Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Saiba tudo sobre seguro para transporte de cargas

Compartilhe nas redes sociais:

Se você trabalha como caminhoneiro deve entender a importância de contar com um seguro para transporte de cargas. Acompanhe esse artigo e descubra todas as informações mais importantes a respeito desse seguro.

O seguro para transporte de cargas vem se tornando um serviço fundamental nos dias atuais. Afinal, nos últimos anos os índices de roubo e furtos de cargas subiram consideravelmente. Conforme um levantamento feito pela NTC & Logística – Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, apenas nos últimos quatros anos esse problema teve um crescimento de 49% no país.

Os prejuízos somados por essa categoria de crime chegam a ultrapassar R$ 1,5 bilhões, e a única maneira de evitar tais prejuízos, é contar com um seguro para transporte de cargas. Pensando em ajudar a prevenir tais perdas, criamos esse artigo para explicar todas as informações importantes sobre essa modalidade de seguro, acompanhe.

Saiba tudo sobre seguro para transporte de cargas

O que é e como funciona o seguro para transporte de cargas?

O seguro para transporte de cargas, assim como o nome diz, é um serviço de proteção contratado apenas para o produto a ser transportado pelo caminhoneiro. Ele possui vigência apenas durante o período do transporte e pode contar com duas categorias, uma específica para o descolamento da carga, que geralmente pode ser contratada pela pessoa responsável pelo comércio da carga, seja a compra ou a venda dela. E a categoria de abrangência para terceiros, chamada de responsabilidade civil, que pode ser contrata pelo caminhoneiro ou responsável pelo transporte.

A categoria de seguro para transporte de cargas que protege apenas a carga pode ser contrata com dois tipos de coberturas, a nacional e a internacional. Já a categoria de responsabilidade civil possui diversos tipos de coberturas capazes de proteger o motorista da carga caso aconteça algum problema ao longo do transporte e ele seja tenha a obrigação de arcar com indenizações.

Além disso, é importante dizer também que o seguro para transporte de cargas voltado apenas para a proteção da carga, além da possibilidade de ser adquirido para transportes nacionais ou internacionais, também pode ser feito para qualquer categoria de transporte, não apenas os de via terrestre, mas também os aéreos, ferroviários e aquáticos.

As apólices de seguro para transporte de cargas são conhecidas pelo nome de ‘contra qualquer os riscos’ ou no inglês, seguro ‘all risks’. No entanto, esses seguros assim como todos os outros possuem riscos excluídos. Por isso, é importante que você esteja atento no momento da contratação do serviço.

Quem pode contratar o seguro para transporte de cargas?

Às duas categorias de seguro para transporte de cargas possuem intuitos de proteção diferentes, por isso, normalmente são contratadas por pessoas diferentes.

A primeira, que visa proteger o produto a ser transportado é ligado diretamente a comercialização da carga, logo, os responsáveis por sua contratação, costumam ser ou a pessoa que vendeu os itens a serem transportados, ou a que comprou. Isso porque essa proteção tem o papel de evitar que acidentes que promovam avarias a carga ou roubos e furtos causem prejuízo aos donos da mercadoria.

A cobertura conhecida como responsabilidade civil, garante a proteção da pessoa responsável pelo transporte da mercadoria. Em casos de acidentes ou possíveis problemas que causem avarias a carga. O responsável poderá contar com o seguro para cobrir as despesas, caso fique provado que essas foram de responsabilidade dele.

Conheça melhor as classes de seguro para transporte de cargas?

O seguro para transporte de cargas aquele responsável pela proteção da carga apenas, possui duas classes de seguro, um de cobertura nacional e um de cobertura internacional. Veja a seguir como cada um deles funciona:

Cobertura nacional do seguro para transporte de cargas

Esse serviço pode ser contratado através de apólices individuais, que cubram apenas um percurso, ou através de apólices conhecidas como ‘abertas’, que servem para viagens onde diferentes percursos serão realizados, desde que esses caminhos sejam sempre especificados individualmente.

O seguro para transporte de cargas de cobertura nacional pode ser adquirido por uma pessoa que seja dono do caminhão que fará o frete ou uma pessoa que contrate uma empresa ou um profissional para realizá-lo.

Além de cobrir qualquer categoria de deslocamento, independentemente da via que será necessária, essa cobertura abrange situações como roubo de mercadoria e extravio da carga.

Cobertura internacional do seguro para transporte de cargas

Essa é a categoria utilizada para produtos de exportação ou importação, e deve sempre ser feita sempre durante a negociação de venda e compra do produto, considerando o risco que o transporte utilizado envolverá.

Essa classe de seguro é contratada com foco sobre a proteção do produto a ser deslocado e não do percurso como a anterior, ou seja, ela protegerá a carga por todo o trajeto desde a sua saída até sua chegada.

Seguro para transporte de cargas de responsabilidade civil, veja como ele funciona

Essa classe de seguro é obrigatória, serve para transportes terrestres, aquáticos ou aéreos e garante indenizações devidas a avarias causadas na carga por terceiros. Ou seja, é uma proteção para a carga que deve ser contratada pelo responsável pelo transporte e tem como intuito fornecer indenizações caso o condutor do transporte provoque algum acidente ou dano ao produto transportado.

Essa classe de seguro para transporte de cargas possui cinco tipos de coberturas, que são:

1 – RCTR-C – Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga

Essa cobertura protege os condutores responsáveis pelo transporte terrestre, e garante indenização caso o condutor se veja obrigado a arcar qualquer prejuízo causado à carga durante a viagem.

Ou seja, se acontecer qualquer tipo de acidente o transporte, seja uma colisão, um incêndio, um tombamento, etc., e a carga sofrer avarias, o condutor estará livre de arcar com os prejuízos.

2 – RCTA-C – Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas

Como diz o nome esse seguro garante a proteção do responsável pelo transporte aéreo da carga em questão. E é relacionado a possíveis problemas que podem acontecer durante essa categoria de deslocamento e causem avarias ao produto transportado.

3 – RCA-C – Responsabilidade Civil do Armador – Cargas

Essa cobertura é voltada para o responsável por transportes aquáticos, sejam eles fluviais, marítimos, lacustres. Oferece também a certeza de indenizações caso algum dano seja causado a carga durante o deslocamento e pode cobrir tanto, viagens nacionais como internacionais.

4 – RCTR-VI – Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional

Esse seguro serve para todos os transportes realizados pelos países do Mercosul – Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, fornecendo a proteção desde o endereço de envio do transporte até o endereço destino.

5 – RCF-DC – Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga

Esse seguro visa proteger contra roubos. Sejam eles ocorridos sobre ameaça ou violência, ou os chamados ‘desaparecimentos’, quando o meio de transporte é levado com a carga dentro.

Independentemente do tipo de seguro para transporte de cargas que seja contratado, o período máximo para que as indenizações sejam feitas é de 30 dias, contando a partir da data em que todos os documentos necessários foram entregues a seguradora. Se você trabalha com o frete de cargas ou costuma enviar muitos produtos em longas distâncias, é importante que sempre possa contar com um seguro para transporte de mercadorias. Assim poderá evitar possíveis prejuízos e grandes dores de cabeça.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *