Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

O seguro cobre carros modificados?

Os verdadeiros amantes de carros, que possuem máquinas para uso pessoal ou apenas passeio, estão sempre em busca de modificações que deixem o veículo mais adequado ao seu perfil. Mas será que o seguro cobre carros modificados? Descubra neste artigo.

Quem é apaixonado por carros, conhece eles muito bem e normalmente sempre busca maneiras de deixá-los mais adequados aos seus estilos de vida.

Muitas vezes fazemos adaptações que deixam o veículo com características próprias, únicas e diferenciadas.

Nessa busca para dar mais personalidade ao veículo vale de tudo, desde colocar um adesivo até mesmo fazer modificações que mexem com sua estrutura .

Rebaixando o assoalho, subindo a suspensão, trocando o sistema de portas e muito mais.

Mas quem tem esse hábito sempre se pega com a mesma dúvida, será que o seguro cobre carros modificados?

Se você é uma dessas pessoas que sonha em deixar seu carro com a sua cara, mas se preocupa com o depois, acompanhe este artigo e veja se o seguro auto cobre carros modificados.

O seguro cobre carros modificados?

Imagem: Getty Images

Será que o seguro cobre carros modificados?

O que acontece é que todas essas mudanças podem danificar a estrutura do carro ou então deixá-lo mais interessante para os bandidos e, por isso, é preciso pensar na segurança deles e ver se o seguro cobre carros modificados, pois na hora de contratar um seguro algumas surpresas desagradáveis podem aparecer.

Ao procurar uma seguradora, o carro passará por uma avaliação antes do seguro ser finalizado e nessa hora é que podem começar os problemas, isso porque nem sempre as seguradoras aceitarão o veículo.

A recusa pode acontecer por diversos fatores como a possibilidade de danos ao veículo, muito comum quando ocorre o rebaixamento, falta de experiência com esse tipo de modificação e até mesmo a falta de mão de obra para proporcionar os reparos.

Dentre eles, um dos motivos que aumenta a chance de recusa é o fato de existirem seguradoras que acreditam que carros modificados podem afetar a direção e segurança de quem dirige e dos demais.

Por isso, surge a possibilidade da seguradora julgar que a cobertura do carro não é vantajosa para ela, devido ao aumento de risco de acidentes.

Porém, não é preciso ficar preocupado achando que isso será impossível, algumas pequenas modificações como os faróis e pintura são facilmente aceitas, o que começa realmente a fazer diferença são as de maior dimensão, mesmo assim ainda é possível garantir a proteção desejada.

Existe seguro para carros rebaixados?

De alguns anos para cá a procura por seguro para carros rebaixados se tornou muito maior, isso fez com que as seguradoras começassem a se adaptar ao mercado, a fim de absorver essa demanda, uma vez que hoje modificar um carro é bem simples e rápido.

Portanto, a resposta para a pergunta sobre a existência de seguro para carros rebaixados é sim.

Atualmente existem empresas que aceitam veículos rebaixados e com outras modificações.

Mas vale a pena mencionar que o valor da apólice desses veículos geralmente é bem maior que o normal.

O aumento de preço ocorre pois o rebaixamento é uma das modificações associadas  a acidentes pelas seguradoras.

Elas consideram que carros rebaixados e seus motoristas estão mais sujeitos à ocorrência de sinistro.

Qual seguradora faz seguro de veículo rebaixado?

Como mencionado, a maioria das seguradoras, especialmente as maiores e mais conhecidas, aceitam carros modificados.

Por isso, o mais recomendado para você, caso tenha um veículo alterado ou rebaixado, é que entre em contato com um corretor especializado.

Isso vale também para quem procura um seguro para carros com molas esportivas!

Esse profissional poderá lhe ajudar mais efetivamente a encontrar uma seguradora que faz seguro de veículo rebaixado com um preço um pouco maior, mas sem dores de cabeça.

Vale a pena mencionar que, muitas vezes é mais vantajoso contratar uma cobertura mais simples.

Contando com uma cobertura contra roubo e furto, além de pagar um valor mais acessível no seguro auto, você terá poucos problemas na contratação do serviço.

Outra coisa importante a ser dita é que, se essa ou qualquer outra modificação no seu carro não respeitar a lei, dificilmente você conseguirá contratar um seguro.

Existem leis sobre carros modificados?

Sim! Como indicamos acima esse é um aspecto importante que não pode ser esquecido.

Devido à popularidade da prática de modificar carros, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aliado ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) adicionaram novos regulamentos ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que as leis se adequassem a essa realidade.

Como consequência disso, alguns tipos de modificações são consideradas legais e outras proibidas.

O rebaixamento, por exemplo, é considerado legal, mas precisa estar de acordo com as especificações requeridas em relação à altura do veículo.

Essas medidas se estendem a outras modificações.

Por exemplo, os veículos cujo motor foi modificado precisam seguir os mesmos limites de emissão de poluentes previstos para veículos não modificados.

O não cumprimento das exigências da CTB pode acarretar em multas.

Recomendamos que você, além de planejar as questões relativas ao seguro, verifique se seu automóvel cumpre as normas do CTB.

E se ainda não fez as modificações e está se informando aqui com a SeguroAuto.org, fica a dica: um dos artigos da CTB decreta que nenhum proprietário pode fazer modificações nas características de fábrica do carro sem, antes, pedir permissão para a autoridade competente!

Para saber sobre a legislação vigente desde 2008 a respeito das modificações, vale a pena conferir a Resolução nº292, de 29 de agosto de 2008.

Nela estão contidas as especificações que devem ser cumpridas ao modificar automóveis e quais modificações são proibidas pelo CTB.

Como funciona quando já se tem um seguro auto e modifica o carro?

Pode ser que você já tenha um seguro auto e esteja pensando em mudar alguma coisa no seu carro, para deixá-lo mais interessante, eficiente ou potente.

Primeiro, confira se a modificação que deseja é permitida pelas leis de trânsito.

Se não for, reavalie os projetos de mudança.

Se a mudança for legal, o próximo passo que você deve tomar é entrar em contato com seu corretor e tirar algumas dúvidas.

Veja se as modificações que você pretende fazer no carro serão aceitas pela sua seguradora.

Se sim, será preciso apenas que, após a realização delas, devidamente autorizadas e registradas pela autoridade responsável, como dita a lei, você informe à seguradora, através de um endosso, o que foi modificado.

Esse comunicado à seguradora é muito importante, pois, em caso de sinistro isso pode influenciar no recebimento do reembolso e, dependendo da modificação, se ela for muito grande, a seguradora poderá rever a apólice contratada.

Agora, se já realizou as modificações, mas não avisou à sua seguradora, informe-a assim que possível.

Se você for envolvido em um acidente de trânsito, por exemplo, ou precisar recorrer ao seguro auto por qualquer outro motivo,  provavelmente não terá a assistência que esperava.

Isso acontece porque, ao receber o pedido, a seguradora fará a vistoria do veículo e constatará que o automóvel possui alterações que não constam na apólice de seguro, porque você realizou modificações sem informá-la.

Essa conduta acarretará na negação da cobertura e da indenização.

Para evitar transtornos, reforçamos que o melhor é avisar o quanto antes.

Quais são as modificações mais comuns em carros?

O hábito de modificar os veículos, tornando-os mais velozes ou estilosos é conhecido por algumas pessoas como ‘tunar’, tornar o veículo diferenciado e melhor.

Entre as possibilidades de personalização de um veículo, as mais comuns no Brasil são:

  • Alterar o desempenho do veículo;
  • Promover alterações no motor;
  • Instalar equipamentos de áudio e imagem;
  • Alterar a suspensão, deixando o veículo mais alto;
  • Instalação de molas esportivas;
  • Mexer nos padrões de iluminação do veículo;
  • Adesivar o veículo e/ou alterar a cor da pintura original;
  • E rebaixar o carro.

Entre todas essas possibilidades, a mais recorrente certamente é o rebaixamento do veículo.

Por isso, é comum que sempre que uma pessoa encontre problemas com o seguro auto por causa de uma modificação no veículo, na maior parte das vezes seja esse o motivo.

Outro tipo de modificação veicular que costuma trazer problemas na hora de contratar um seguro auto é a blindagem.

Os veículos blindados, apesar de serem mais seguros, não conseguem fazer o seguro com qualquer seguradora, isso porque a mão de obra para reparo é bastante cara e ainda escassa no mercado.

E os carros modificados para PCD?

Além das modificações já mencionadas, existem ainda aquelas conhecidas como adaptações, alterações estruturais e a instalação de equipamentos que permitem que pessoas com mobilidade reduzida possam conduzir o veículo normalmente.

Como acontece no caso de pessoas com deficiência física, onde alterações nos comandos do freio e acelerador são realizadas, além de adaptações no volante e a instalação de rampas, plataformas e bancos especiais.

Essas modificações geralmente não atrapalham a contratação de um seguro auto, no entanto, elas podem tornar o serviço mais caro.

Uma vez que a proteção comum não cobrirá esses equipamentos, e será preciso contratar uma cobertura específica para eles.

É importante que o veículo tenha passado por vistoria feita pelo DETRAN para conferir questões de segurança e se o automóvel é apropriado de fato à pessoa com deficiência.

Mesmo com essa vistoria, é comum que a seguradora solicite uma vistoria própria.

Se o veículo modificado para o qual procura seguro foi adquirido com isenção de impostos relativos a benefícios à pessoa com deficiência, informe à seguradora no momento da contratação.

Assim, ela cobrirá o pagamento de impostos de seu seguro.

Qual o preço do seguro para carros modificados?

O valor do seguro auto, seja para um carro comum ou modificado, varia muito.

Afinal, a precificação deste serviço depende de uma série de fatores como o modelo do carro, ano de fabricação, condições do veículo, perfil do motorista e muito mais.

O que podemos adiantar no caso dos veículos modificados é que, além de toda a análise de perfil do motorista e hábitos de uso do veículo, as modificações também encarecem a contratação desse serviço.

Isso acontece por dois motivos principais, o primeiro é que em muitos casos essas modificações deixam o veículo mais bonito e mais chamativo para os bandidos.

A segunda é que a manutenção ou troca de peças em caso de um sinistro parcial se torna mais complicada quando o carro é modificado.

Acrescente a esses motivos todos os outros que podem levar à seguradora a repensar se é vantajoso cobrir o carro modificado (aumento de risco de sinistro, questões de segurança, entre outros).

Por isso, é válido dizer que o preço do seguro para carros modificados geralmente é bem maior do que seria para um mesmo modelo de um veículo sem modificações.

Mas para saber ao certo o valor, o indicado é que seja feita uma cotação de seguro.

Se possível, planeje-se com antecedência.

Dessa forma, caso deseje modificar e ter o veículo assegurado, uma boa medida é realizar esse levantamento de preço antes da alteração.

Essa atitude auxilia o seu gerenciamento financeiro, pois além dos custos da modificação em si, você deve ter em mente que um seguro é essencial para proteger seu veículo aprimorado e poder usufruí-lo com o respaldo do seu seguro auto.

Afinal, aproveitar o carro tunado com a consciência tranquila de que ele está assegurado é melhor ainda, não é?

Agora que já sabe se o seguro cobre carros modificados, não se esqueça de deixar seu carro protegido com ajuda do SeguroAuto.org!

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

10 Comentários

  • Ednaldo Ferreira De Menezes says:

    Boa tarde. Tento fazer uma cotação e ele sempre joga na Youse. Ela não faz meu carro, gostaria de obter uma cotação.
    VW Logus Wolfsburg Edition 2000i. Ano 1996
    Rebaixado, porém legalizado junto ao Detran.

  • Edimar says:

    Oi,

    Gostaria de fazer um seguro, meu carro é um Golf 2013, porém tem som no porta mala, a Azul , Porto seguro e Itaú não aceita por causa do som, vocês me indicam alguma que aceita fazer o seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Edimar,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • João Luciano Alves says:

    Boa noite,
    Tenho um Gol G5, 2011, gostaria de rebaixar, porém, gostaria de saber qual o valor do seguro total.

    Agradeço.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde João,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Adriano Egydio says:

    Bom dia,

    Gostaria de fazer um orçamento de Seguro Veicular com vocês!
    Tenho um Celta Preto 1.0 Spirit VHC Ano 2008, Modelo 2009.
    Ele é rebaixado, suspensão fixa!

    Aguardo retorno, obrigado!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Adriano,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Atenciosamente.

  • Rogério Oliveira says:

    Olá,

    Queria fazer uma avaliação. Tenho carro com suspensão levemente modificada.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rogério,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para fazer a cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *