito à restituição do IPVA por perda total?

É considerado perda total quando o veículo é acometido de sinistro. No entanto, o valor do conserto tem que ser maior que 75% que o valor total do automóvel no mercado. Nesses casos, o documento de comprovação é o boletim de ocorrência.

Como é feita a restituição do IPVA?

O IPVA é um imposto estatal e, logo, cada Estado adota regras específicas para a restituição do imposto. Alguns estados devolvem o valor total, enquanto outros o fazem proporcionalmente.

De qualquer forma, o primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência para depois entrar em contato com a Sefaz ou Detran PR, Detran São Paulo ou da sua cidade. Vale lembrar que não adianta tentar pedir o imposto de volta se você não está em dia com a Receita Federal.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

A restituição do IPVA em caso de perda total só ocorre no ano seguinte do sinistro. Mas isso é válido para os casos em que o IPVA já tenha sido recolhido. Além disso, o proprietário do veículo ainda pode escolher entre receber o valor ou deduzir do IPVA do próximo ano, caso tenha adquirido um novo automóvel.

O que devo fazer se eu não receber a exoneração? 

Dificilmente isso acontecerá, afinal, os sistemas do Renavam, Detran e da Secretaria da Fazenda são interligados nos estados que é válida a lei. Por exemplo, ao apresentar todos os documentos necessários no Detran SP, Detran PR ou outros (na sua localidade), não tem como os outros sistemas ficarem sem acesso à informação atualizada. 

Mas, caso ocorra, é indicado procurar a Secretaria da Fazenda para informar esse problema e, assim, solucioná-lo. 

Então, agora você já sabe como funciona a restituição do IPVA após perda total do carro. Além disso, viu que deve consultar as regras no seu estado, já que o Detran São Paulo pode funcionar diferente do Detran PR, e outros estados.

Se ficar com alguma dúvida, consulte o órgão responsável em sua cidade.

Como consultar os valores de restituição do IPVA? 

Você pode consultar os valores de restituição do IPVA diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento, na área IPVA.  

Por exemplo, no caso do portal para quem está e o emplacamento é de São Paulo, basta acessar o portal do Detran SP e ir em ‘Consultar restituição furto ou roubo’ ou clicar em ‘Serviços’, após em ‘Consulta de restituição de veículo furtado e roubado neste Estado’. 

Em seguida, informar o Renavam e também o número do boletim de ocorrência. Se você mora no Paraná, por exemplo, acesse o portal do Detran PR. 

Em caso de dúvidas, compareça pessoalmente no posto de atendimento ao consumidor da sua cidade. 

*Publicado em: 

1/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
quantos pontos perde a cnh

Descubra com quantos pontos perde a CNH

Data: 07/02/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Dicas de Direção Leia agora

103 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • M
    maria luiza… says:

    olá, muito obrigada por nos dar a oportunidade de esclarecimentos.
    Em 28/11/21 sofremos um acidente e acionamos o seguro, que recolheu o veiculo para os reparos. Durante meses o carro ficou sob responsabilidade da seguradora na tentativa de recuperá-lo, no vencimento do IPVA mar/22 efetuei o pagamento total, em abril/22 a seguradora liberou o carro para utilização, no entanto o mesmo apresentou problemas e retornou a oficina e em maio/22 a seguradora decretou a perda total. Verifiquei que havia a possibilidade de restituição do IPVA pago, no entanto no estado de Minas Gerais não considera a determinação da lei federal. Gostaria de orientações sobre o procedimento para que eu possa solicitar e receber o pagamento do IPVA(na proporcionalidade).
    Agradeço desde já a sua resposta.


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezada Maria Luiza,

      Agradecemos pelo seu contato e lamentamos pelo ocorrido com o seu veículo.

      Quanto à sua dúvida sobre a restituição do IPVA, de acordo com a Lei nº 8.989/95, que dispõe sobre a isenção do imposto na aquisição de veículos por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas, o valor pago do IPVA é proporcional ao período de utilização do veículo. No entanto, para demais situações como a sua, a restituição do valor não é prevista em lei estadual em Minas Gerais.

      Nesse sentido, sugerimos que você entre em contato com a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais para obter informações mais precisas sobre o assunto.

      Esperamos ter ajudado e permanecemos à disposição para qualquer outra dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto.

  • E
    Edilson Bartolomeu says:

    OLÁ, ANTECIPO A GENTILEZA A ATENÇÃO A CONSULTA QUE FORMULO ABAIXO.

    MEU VEICULO TEVE PERDA TOTAL EM JANEIRO/23 E A SEGURADORA FEZ A INDENIZAÇÃO EM FEVEREIRO DE 2023, MAS DESCONTOU NA INTEGRALIDADE O IPVA E LICICENCIAMENTO, COM O QUE DISCORDEI PEDINDO DESCONSIDERAR POR QUE O LÓGICO, O CORRETO, SERIA DESCONTAR DO VALOR DA INDENIZAÇÃO O EQUIVALENTE A 2/12 AVOS DO IPVA/LICENCIAMENTO, MAS A SEGURADORA INSISTE NA COBRANÇA INTEGRAL. QUAL A ORIENTAÇÃO DESSA INSTITUIÇÃO ?


    • R
      Rebecca Gois says:

      Olá, Edilson! Agradecemos pelo seu comentário e pela oportunidade de ajudá-lo. Primeiramente, é importante lembrar que somos apenas um site que fornece informações sobre seguros de automóveis e não temos afiliação com nenhuma seguradora em particular.

      No entanto, podemos orientá-lo a respeito da cobrança do IPVA e do licenciamento em caso de perda total do veículo. De acordo com a legislação, é possível solicitar a restituição proporcional desses impostos caso o veículo tenha sido indenizado pelo seguro. Geralmente, essa restituição é calculada com base no tempo em que o veículo não foi utilizado, ou seja, o período de meses restantes do IPVA e do licenciamento.

      Sugerimos que entre em contato com a sua seguradora e solicite uma explicação sobre a cobrança integral dos impostos. Se ainda assim não houver uma solução satisfatória, recomendamos que busque orientação de um advogado especializado em direito do consumidor para que possa tomar as medidas necessárias.

      Esperamos ter ajudado e desejamos uma solução rápida e justa para o seu caso.

  • L
    Leticia says:

    meu veículo q é uma moto , deu perda total , uma cb 300 2010 , na época paguei ela a vista 11500 e hj ela na Fipe tá avaliada em 9500 , uma pessoa bateu em mim e a moto não danificou tanto, a seguradora da pessoa colocou ela na Honda e o orçamento deu 9 mil reais e ela deu perda total , eu consigo pegar o dinheiro e consigo recuperar minha moto pra concertar?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Leticia!
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.
      Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato e pagamentos, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • A
    Amanda Lins… says:

    Nosso veículo foi acometido em uma colisão dia 02/01/2023. Sendo declarada perda total dia 10/01/2023. A seguradora está exigindo pagamento da conta integral do IPVA do ano vigente para ser liberado a minha indenização. Isso procede?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Oi, Amanda!
      É comum a seguradora pedir pagamento das multas, respectivos impostos pertinentes ao veículo para efeito da indenização do seguro. Sugerimos que entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • J
    Joaquim Teixeira says:

    Olá o meu veiculo, envolvido em acidente, foi avaliado com “perda total”, uma vez que o valor de reparo atigiu mais de 75% do seu valor. A seguradora esta me “obrigando” a pagar , integralmenete o IPVA para me pagar o premio ( seguro) O acidente foi em 05 de Janneiro de 2023. O laudo da Seguradora saiu na sexta feira 13 de Janeiro O IPVA , se pago integramente vence dia 19. Sou obrigado a paga-lo? Vi materias que dizem que nao.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Joaquim!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • R
    Ronaldo Souza says:

    Olá, tive um acidente em 08/01/2023, meu IPVA vence ainda 30/jan/23, final da placa 5, estado RJ.

    Porém recebi a documentação e tem destacando o débito integral do IPVA. Entrei em contato com o despachante e fui informado que faz necessário o pagamento e na sequência “eu” deviria solicitar reembolso.

    Grato!


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Ronaldo!
      Qual a sua dúvida?
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • E
    Edson chaves… says:

    Boa tarde Gostaria de uma informação meu veículo deu perda total em uma colisão de trânsito será possível eu está recebendo o valor do IPVA de volta


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Edson!
      Como foi informado no artigo, a restituição para casos de perda total só ocorre no ano seguinte ao sinistro. Mas, isso é válido para casos onde o IPVA já tenha sido recolhido.
      Para mais informações consulte o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • B
    Brenner says:

    Meu Sandero 2011 modelo 2012 pegou fogo no último sábado 08/11/2022 e deu perda total. O fogo começou do nada e não sabemos o motivo, eu não tinha seguro no meu carro, eu posso tá fazendo alguma coisa pra parar de pagar ele? Faltava 8000mil reais pra eu quitar o que eu devo fazer? me ajudem.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Brenner!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • G
    gerson gonçalves… says:

    meu carro , que nesse caso não é meu é da minha empresa seguradora deu perda total, como os danos do carro segundo minha fraca analise daria conserto, e os carros usados estava muito caros em dezembro passado entrei com processo na justiça, para consertar o carro, porem juiz entendeu que devo e receber o carro mesmo, e não arrumar, porem agora enviando as documentações o carro foi comprado 07/2020 com beneficio do suframa aqui em Rondonia, devo mesmo pagar esse imposto p transferir esse carro que deu perda totaa? mesmo e venda não sendo uma opção minha?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Gerson!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • S
    Selma oliveira… says:

    Bom dia
    Paguei um seguro por dois anos,o vencimento foi em 05 de maio 2022
    Sofri perda total do veículo em 13/06/2022
    Como fica o restante do seguro pago visto que a vigência seria até 09/05/2023
    Obrigada


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Selma!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • P
    PAULO CESAR… says:

    Bom dia, meu carro sofreu sinistro no dia 14/01/2022, nesta data sequer havia vencido a primeira parcela do IPVA relativo ao ano de 2022 a seguradora deu perda total e descontou o valor do IPVA integral relativo ao ano de 2022. Isso é legal ?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Paulo Cesar!
      É comum a seguradora pedir pagamento de multas e impostos pertinente ao veículo para efeito da indenização do seguro.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • R
    Rosana says:

    Olá, paguei o IPVA do meu veículo no inicio de Jan/21 (parcela unica) porém no final de jan/21 meu carro pegou fogo e teve perda total. Fiz o BO e entrei no site da secretaria da fazenda para pedir restituição do IPVA pago. No site não tinha a opção de restituição por perda total e somente por furto e roubo mas preenchi ali mesmo. Hoje recebi email da Secretaria da Fazenda INDEFERINDO meu pedido e citando a legislação somente por FURTO E ROUBO (sem previsão para PERDA TOTAL).
    Como devo proceder agora?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Rosana!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • A
    ANDRESA CARLA says:

    BOA TARDE MEU CARRO DEU SINISTRO POR ALAGAMENTO O SEGURO DEU PERDA TOTAL MAS EU JÁ TINHA PAGO TODAS AS PARCELAS DO SEGURO A VISTA ELE DEU SINISTRO AGORA NO MES DE MARÇO DE2022 COMO EU FAÇO PARA RESTITUIR O IPVA ?? OBRIGADA


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Andressa!
      Você pode consultar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado para que possa esclarecer suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • D
    Diego Santana says:

    Olá, boa noite, me tira uma dúvida, sofre um sinistro de moto em 06/03/22, uma colisão frontal com um carro, meu seguro deu PERDA TOTAL na minha moto e vai me reembolsar o valor integral da tabela Fipe, eu tenho até o mês 06 para pagar o licenciamento e IPVA da moto, eu ainda preciso pagar ou não, oq faço,?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Diego!

      Por favor, entre em contato com o Detran da sua região ou sua seguradora para sanar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

    • I
      Ilacir Barroso… says:

      Encapotei meu carro e deu perda total, o IPVA vence em maio. sou obrigado pagar IPVA 2022 pra dar baixa?

      • A
        Augusta Miranda says:

        Olá, Ilacir!
        Por favor, entre em contato com o Detran da sua região para sanar suas dúvidas. SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.
        Atenciosamente,
        Equipe Seguro Auto

        • M
          Marcia.Daniel says:

          Resumindo , equipe seguro auto só quer fazer propaganda, não respondem a nenhuma pergunta. Procure seu advogado. Uffa!

          • A
            Augusta Miranda says:

            Olá, tudo bem?
            Somos também uma biblioteca de conteúdo e mesmo não tendo todas as respostas que procura, contribuímos com os leitores sobre assuntos do nicho.
            Atenciosamente,
            Equipe Seguro Auto

    • D
      Debora Tracy says:

      Boa tarde!

      Meu carro foi furtado e deu pt em dezembro/22, o laudo e a papelada foi assinada ainda dentro do mês. Acontece que a seguradora debitou o IPVA ref. 2023.
      Sabem me dizer se isso é o correto?

      • A
        Augusta Miranda says:

        Olá, Debora!
        É comum a seguradora pedir pagamento das multas, respectivos impostos pertinentes ao veículo para efeito da indenização do seguro.
        Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
        SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
        Atenciosamente,
        Equipe Seguro Auto

  • L
    Leandro Félix says:

    Olá, bateram no meu carro, acionei o seguro e o mesmo deu perda total no meu veículo. Eu havia pago o IPVA em Novembro de 2021 e o acidente foi em 04 de Fevereiro de 2022, ou seja, 2 meses após. Já fiz todo o procedimento e já recebi a indenização. Não sabia desta questão da restituição do IPVA. Mas e agora, eu posso pedir a restituição ou dedução sobre o próximo IPVA do novo veículo que adquiri? E esse boletim de ocorrência, eu fiz um, mas até então não havia laudo de perda total.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Leandro!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • C
    cledna says:

    Olá
    Aí fazer o inventário do meu esposo que faleceu de Covid, descobri que havia um carro no nome dele, vendido há muitos, cujo comprador não fez a transferência. Esse carro já é sucata há anos, mas só agora descobri.
    Tive que pagar IPVA desde 2016 até 2021 e já veio o IPVA de 2022 pra pagar.
    Será que tenho direito a restituição desse IPVA pago?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Cledna!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o Detran da sua região para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • K
    Kate lorraine… says:

    Boa tarde queria tirar uma dúvida ! Eu tive um sinistro , uma pessoa bateu em mim ela estava errada, o seguro dela está cobrindo meu carro porém deu PT, e a seguradora tera que quitar o veículo primeiro pq é financiado e me passar o restante. A minha dúvida é o IPVA vai vencer ainda, não venceu eu tive o sinistro dia 24/02/22 e o IPVA vence em 22/03/22 eu tenho que pagar o IPVA ainda???


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Kate!
      Para que a indenização ocorra, é comum a seguradora pedir o pagamento de multas e impostos pertinente ao veículo. Sugiro que você converse com o corretor de seguros para sanar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • T
    Tiago says:

    Olá, boa noite! Quando tendo seguro, me envolvo em um acidente de trânsito, porém, estou com o licenciamento do veículo em atraso. Mas, ainda assim, tenho direito a solicitar aos serviços da seguradora?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Tiago!

      Para acionar o seguro será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro. Veja com a seguradora a lista do que precisa ser enviado e confirme essa informação.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil. Nós somos responsáveis apenas pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • S
    Suelady says:

    Boa noite! Meu carro foi roubado em 23/07/2021. Sendo do Estado de São Paulo. Paguei o IPVA em janeiro, parcela única. Quantos avos irei receber? 5 ou 6/ 12 avos.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Suelady!

      Você pode verificar o valor que irá receber consultando o portal da Secretária da Fazenda e Planejamento.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • A
    Adriana Jeni… says:

    Boa tarde
    Tive um sinistro com meu veículo e deu perda total e enquanto verificaram o meu sinistro pediram a quitação do IPVA e o licenciamento para 2022 sendo q sua validade seria até abril deste ano e como deu perda total não seria necessário pagar se este carro irá deixar de circular como faço para reaver este valor .


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Adriana!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

      • C
        Clovis Deitos says:

        É uma resposta evasiva, já que a seguradora, no meu caso que foi idêntico, disse que vai descontar da minha indenização. E aí fico sem saber se terei o direito a restituição ou não. Até porque o meu sinistro com Indenização integral, ocorreu em 03/01/22, quarenta e tantos dias antes da obrigação de pagar o IPVA.
        Em resumo: temos ou não o direito dessa restituição que estamos pagando?

        Atenciosamente

        Obrigado

        • A
          Augusta Miranda says:

          Olá, Clovis!
          SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.
          Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.
          Aqui em nossa página solucionamos dúvidas referentes ao nosso site, como fazer cotação do seguro auto, entre outras pertinentes. As que são relacionadas ao serviço ofertado por uma seguradora apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.
          Atenciosamente,
          Equipe Seguro Auto

  • E
    Edinelson Aparecido… says:

    Olá, boa noite! meu carro devido as chuvas deu Perda total, eu gostaria de saber tenho que acabar de pagar o seguro e como procedo para receber o IPVA sendo que meu carro deu Perda no dia 14 de outubro eu tinha pago 3 meses do seguro deste ano


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Edinelson!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • R
    Raphael Herreira says:

    Olá, bom dia!
    Sofri um acidente com o carro em janeiro/21. O meu seguro era coberto por cooperativa, modalidade normal aqui no RJ. A mesma decretou perda total. Mas na hora da indenização, me cobraram o IPVA integral referente a 2021.
    Eu consigo nesse caso ser ressarcido?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Raphael!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • F
    Fábio Martins… says:

    Boa noite Jennifer Eliana,

    Meu caso é o seguinte: Sou do Estado de Goiás e meu carro é deste Estado. Tive meu carro roubado em Campinas-SP e graças a Deus tinha seguro. Fiz todos os tramites para acioná-lo. É possível consegui a restituição do IPVA se meu carro foi roubado em outro estado? Estava visitando minha filha que mora lá e ai teve o ocorrido.
    Agradeço se me responder essa questão

    Fábio Herculano


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Fabio!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      É importante lembrar que cada estado possui regras específicas no que diz respeito a restituição desse imposto. Portanto, consulte o Detran do seu estado para sanar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • D
    Djonatan Rodrigues says:

    Olá! Sou Djonatan. Capotei meu carro e não tem conserto e não tinha seguro também, seria ótimo não pagar o IPVA porque falta alguma parcelas ainda do financiamento? Seria possível?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Djonatan!

      Por favor, verifique com o órgão responsável em sua cidade.

      Atenciosamente!

  • A
    Ana lidia says:

    Boa noite! Tive um acidente e a seguradora deu pt. Bati na data 11/04/2020, pois sou obrigada a pagar mais 2 parcelas. Hoje dia 29/04/2020 e entregar pago, pois já irei enviar o Sedex enviado pela a seguradora os duts pagos?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Ana!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas sobre esse tipo de procedimento.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • F
    Fábio suassui says:

    Olá! Por gentileza, Meu chamo Fábio, bateram no meu carro, e a seguradora do outro veículo condenou o meu carro. Isso aconteceu em janeiro, e o IPVA do meu carro vence em junho, valor total, tenho que pagar o IPVA? Como proceder. Grato


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Fábio!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • L
    Leonardo says:

    Boa noite! Bati o carro na data de 28/12/2020. Comuniquei o sinistro na data de 29/12 e no dia 11/01/2021 o perito constatou perda total do veículo. Como a primeira parcela do IPVA tinha vencimento na data de 13/01 e o carro estava no meu nome, acabei pagando a primeira parcela na data de 08/01/2021. Eu consigo resgatar essa primeira parcela? Sou do estado de São Paulo.


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Leonardo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com a empresa responsável para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • L
    Lina says:

    Olá! Excelente matéria! O que você indica para meu caso? Paguei na terça-feira o IPVA total de 2021 e na quinta fui informada pelo meu seguro que o carro deu perda total? Liguei na secretaria da fazenda e me informaram que só teria restituição se fosse perda ou furto. Até agora não estou acreditando nisso, mas sua matéria me deu uma esperança. Aguardo sua ajuda.
    Lina


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Lina!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

      • M
        Maria Balbina… says:

        Boa noite! Paguei o meu IPVA valor total, no dia 26/03/2021 o meu cargo pegou fogo, o seguro já me pagou, mas preciso receber o IPVA pago, como devo proceder? Onde procuro o órgão para o ressarcimento?

        • A
          Andréia Silveira says:

          Olá, Maria!

          Você precisa verificar o órgão que atende em sua cidade. Geralmente, no site da prefeitura tem as informações.

          Atenciosamente!

  • L
    leticia costa says:

    Boa noite! Me envolvi em um acidente em 08/01/2021 e meu carro foi dado com PT pela seguradora em 13/01/2021. A seguradora diz que tenho que fazer a quitação do IPVA total de 2021. Liguei na secretaria da fazenda SP e me informaram que após a seguradora dar baixa integral no veículo ao Detran/SP, será gerado um boleto com o valor proporcional do IPVA. Estou muito confusa com relação a tantas informações. Por favor me ajudem.


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Letícia!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. Você também pode entrar em contato com o Detran/SP e solicitar esclarecimentos.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • A
    Andressa says:

    Fui envolvida em um acidente em Nov/2020 e eu não tinha seguro. Tanto o caminhão e o outro veículo que ocasionaram o acidente me atingindo tinham seguro, mas não quiseram acionar. Desta forma, vou brigar judicialmente. Porém, como não tenho laudo se PT por estar nesses trâmites judiciais, o IPVA chegou. Tenho que pagar? O que acontece se eu não pagar?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Andressa!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o o órgão responsável em sua cidade.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • M
    margarida says:

    Boa tarde! Meu carro deu perda total em dezembro e estou aguardando a indenização. Só que acabei pagando o IPVA. Como faço para receber a restituição?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Margarida!

      As leis que tratam da restituição do imposto são estaduais. Então, as regras de cada estado são diferentes. Consulte diretamente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

      Atenciosamente!

  • L
    Leandro Gonçalves… says:

    Bati o carro no final de dezembro de 2019, e a seguradora deu pt somente após a virada do ano, por volta do dia 5, eu devo pagar o IPVA e licenciamento?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Leandro!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • L
    Luis says:

    Boa tarde! Bati com o carro e deu perda total, sendo que ainda não foi liberado nem a emissão de boleto para pagar IPVA, pois hoje é dia 05 de janeiro. Eu mesmo assim devo pagar o IPVA desse carro?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Luis!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com um especialista para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • F
    Francisco de… says:

    Bom dia! Bati o carro em Extrema, Minas Gerais, e deu PT. Já recebi, b.o foi feito pela polícia rodoviária federal. Tenho que fazer outro b.o em São Paulo de perca total


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Francisco!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Desculpa, não entendi a sua dúvida.

      Abraços!

  • Ângela Nascimento says:

    Olá, me chamo Ângela, sofri um acidente e meu carro deu PT, há 7 anos.
    Descobri que nesse período de 7 anos estou em dívida ativa com IPVA, mas o carro não existe desde o acidente! Como proceder?


    • J
      Jeniffer Elaina… says:

      Olá Ângela, tudo bem?

      Foi dado baixa do veículo no Detran quando ele sofreu perda total? É preciso se informar se as informações do veículo estão atualizadas e se tiverem, procure um advogado para recorrer dessa dívida.

      Abraço!

  • A
    ANA PAULA… says:

    Boa tarde, me envolvi em um acidente e meu carro não tem seguro, mas o outro carro sim o mesmo já recebeu seu valor do PT e tudo. Minha pergunta é:
    após tudo resolvido eu preciso reembolsar o valor do seguro pago pela seguradora ao outro carro?


    • J
      Jeniffer Elaina… says:

      Olá Ana Paula, tudo bem?
      Tudo vai depender do que ocorreu no acidente e também sobre a cobertura da outra seguradora, se houve acordo entre as partes, etc. Para isso é importante tentar entrar em contato com a seguradora dele e também procurar um advogado.
      Abraço!

  • F
    Francisco Batista… says:

    Senhores, boa noite,

    Me chamo Francisco, moro em Pernambuco, tive o veículo roubado e a seguradora vai pagar o sinistro deduzindo o valor do IPVA, isso está correto?

    Obrigado.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Francisco,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

  • E
    Eva Maria… says:

    Olá,

    Dia 10/02/2020 meu carro foi coberto pela a enchente e deu pt, o IPVA foi pago total, aí fui até a secretaria da receita pra dar entrada no ressarcimento do oposto e a atendente falou que só se for furto ou roubo, é um absurdo isso, nem fez conta, disse que se eu quisesse entrasse no site da receita e me informasse.
    Preciso de ajuda, o que devo fazer?

    Obrigada


  • A
    Aurilia says:

    Olá, boa tarde,

    Bati o meu carro, deu pt, já paguei o IPVA 2020, fiz o b.o mas não foi feito o ic pelo perito da polícia, será que o laudo do perito da seguradora já vale?

    Obrigada


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Aurilia,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Em caso de sinistro, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajudá-la.

      Atenciosamente.

  • L
    Lia Oliveira says:

    Gente,

    Meu carro de PT, o sinistro foi dia 1 de Jan/2020. Tinha seguro e a seguradora ia me indenizar, descontou o IPVA Integral.
    Achei um absurdo e estou entrando com ação no pequenas causas, dentro do direito do consumidor, pois porque tenho q pagar um IPVA de um carro que deu baixa no gravame?

    Até.


  • A
    Andreia says:

    Bom dia,

    Minha moto deu perca total, gostaria de saber se a seguradora fica com a moto.

    Obrigada


  • A
    Alexandre Batista… says:

    Oi,

    Meu carro não tem seguro, tive q pagar o IPVA todo de 2020, eu tenho direito de ressarcimento, sou de Barretos, SP.

    Obrigado


  • P
    Paulo Fernando… says:

    Olá,

    Sou de São Paulo e liguei para a Secretaria da Fazenda pois meu carro deu Perda Total e tive que pagar o IPVA completo para transferir o carro para a seguradora. Acabei de ligar para a Secretaria da Fazenda e me informaram que para Perda Total (sinistro) não há restituição de IPVA.

    Poderia me informar se vale a pena ir presencialmente ou se para São Paulo realmente não há restituição parcial para esses casos?

    Obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

      • P
        Paulo Fernando… says:

        Oi,

        Na verdade a dúvida é sobre o ressarcimento do IPVA, junto a Secretaria da Fazenda de São Paulo.

        Até.

  • L
    Lucas says:

    Boa Noite,

    Meu carro deu PT em 25/01/2020, a seguradora demorou um tempo para dar PT, paguei a primeira parcela, as outras duas parcelas devo efetuar o pagamento?
    Fui ao Detran e ninguém soube informar.

    Att


  • F
    Francisco Sousa says:

    Bom dia, a seguradora deu perda total, o acidente foi dia 4/01/2020.
    O emplacamento é de são Paulo Capital, tenho direito a restituição do IPVA?

    Att


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Francisco,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajudá-lo.

      Atenciosamente.

  • G
    Gustavo says:

    Olá,

    Isso é ilusão. Não existe restituição quando você tem seguro.
    Acontece que pelo menos aqui no estado de PE, a Sefaz exige o registro de baixa do carro, ou seja, uma garantia de que esse carro está fora de circulação. E isso é conseguido entregando o recorte do chassi com a numeração. Ou seja, como você vai entregar para a seguradora o carro com o chassi recortado? Ela não vai aceitar. Inclusive, muitas vezes ela resolve recuperar o carro dado como PT ou vender para que outros recuperem e coloquem em circulação novamente. Recebi o valor do carro que foi dado como PT, porém o carro está em circulação.

    Atenciosamente.


  • M
    Marilia Nascimento… says:

    Boa tarde,

    Quando numa batida de carro ocorre PT e o carro e documentos entregues à seguradora em dezembro de 2019, pode ser desconsiderado o pagamento do IPVA 2020 pelo antigo proprietário?

    Att


    • J
      José Milito says:

      Sim, é só levar o DUT que você assinou e autenticou no cartório que foi entregue a Seguradora. Vá ao Detran do seu estado com uma cópia autenticada e informe que o carro agora é de posse da seguradora.

  • M
    Mariana says:

    Olá,

    Meu carro deu perda total, mas no Detran do meu estado, seguradora e exatoria ninguém sabe responder sobre o ressarcimento dos valores de IPVA pagos. Onde mais posso me informar e resolver isto?

    Att


    • J
      José Milito says:

      Oi,

      O Correto é procurar a Secretaria da Fazenda do seu Estado para solicitar a restituição dos valores.

  • T
    Thiago says:

    Oi,

    Meu carro deu perca total e não tem seguro, está financiado, já paguei a metade do financiamento, quais são os meus direitos?

    Obrigado