dcsimg

7 perguntas importantes na cotação do seguro do auto

7 perguntas importantes na cotação do seguro do autoVai contratar um seguro e não sabe muito bem como ele funciona ou está na dúvida de alguma coisa? Isso acontece bastante, mas na hora dá um branco e a pessoa acaba esquecendo de perguntar coisas importantes. Por isso, veja quais são as perguntas fundamentais a serem feitas para o corretor na cotação do seguro do auto.

Confira as principais perguntas para fazer na hora da cotação do seguro do auto

1 – O que o seguro cobre?

Pode parecer uma pergunta boba, mas existem diversos tipos de seguro no mercado e cada um específico para certo fim. Enquanto alguns são mais simples e contam apenas com cobertura contra roubo furto e incêndio, outros são mais completos e incluem também colisões e danos a terceiros.

É muito importante ter essas informações claras para não ter supressas na hora que você mais precisar.

2 – O que o seguro não cobre?

Se você já perguntou o que o seguro cobre essa pergunta então seria dispensável correto? Errado. Quando fazemos o seguro não pensamos em situações esporádicas como, por exemplo, enchentes e essas causam grande dano ao veículo, porém só nos lembraremos disso ao corretor dizes que esse item não está incluso.

3 – Como funciona a franquia?

Existem 3 tipos de franquias: a normal, reduzida e ampliada. Isso influencia diretamente tanto no valor do prêmio como no valor a ser pago pela franquia. Por isso é importante entender cada uma delas e verificar qual mais se adequa ao seu perfil para não ter surpresas na hora do sinistro.

A franquia reduzida faz com que o valor do prêmio fique menos e ela seja mais baixa. A franquia ampliada diminui significativamente o prêmio, mas praticamente dobra o valor da franquia, já a normal é um meio termo.

4 – Posso usar meus bônus?

Muita gente não sabe, mas a cada ano que você tem um seguro auto e não sofre sinistro acumula pontos e esses são convertidos em bônus que viram desconto na hora de renovar o seguro. Com isso é possível ter uma redução nos valores e esses são válidos mesmo que você opte por renovar o seguro com outra seguradora.

5 – Como terei certeza de que a apólice foi aprovada?

Não é simplesmente solicitar o seguro e pronto ele será aprovado. É preciso que o veículo passe por uma vistoria, o seu questionário de risco seja avaliado para somente depois a apólice ser aprovada, pois pode haver recusa por parte da seguradora.

Porém muita gente acaba esquecendo de verificar isso e a proposta é recusa e o carro fica sem seguro. Por isso é importante verificar com o corretor um prazo de retorno com a confirmação da aprovação.

6 – Se tenho itens de segurança, posso ter um desconto?

Que utiliza sistemas de alarme e rastreadores costumam ter um desconto no seguro, isso porque eles garantem uma maior proteção ao carro. Por isso eles devem ser mencionados no questionário e também questionado ao corretor.

7 – Conto com benefícios adicionais?

Muitas seguradoras contam com benefícios adicionais, como serviço de guincho e auxílio pane seca, que podem ser muito úteis em caso de imprevistos. Algumas também possuem um clube de benefícios que garante desconto em diversos estabelecimentos credenciados.

Fique atento e faça essas perguntas ao realizar uma cotação do seguro do auto. Aproveite e conte com a ajuda do SeguroAuto.org!

Comentários

Sanaira Silveira - 13 de setembro de 2017 às 13:28

Bom dia Raimunda,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-la.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Raimunda - 9 de setembro de 2017 às 00:40

Olá,

Porque recebe comunicação de sinistro da Porto Seguro Auto, sendo que ainda não possuo carro. Com número 5312017304784 do dia 08.09.17. Me expliquem, não estou entendendo.

Raimunda Valadares.

Sanaira Silveira - 17 de Abril de 2017 às 14:13

Bom dia Dilson,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Abraço

Dilson Caetano - 12 de Abril de 2017 às 16:45

Boa tarde,

Qual o procedimento de restituição de um valor pago a empresa? Como posso ser restituído?
Segue dados referente a parcela paga:
Proposta 547857
Valor R$ 239,24 a ser ressarcido
Data 06/01/2017

No aguardo.

Sanaira Silveira - 2 de Fevereiro de 2017 às 15:31

Boa tarde Paulo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com seu corretor para que possa te ajudar.
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Abraço

Paulo Albano - 1 de Fevereiro de 2017 às 00:17

Oi,

Gostaria de saber onde vejo os meus bônus, não acionei nenhum sinistro e como sei que o meu corretor está dando todos os descontos possíveis?

Grato.

Sanaira Silveira - 21 de Janeiro de 2017 às 13:12

Bom dia Luana,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para renovar seu seguro auto, entre em nossa página e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Luana Renck - 20 de Janeiro de 2017 às 16:01

Boa tarde,

Como faço para atualizar o seguro que vence no próximo mês?

Obrigada

Sanaira Silveira - 29 de novembro de 2016 às 17:52

Boa tarde Rosa,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Se você preencheu o formulário em nosso site, o mais breve um de nossos corretores parceiros entrará em contato com você.

Abraço

Rosa - 28 de novembro de 2016 às 04:53

Bom dia,

Fiz a cotação do seguro, eles vão me ligar?

Obrigada

Postar um comentário