Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Gasolina ou etanol: faça as contas e veja o que compensa mais

Gasolina ou etanol: faça as contas e veja o que compensa maisNa hora de abastecer, quem tem carro flex precisa fazer as contas para saber qual combustível compensa mais – gasolina ou etanol -, afinal toda economia é bem-vinda, principalmente em momentos de crise econômica. Mas, com tanta mudança no valor do combustível acaba ficando difícil saber o que está compensando mais. Então como resolver essa questão?

Se está na dúvida, não é preciso ficar tentando adivinhar qual combustível escolher e ainda depois fazer a escolha errada. A verdade é que se deve considerar o preço e também o desempenho que cada um deles proporciona para se chegar a uma conclusão. Isso porque o etanol, apesar de ser mais barato, acaba sendo consumido bem mais rápido do que a gasolina, ou seja rende menos.

Então veja nesse artigo como fazer as contas e não errar quando a dúvida for abastecer com gasolina ou etanol!

Ah, e aproveite para conferir também nosso texto com os 10 carros que consomem menos combustível, pois é uma maneira a mais de economizar :)

Como fazer as contas e ver se compensa gasolina ou etanol

Se pretende fazer economia é preciso calcular, sabendo que a regra básica é que só vale a pena abastecer com etanol se o preço desse combustível for até 70% o da gasolina.

Para fazer o cálculo é bastante simples: basta pegar o preço do litro da gasolina e multiplicar por 0,7. Se o resultado for maior que o preço do litro do etanol, então vale a pena o etanol; já se for menor, opte pela gasolina.

Pode-se fazer a conta de outra maneira. Nesse caso é preciso pegar o valor do litro do etanol e dividir pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, use a gasolina; já se for menor, use o etanol.

Facinho, não é?

Aplicativos de celular para ver se compensa gasolina ou etanol

Agora quem não quer ter que ficar fazendo conta porque se esquece da fórmula (ou até mesmo porque é igual a mim – e odeia matemática), pode encontrar nos aplicativos para celulares ótimas soluções. Basta instalar e usar quando for abastecer, já que você tem sempre o celular na mão.

O Álcool ou gasolina, chefia? utiliza essa base de cálculo e tudo o que você precisa fazer é informar o valor que está na bomba.

O BrasilFLEX 2.0 é mais completo e, além de fazer esse cálculo, ajuda a organizar melhor os gastos com o veículo, calculando o consumo médio por quilometragem, gastos com combustíveis, entre outros.

O Gazo ajuda na hora de abastecer porque ele faz uma pesquisa de preço entre os postos de combustíveis e lhe informa o mais barato, inclusive, indicando a distância de onde está e traçando a rota até o local.

Porém, não adianta ficar fazendo conta para tentar economizar se o seu veículo gastar muito. Por isso sempre vale a pena o selo de classificação fornecido pelo Inmetro, que informa a eficiência energética do veículo. Assim, tendo um carro econômico e fazendo as contas se compensa mais a gasolina ou o etanol, os seus gastos vão diminuir.

E você, usa outro aplicativo para decidir se usa gasolina ou etanol? Compartilhe nos comentários qual é o seu preferido!

Leia mais artigos sobre: ,

7 Comentários

  • Hayra Kampf says:

    Olá!

    Vocês confundiram a explicação, se o resultado do cálculo for maior que o preço do etanol, o que compensa é a gasolina e não o etanol, pois significa que o etanol está mais de 70% do valor da gasolina. Por isso comentaram aqui que os cálculos não batem.

    Abraço

  • Ivan says:

    Bom dia, as fórmulas não batem, na primeira fórmula multiplicando por 0,7 o valor que aparece é inferior ao preço do etanol o que indicaria que o mais viável é o álcool. Já usando os mesmos valores na segunda fórmula o resultado final dá superior a 0,7 o que indicaria para usar a gasolina, deu contradição. Usei os mesmos valores reais do álcool e da gasolina aqui da cidade.

    Até mais.

  • César Aparecido says:

    Vai com Dios amygo, a pé ou de bicicleta pra onde você quiser, pois eu vou é de carro!
    Valeu pela matéria, muito boa explicação e não tive jeito, tive mesmo é que começar andar no álcool mesmo.

    Até!

  • Ulysses Ribeiro says:

    Olá,

    Eu não andaria de bicicleta em dia chuvoso ou de temporal, nem em dias de frio a 12 graus.
    Como também nunca iria de bicicleta de Campinas até São Paulo para trabalhar e depois retornar.
    Portanto, as dicas deste artigo foram muito boas e válidas para ajudar na escolha mais econômica.
    Parabéns pela matéria útil e de interesse geral.

    Ulysses
    Alguém sabe informar onde vende bicicleta isenta de impostos?

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Ulysses,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom que gostou do artigo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Johnny Gonçalves Vaz says:

    Bom dia,

    O melhor é não abastecer, andar de bicicleta enquanto não pagamos impostos para isso.

    Atenciosamente

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Johnny,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *