Garantia do carro após conserto pelo seguro: de quem é a responsabilidade?

Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre a garantia do carro após conserto pelo seguro.

Você já parou para pensar sobre a garantia do carro após conserto pelo seguro? O tema não é muito comum, mas pode gerar muita dúvida após problemas.

Imagine que seu carro sofreu um sinistro, mas você tem seguro. Então, logo ele foi reparado e teve os custos pagos pela seguradora. Após algum tempo, porém, o veículo apresentou defeito e teve que voltar à oficina.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

O mecânico percebeu que o problema está em algo recuperado no último sinistro. Ou seja, o defeito é fruto de um trabalho mal feito da oficina anterior. O que fazer?

Para começar a responder, precisamos dizer que existem dois modos de consertar o veículo após um sinistro. No primeiro, o usuário leva o seu veículo a uma oficina referenciada.

Ou seja, a uma oficina que possui parceria com a seguradora. A segunda alternativa é levar o carro à oficina que você desejar, mesmo ela não sendo referenciada.

O processo de reparo em uma oficina referenciada costuma ser mais simples. Isso porque, a seguradora já trabalha com a empresa, conhece os seus procedimentos e orçamentos.

Para escolher uma oficina “de fora”, porém, o usuário precisa realizar um orçamento do conserto. Depois, deve apresentá-lo à seguradora e aguardar aprovação. As operadoras só costumam aprovar a realização do serviço quando ele mantém seus custos dentro do padrão. Do contrário, o segurado precisa buscar novas oficinas e solicitar nova aprovação. A seguir, descubra quem é o responsável pela garantia após o conserto

Garantia do carro após conserto pelo seguro: de quem é a responsabilidade?

Imagem: Getty

A garantia do carro após conserto pelo seguro

Quando o carro é levado à referenciada

Como citado, levar o carro à oficina referenciada torna o processo de reparo mais simples. Especialmente se, depois, for necessário cobrar a garantia do serviço. Como oficina e seguradora são parceiras, a operadora do seguro assume a responsabilidade pelo dano e solicita novo conserto.

Para garantir este novo reparo, o usuário precisa entrar em contato com o seu corretor e informar sobre o ocorrido. Em seguida, a seguradora irá realizar vistoria. O objetivo dessa avaliação é verificar se o dano ao veículo foi mesmo provocado pela oficina, ou se não é fruto da falta de manutenção do carro ou outro fator. Se ficar comprovado que o defeito tem relação com o sinistro anterior, a seguradora solicitará e pagará o novo conserto.

Quando o carro é levado a outra oficina

Já o processo após levar o carro a uma oficina de livre escolha pode ser pouco mais trabalhoso. Há  situações, por exemplo, em que, antes do reparo do primeiro sinistro, a seguradora solicita ao consumidor a assinatura de um termo. Esse termo eximirá a empresa da garantia. Afinal, ela não conhece o trabalho da oficina, e não poderá ser responsabilizada por um mau serviço.

Nesse tipo de cenário, a garantia pelo conserto deve ser cobrada da oficina. Se o carro apresentar defeito após os reparos, retorne à empresa que realizou o serviço e informe o ocorrido. Normalmente, a oficina realiza o novo conserto de graça, ou então por preço mais baixo do que o comum.

O que o Código de Defesa do Consumidor diz?

Apesar do termo de isenção da seguradora, citado no tópico anterior, o Código de Defesa do Consumidor considera-o como irregular. Segundo o órgão, a operadora do seguro não pode se eximir do chamado princípio de responsabilidade solidária. O princípio destaca que, como conserto e seguro estão ligados, não deve ocorrer separação de responsabilidades entre os agentes.

Ou seja, seguradora e oficina devem arcar com o novo conserto. Principalmente a seguradora, que é a responsável por proteger o seu carro. Caso a empresa se negue a assumir a garantia, o consumidor pode questioná-la juridicamente.

De qualquer modo, todas as regras citadas nesse texto podem variar conforme a empresa de seguro. Por isso, antes de contratar a proteção, é fundamental ler o contrato com atenção.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Caso na apólice não hajam regras específicas sobre a garantia do carro após conserto pelo seguro, questione-as ao seu corretor e solicite um adendo ao contrato. É importante estabelecer as regras de proteção desde o início, para que você não tenha surpresas desagradáveis no futuro.

4.5/5 - (2 votes)

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
martelinho de ouro

Martelinho de Ouro: Conheça Suas Funções e Se o Seguro Auto Cobre

Data: 23/01/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • F
    Fernanda says:

    Oii, boa tarde.
    Roubaram o meu carro, foi recuperado mas com defeito no motor. A seguradora vem se negando a pagar a avaria. Isso é possível?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Fernanda!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • F
    fernando says:

    bateram no meu carro a pessoa que bateu tinha seguro então a seguradora mandou arrumar meu carro e as peças colocadas e pintadas ficaram diferente da cor atual do carro pois as peças novas ficaram com cor nova e o resto do carro com a pintura velha meu carro ficou com duas tonalidade de cor o que fazer agora


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Fernando!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • E
    Evelin Gomes says:

