Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Gasolina ou etanol: faça as contas e veja o que compensa mais

Quer economizar com o carro? Uma dica, então, é comparar etanol e gasolina sempre que for ao posto. Muitas vezes, abastecer com álcool pode poupar alguns valores ao bolso.

Na hora de abastecer, quem tem carro flex precisa fazer as contas para saber qual combustível compensa mais – gasolina ou etanol. Afinal, toda economia é bem-vinda, principalmente em momentos de crise econômica.

Mas, com tanta mudança no valor do combustível, acaba ficando difícil saber o que está compensando mais. Então como resolver essa questão?

E por que será que a gasolina no Brasil é tão cara? Nós investigamos para você!

Se esta é a sua dúvida, temos algumas dicas que podem te ajudar a fazer a escolha certa. Neste caso, você vai precisar considerar o preço e também o desempenho que cada um os combustíveis proporciona ao seu veículo.

Isso porque, o etanol, apesar de ser mais barato, acaba sendo consumido bem mais rápido do que a gasolina. Ou seja, ele rende menos, e nem sempre vale a pena.

Continue acompanhando o texto e veja como fazer as contas. Assim, você não vai errar quando a dúvida for abastecer com gasolina ou etanol!

Ah, e aproveite para conferir também nosso texto com os 10 carros que consomem menos combustível, pois é uma maneira a mais de economizar :)

Gasolina ou etanol: faça as contas e veja o que compensa mais

Como fazer as contas e ver se compensa gasolina ou etanol

Se você deseja economizar na hora de abastecer o carro, vai precisar realizar uma simples conta sempre que chegar ao posto de gasolina.

A base é a seguinte: só vale a pena abastecer com etanol se o preço desse combustível for correspondente a até 70% do preço da gasolina.

Para fazer o cálculo é bastante simples: basta pegar o preço do litro da gasolina e multiplicar por 0,7. Se o resultado for maior do que o preço do litro do etanol, então vale a pena abastecer com o etanol; já se for menor, opte pela gasolina.

Pode-se fazer a conta de outra maneira. Nesse caso, é preciso pegar o valor do litro do etanol e dividir pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, use a gasolina; já se for menor, use o etanol. Fácil, não é?

Vamos um exemplo, para que esse requisito fique ainda mais claro. Imagine que você chegue ao posto de gasolina, e a gasolina esteja custando R$ 3,50 o litro.

Para que o etanol valha a pena nessa situação, ele deverá custar, no máximo, R$ 2,45. Caso seu valor seja maior por litro, o etanol não valerá a pena, pois seu preço iria superar 70% do custo da gasolina.

Vantagens do etanol e gasolina

Cada um dos tipos de combustível possui suas vantagens. A gasolina comum, por exemplo, promove um menor desgaste do motor.

Ela também garante uma vida útil maior ao lubrificante do motor, mantendo a eficiência energética do carro. Ao mesmo tempo, porém, ela tem alto potencial de poluição.

O etanol, por sua vez, polui pouco. Ele é obtido por meio da fermentação de produtos como a cana-de-açúcar, e por isso emite pouco gás carbônico.

Já a gasolina aditivada dá desempenho ainda melhor ao motor e diminui o desgaste de peças.

Talvez, então, você esteja se perguntando: se o álcool não polui e normalmente é mais barato, por que não abastecer com ele sempre — mesmo que seu custo supere os 70% da gasolina? A resposta é simples: porque o etanol é consumido 30% mais rápido do que a gasolina.

Por isso, abastecer o veículo com etanol quando ele foge da proporção indicada pode significar prejuízo. Afinal, o usuário terá que reabastecer o carro mais rápido, e a economia que ele pensou ter feito inicialmente vai evaporar.

Vale destacar, porém, que a gasolina não aumenta a potência do carro. Na verdade, sua principal vantagem é que ela é consumida mais lentamente, além de ser capaz de manter a potência a toda.

A gasolina também é uma melhor opção para dias frios, pois não perde a temperatura tão facilmente. Pela manhã, um carro abastecido apenas com etanol pode demorar a ligar.

Uma dica, então, é que, caso você abasteça com álcool, insira ao menos alguns litros de gasolina no tanque. Assim, o auto terá maior facilidade em “pegar no tranco”.

Quer saber por que a gasolina no Brasil é uma das mais caras do mundo? Nós te explicamos!

Use aplicativos de celular para ver se compensa gasolina ou etanol

É ruim em matemática, ou não quer ficar fazendo conta todas as vezes que for ao posto de gasolina? Sem problemas!

A tecnologia pode auxiliar na sua decisão na hora de abastecer, garantindo eficiência e economia.  Como? Por meio dos aplicativos para celulares, soluções práticas e rápidas!

Basta instalar o app e usá-lo quando for abastecer, já que, provavelmente, você sempre tem o celular na mão.

São vários os aplicativos disponíveis na Apple Store (em smartphones da Apple) ou na Play Store (Android).

O “Álcool ou Gasolina, chefia?”, por exemplo, utiliza a base de cálculo dos 70%, e tudo o que você precisa fazer é informar o valor dos combustíveis  que aparecem na bomba.

Já o BrasilFLEX 2.0 é mais completo e, além de fazer esse cálculo, ajuda a organizar melhor os gastos com o veículo.

Suas outras funções incluem o cálculo do consumo médio do carro por quilometragem, gastos com combustíveis, entre outros.

Agora, se você quer encontrar o posto mais barato, há o app Gazo. Ele ajuda na hora de abastecer porque faz uma pesquisa de preço entre os postos de combustíveis mais próximos, lhe informando o mais barato.

O aplicativo consegue, até mesmo, indicar a distância do posto de gasolina e traçar uma rota até o local, conforme a sua localização atual.

Você usa outro aplicativo para decidir entre gasolina ou etanol? Compartilhe nos comentários qual é o seu preferido!

Cuidados para economizar

De qualquer forma, não adianta ficar fazendo conta para tentar economizar se o seu veículo gastar muito. Por isso, sempre vale a pena, antes da compra do carro, verificar o selo de classificação fornecido pelo Inmetro.

Este selo informa a eficiência energética do veículo. Tendo um carro econômico e fazendo as contas, avaliando se compensa mais a gasolina ou o etanol, os seus gastos vão diminuir.

Você também vai precisar fazer a manutenção periódica do seu automóvel. Peças danificadas e/ou desreguladas podem aumentar consideravelmente o gasto de combustível do veículo.

Sem contar que, consertar um problema é bem mais caro do que preveni-lo.

Lembre-se de fazer as contas e comparar as vantagens da gasolina e do etanol sempre que for ao posto.

Assim, você terá maior segurança de economizar ao menos um pouco por mês. Ao fim do ano, essa economia poderá fazer grande diferença no orçamento.

Leia mais artigos sobre:

7 Comentários

  • Hayra Kampf says:

    Olá!

    Vocês confundiram a explicação, se o resultado do cálculo for maior que o preço do etanol, o que compensa é a gasolina e não o etanol, pois significa que o etanol está mais de 70% do valor da gasolina. Por isso comentaram aqui que os cálculos não batem.

    Abraço

  • Ivan says:

    Bom dia, as fórmulas não batem, na primeira fórmula multiplicando por 0,7 o valor que aparece é inferior ao preço do etanol o que indicaria que o mais viável é o álcool. Já usando os mesmos valores na segunda fórmula o resultado final dá superior a 0,7 o que indicaria para usar a gasolina, deu contradição. Usei os mesmos valores reais do álcool e da gasolina aqui da cidade.

    Até mais.

  • César Aparecido says:

    Vai com Dios amygo, a pé ou de bicicleta pra onde você quiser, pois eu vou é de carro!
    Valeu pela matéria, muito boa explicação e não tive jeito, tive mesmo é que começar andar no álcool mesmo.

    Até!

  • Ulysses Ribeiro says:

    Olá,

    Eu não andaria de bicicleta em dia chuvoso ou de temporal, nem em dias de frio a 12 graus.
    Como também nunca iria de bicicleta de Campinas até São Paulo para trabalhar e depois retornar.
    Portanto, as dicas deste artigo foram muito boas e válidas para ajudar na escolha mais econômica.
    Parabéns pela matéria útil e de interesse geral.

    Ulysses
    Alguém sabe informar onde vende bicicleta isenta de impostos?

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Ulysses,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom que gostou do artigo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Johnny Gonçalves Vaz says:

    Bom dia,

    O melhor é não abastecer, andar de bicicleta enquanto não pagamos impostos para isso.

    Atenciosamente

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Johnny,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *