dcsimg

Carta verde: o que é e como tirar a sua

Você já ouviu falar de Carta Verde? Não? Nada mais é que um seguro obrigatório apenas para veículos de passeio ou alugados que são registrados no Brasil, mas vão viajar para países do Mercosul, como por exemplo, Argentina, Paraguai e Uruguai. O mesmo vale para o inverso, ou seja, mora nestes países citados e vem para o Brasil.

O seguro, criado em 1995, também é necessário caso você compre um carro nesses países e ele não substitui o seguro do seu carro válido no Brasil.

Carta Verde

Qual é a cobertura do seguro Carta Verde?

O seguro Carta Verde irá cobrir as indenizações dos danos causados em veículos de terceiros, proprietários ou condutores de veículos de passeio nos países do Mercosul. Isso quer dizer que caso aconteça um acidente com o seu carro em Buenos Aires (Argentina), por exemplo, envolvendo terceiros você não terá que pagar o carro da outra pessoa.

Veja detalhes do que o seguro Carta Verde cobre:

  • Qualquer dano material causado a terceiros.
  • Qualquer dano corporal causado a terceiros, como por exemplo, morte, invalidez permanente e todas as despesas hospitalares.
  • Se necessário, o Carta Verde cobrirá os honorários de advogado (até 50%) para o segurado e qualquer custo judicial.

Além disso, existem limites de indenização. Serão pagos 40 mil dólares por pessoa em casos de danos corporais, morte, despesas hospitalares ou invalidez permanente e se acontecer danos matérias, a indenização será de 20 mil dólares por terceiro.

Como o seguro só cobre os danos causados por terceiros, caso você sofra algum acidente durante a sua viagem, terá que acionar o seu seguro do Brasil, por exemplo, e verificar se tem a possibilidade de uma extensão que atende os países da América do Sul.

Descubra como contratar o seguro Carta Verde

Sem a apresentação do seguro, você poderá ser impedido de entrar nestes países. Então, se está pensando para viajar para Argentina, Paraguai, Uruguai ou Brasil, precisa já contratar o seu seguro Carta Verde. Não adianta ter o seguro local do seu carro mesmo que dê o direito de extensão para a América Latina.

Você poderá contratar o serviço apenas pelo tempo de permanência da sua viagem ou por até um ano. O valor será pago em dólares e pode ser encontrado em qualquer corretora de seguros, consulado ou agências bancárias.

Importante pontuar que mesmo se a sua viagem seja feita de moto, o seguro é obrigatório.

Leia mais artigos sobre: ,

Comentários

Renato Dinis - 24 de Fevereiro de 2018 às 11:03

Bom dia,

Comprei um veículo novo, o stand ofereceu-me o seguro por um mês. Entregou-me um comprovante do seguro mas não me deu carta verde nem o respetivo dístico que vem na carta verde para colocar no pára brisas. Posso ser multado? Ou haverá algum prazo para ter a carta verde em virtude do carro ser novo?

Desde já, agradeço as informações.

Silvia Belinello - 7 de Janeiro de 2018 às 21:17

Olá,

Gostaria de saber:
1. Como e quais documentos precisa para tirar a carta verde?
2. Qual o prazo de validade da carta?

Obrigada

Augusto - 23 de dezembro de 2017 às 10:36

Oi,

Gostaria de saber:
1. Como tirar a carta verde?
2. Qual o prazo de validade da carta?
3. O veiculo (motocicleta) precisa fazer vistoria?
4. 0 condutor precisa de exames especiais?

Obrigado.

Luis Ronaldo - 4 de dezembro de 2017 às 20:16

Olá, tudo muito bem explicado quanto ao seguro, mas gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários quando o carro é de uma locadora de veículos.

Obrigado

Postar um comentário