    Tive um sinistro com meu veiculo e o seguro me informou que seria feito o reparo e não teria nenhuma vistoria após o concerto e que eu teria que permanecer no seguro por pelo menos 18 meses após o ocorrido. Isso procede?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Evelin!
      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
      Verifique também se a sua seguradora está cadastrada no site da SUSEP.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • L
    Luzelio de… says:

    Boa noite….bateram em meu carro parte frontal, e foi acionado o seguro., o carro foi levado para uma Oficina credenciada pelo.apos 2 meses fui pegar o veiculo, só que ficou em em pessimo muitos problemas.a seguradora me orientou a levar de volta a oficina. Mais estou receioso de levar de volta. P que fazer.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Luzelio!
      Por favor, entre em contato com a sua seguradora para tentar entrarem em um acordo.
      Seguro Auto é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • G
    Gerhard Johse… says:

    No caso de um reparo mal feito por oficina credenciada a tal ponto que não quero realizar o reparo com eles novamente eu tenho o direito de pedir para que seja feito em outra credenciada?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Gerhard!
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.
      Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • G
    GERONIMO NASCIMENTO says:

    SEGURADORA UMA ESCOLHA DIFICIL
    Tenho um carro segurado na PORTO SEGURO, que foi autorizado o serviço no dia 27/01/2022 na oficina POLICAR PINTURA, após 45 dias da narrativa de faltas de peças procurei a CONCESSIONARIA HYUNDAI para certificar da veracidade a mesma relatou que a peça em falta faria o pedido e chegaria no prazo de 10 a 15 dias mediante o pagamento de 50% no ato do pedido, entrei em contato com a SEGURADORA e pedi a retirada do carro da oficina por ter ter condição para bancar o serviço a mesma pediu 24h para resolver em seguida negou a retirada relatando que as peças tinha sido comprada 20% informei que pagaria mais queria a retirada e foi negada, pediu um prazo de + 30 que venceu agora pediu + 30 dias alegando que a peça foi feito o pedido na fabrica e chegou errada, já entramos para o 7 MÊSES nessa enrolada já imagino quantos problemas vô ter espero que a JUSTIÇA consiga me apoiar, tenho que ALERTAR A TODOS procure estudar a seguradora em todos os canais de comunicação antes de contrtar.


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Geronimo!
      As coberturas oferecidas por um seguro variam muito por empresa. Portanto, é preciso que antes de realizar essa contratação, você conheça bem os serviços oferecidos por essa cobertura.
      Busque entender as regras com seu corretor e veja a apólice que assinou no momento da contratação.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • J
    Jair Puridade says:

    olá sou Jair puridade há a aproximadamente 2 anos houve um engavetamento com 4 veículos onde acebei envolvido acionei meu seguro que é com a Multclub onde paguei franquia foram feitos serviços e com a passar do tempo fui observando e vendo que os serviços ficaram a desejar como ferrugem em partes que eles fizeram reparos inclusive causando vazamentos de agua; Como moro em salvador e eles são de outra cidade não tive como levar o veiculo antes, no entanto relatei para o responsável os problemas já visível no período porém vai fazer 2 anos e agora eles estão se negando há realizar reparos para corrigirem tais problemas, por esse motivo gostaria de obter mas informações sobre a garantia do principio de reciprocidade solidaria como tempo e como faço para fazer valer meus direitos desde já obrigado


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Jair!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

    • J
      jonathan says:

      A garantia é de 3 anos

  • R
    Ricardo Pimentel… says:

    Boa noite deixei meu carro pra fazer um concerto de pintura numa oficina credenciada pelo seguro de terceiros,quando fui pegar o carro apresentou problemas mecânicos o que devo fazer ,se deixei o carro em bom estado


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Ricardo!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • L
    Lívia Veloso says:

    Boa tarde!
    Bati meu carro e a seguradora enviou meu carro a uma oficina credenciada, mas o carro voltou com algumas falhas. Tenho o direito de escolher outra oficina para fazer os novos reparos ou tem que ser na mesma anterior?


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Lívia!
      Olá, !
      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • K
    Kristhina says:

    Boa noite!

    Bati meu carro na parte frontal. Acionei meu seguro e o carro foi deixado durante mais de trinta dias na oficina credenciada e indicada pela seguradora. Além do atraso na entrega do veiculo, após pagar o valor da franquia e assinar a entrega do veiculo quando saí da oficina, o carro apresentou falha mecânica (não desenvolvia) acabou parando na BR. Acionei a oficina, a mesma enviou um guincho e ao retornarmos, a oficina mandou eu ir embora e procurar uma oficina pois não seria mais responsabilidade deles. Eu friso: “Bati meu carro andando!”
    Fica sob os cuidados da oficina todo esse tempo e agora não é problemas da oficina?
    Por gentileza, poderiam me orientar?

    Grata.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Kristina,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

  • F
    Francisco Carlos… says:

    bom dia,

    Meu carro sofreu um sinistro, mandei onde tinha comprado por estar na garantia, eles falaram que não tinha oficina lá, e mandaram para outra oficina que era concessionária, chegando lá depois de arrumar o meu carro, descobri que não era concessionária, mas sim uma oficina terceirizada, perdi a garantia o que faço?

    Até mais.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Francisco,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.