Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona um mini rastreador de veículos

O mini rastreador de veículos pode operar com diferentes tecnologias, mas todas possuem o mesmo objetivo. Veja!

Ter uma forma de monitorar o veículo à distância é uma maneira de ter mais segurança. Por isso muita gente tem buscado pelo mini rastreador de veículos para usufruir de seus benefícios.

Esse serviço não deve ser considerado apenas um monitoramento. Ele pode ajudar na recuperação de veículos em caso de roubo e furto e oferecer serviços adicionais como alertas.

Sendo um equipamento pequeno, tem a vantagem de ser discreto e passar despercebido.

Como funciona um mini rastreador de veículos

Imagem: Getty Images

Quais as formas de sinal de um mini rastreador de veículos?

Quando se fala em forma de funcionamento podemos imaginar como envia e recebe sinal. Isso irá depender de como a empresa optou por produzir seus equipamentos.

Uma dessas formas é a utilização de radiofrequência. Ele utiliza o sinal emitido pelas antenas de rádio para enviar a sua localização. Por isso, precisa estar dentro da área de cobertura para funcionar.

O rastreador por chip utilizará os mesmos princípios de um celular. Será inserido o cartão sim nele e a troca de informações será feita com as antenas das operadoras de celular.

Nesse caso a área de cobertura depende do sinal que é oferecido pela operadora e esse costuma ser fraco ou inexistente em locais remotos e distantes das cidades.

Por último existe o mini rastreador de veículos que utiliza o GPS. Ele funciona com os sinais enviados por satélites que ficam em torno da terra.

A grande vantagem nesse caso é que a área atendida é bem maior.

Como funciona o rastreador?

O mini rastreador de veículos precisa ser colocado no carro para que possa funcionar, existem modelos que são móveis, eles não exigem instalação. Outros ficam conectados com o carro.

Após serem colocados no local correto, enviam informações sobre sua localização frequentemente, e alguns casos a demora é de segundos. Dessa forma é possível saber em tempo real a posição do veículo.

Para consultar a localização é utilizado um app ou software específico do equipamento ou da empresa que presta o serviço. Os usuários podem fazer o acompanhamento e ativar e desativar outras funções como cerca eletrônica por meio desses canais.

O equipamento deve permanecer funcionando constantemente, porém, os móveis podem exigir recargas para que a bateria não acabe.

O mini rastreador de veículos monitora ou rastreia?

É preciso entender a diferença entre esses tipos de serviço. O rastreamento permite saber a localização do carro. O usuário pode entrar no aplicativo e verificar essa informação.

No caso de ter o serviço contratado mensalmente por uma empresa, deverá comunicar a ela se acontecer algum roubo ou furto. Se a pessoa comprou apenas o equipamento e deseja cuidar de todo o processo, deve ficar atenta e tomar as providências se algo vier a acontecer.

Já no caso do monitoramento, ele pode ser feito por uma empresa que oferece o serviço com cobrança mensal. Além de ter acesso ao rastreamento, uma central tem acesso em tempo real às informações.

Para isso deverão ser configuradas algumas informações como rota a ser seguida, horários e outros. Além disso, são gerados mais dados como distância percorrida, alertas de manutenção e outros.

Normalmente, o monitoramento é mais utilizado no setor de logística que precisa acompanhar a operação em tempo real.

Vale a pena investir em um mini rastreador de veículos?

O rastreador é um equipamento de segurança sendo bastante útil para veículos de passeio e profissionais. A vantagem desse equipamento é que ele é pequeno, por isso, acaba ficando despercebido pelos bandidos. Isso facilitará a localização em caso de roubo e furto.

Para quem deseja contratar um plano de rastreamento, os valores podem ser bastante acessíveis. Os custos mensais com o mini rastreador de veículos são reduzidos perto dos benefícios que se consegue com ele.

Outro ponto é que o equipamento pode sair gratuito ou ser parcelado sem que pese no orçamento.

Os serviços adicionais como cerca eletrônica, alertas e até mesmo distância percorrida são úteis. Eles ajudam na manutenção e conservação dos carros e podem auxiliar no controle de gastos.

Para quem tem um seguro auto uma boa notícia. Pelo fato do carro ter um item de segurança a mais que aumenta bastante as chances de recuperação em caso de roubo, o produto será mais barato. O valor do seguro costuma diminuir para quem conta com um rastreador instalado.

O mini rastreador de veículos ajuda no cotidiano e aumenta as chances de recuperação do carro. Por isso, vale a pena investir nele.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *