Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

O seguro cobre carros modificados?

Os verdadeiros amantes de carros, que possuem máquinas para uso pessoal ou apenas passeio, estão sempre em busca de modificações que deixem o veículo mais adequado ao seu perfil. Mas será que o seguro cobre carros modificados? Descubra neste artigo.

Quem é apaixonado por carros, conhece eles muito bem e normalmente sempre busca maneiras de deixá-los mais adequados aos seus estilos de vida.

Muitas vezes fazendo adaptações que deixam o veículo com características próprias, únicas e diferenciadas.

Nessa busca para dar mais personalidade ao veículo vale de tudo, desde colocar um adesivo até mesmo fazer modificações que mexem com a estrutura do veículo.

Rebaixando o assoalho, subindo a suspensão, trocando o sistema de portas e muito mais.

Mas quem tem esse hábito sempre se pega com a mesma dúvida, será que o seguro cobre carros modificados?

Se você é uma dessas pessoas que sonha em deixar seu carro com a sua cara, mas se preocupa com o depois, acompanhe este artigo e veja se o seguro auto cobre carros modificados.

O seguro cobre carros modificados?

Imagem: Getty

Será que o seguro cobre carros modificados?

O que acontece é que todas essas mudanças podem danificar a estrutura do carro ou então deixá-lo mais interessante para os bandidos e por isso é preciso pensar na segurança deles e ver se o seguro cobre carros modificados, pois na hora de contratar um seguro algumas surpresas desagradáveis podem aparecer.

Ao procurar uma seguradora, o carro passará por uma avaliação antes do seguro ser finalizado e nessa hora é que podem começar os problemas, isso porque nem sempre as seguradoras irão aceitar o veículo.

A recusa pode acontecer por diversos fatores como a possibilidade de danos ao veículo, muito comum quando ocorre o rebaixamento, falta de experiência com esse tipo de modificação e até mesmo a falta de mão de obra para proporcionar os reparos.

Porém, não é preciso ficar preocupado achando que isso será impossível, algumas pequenas modificações como os faróis e pintura são facilmente aceitas, o que começa realmente a fazer diferença são as de maior dimensão, mesmo assim ainda é possível garantir a proteção desejada.

Existe seguro para carros rebaixados?

De alguns anos para cá a procura por seguro para carros rebaixados se tornou muito maior, isso fez com que as seguradoras começassem a se adaptar ao mercado, a fim de absorver essa demanda, uma vez que hoje modificar um carro é bem simples e rápido.

Portanto, a resposta para a pergunta sobre a existência de seguro para carros rebaixados é sim.

Atualmente existem empresas que aceitam veículos rebaixados e com outras modificações.

Mas vale a pena mencionar que o valor da apólice desses veículos geralmente é bem maior que o normal.

Qual seguradora faz seguro de veículo rebaixado?

Como mencionado, a maioria das seguradoras, especialmente as maiores e mais conhecidas, aceitam carros modificados.

Por isso, o mais recomendado para você, caso tenha um veículo alterado ou rebaixado é que entre em contato com um corretor especializado.

Isso vale também para quem procura um seguro para carros com molas esportivas!

Esse profissional poderá lhe ajudar mais efetivamente a encontrar uma seguradora que faz seguro de veículo rebaixado com um preço um pouco maior, mas sem dores de cabeça.

Vale a pena mencionar que, muitas vezes é mais vantajoso contratar uma cobertura mais simples.

Contando com uma cobertura contra roubo e furto, além de pagar um valor mais acessível no seguro auto, você terá menos problemas na contratação do serviço.

Outra coisa importante a ser dita é que, se essa ou qualquer outra modificação no seu carro não respeitar a lei, dificilmente você conseguirá contratar um seguro.

Como funciona quando já se tem um seguro auto e modifica o carro?

Pode ser que você já tenha um seguro auto e esteja pensando em mudar alguma coisa no seu carro, para deixá-lo mais interessante, eficiente ou potente.

Neste caso, o primeiro passo que você deve tomar é entrar em contato com seu corretor e tirar algumas dúvidas.

Veja se as modificações que você pretende fazer no caso, serão aceitas pela sua seguradora.

Se sim, será preciso apenas que, após a realização delas, devidamente autorizada, você informe à seguradora, através de um endosso, o que foi modificado.

Esse comunicado à seguradora é muito importante, pois, em caso de sinistro isso pode influenciar no recebimento do reembolso e, dependendo da modificação, se ele for muito grande, a seguradora poderá rever a apólice contratada.

Quais são as modificações mais comuns em carros?

O hábito de modificar os veículos, tornando-os mais velozes ou estilosos é conhecido por algumas pessoas como ‘tunar’, tornar o veículo diferenciado e melhor.

Entre as possibilidades personalização de um veículo, as mais comuns no Brasil são:

  • Alterar o desempenho do veículo;
  • Promover alterações no motor;
  • Instalar equipamentos de áudio e imagem;
  • Alterar a suspensão, deixando o veículo mais alto;
  • Instalação de molas esportivas;
  • Mexer nos padrões de iluminação do veículo;
  • Adesivar o veículo e/ou alterar a cor da pintura original;
  • E rebaixar o carro.

Entre todas essas possibilidades, a mais recorrente certamente é o rebaixamento do veículo.

Por isso, é comum que sempre que uma pessoa encontra problemas com o seguro auto por causa de uma modificação no veículo, na maior parte das vezes seja esse o motivo.

Outro tipo de modificação veicular que costuma trazer problemas na hora de contratar um seguro auto é a blindagem.

Os veículos blindados, apesar de serem mais seguros, não conseguem fazer o seguro com qualquer seguradora, isso porque a mão de obra para reparo é bastante cara e ainda escassa no mercado.

E os carros modificados para PCD?

Além das modificações já mencionadas, existem ainda aquelas conhecidas como adaptações, alterações estruturais e a instalação de equipamentos que permitem que pessoas com mobilidade reduzida possam conduzir o veículo normalmente.

Como acontece no caso de pessoas com deficiência física, onde alterações nos comandos do freio e acelerador são realizadas, além de adaptações no volante e a instalação de rampas, plataformas e bancos especiais.

Essas modificações geralmente não atrapalham a contratação de um seguro auto, no entanto, elas podem tornar o serviço mais caro.

Uma vez que a proteção comum não cobrirá esses equipamentos, e será preciso contratar uma cobertura específica para eles.

Assim como acontece com os veículos de motoristas que possuem o kit gás, se essas pessoas quiserem proteger o equipamento de gás, precisam contratar uma cobertura específica para isso.

Qual o preço do seguro para carros modificados?

O valor do seguro auto seja para um carro comum ou modificado varia muito.

Afinal a precificação deste serviço depende de uma série de fatores como o modelo do carro, ano de fabricação, condições do veículo, perfil do motorista e muito mais.

O que podemos adiantar no caso dos veículos modificados é que, além de toda a análise de perfil do motorista e hábitos de uso do veículo as modificações também encarecem a contratação desse serviço.

Isso acontece por dois motivos principais, o primeiro é que em muitos casos essas modificações deixam o veículo mais bonito e mais chamativo para os bandidos.

A segunda é que a manutenção ou troca de peças em caso de um sinistro parcial se torna mais complicada quando o carro é modificado.

Por isso, é válido dizer que o preço do seguro para carros modificados geralmente é bem maior do que seria para um mesmo modelo de um veículo sem modificações.

Mas para saber ao certo o valor, o indicado é que seja feita uma cotação de seguro.

Agora que já sabe se o seguro cobre carros modificados, não se esqueça de deixar seu carro protegido com ajuda do SeguroAuto.org!

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

8 Comentários

  • Edimar says:

    Oi,

    Gostaria de fazer um seguro, meu carro é um Golf 2013, porém tem som no porta mala, a Azul , Porto seguro e Itaú não aceita por causa do som, vocês me indicam alguma que aceita fazer o seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Edimar,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • João Luciano Alves says:

    Boa noite,
    Tenho um Gol G5, 2011, gostaria de rebaixar, porém, gostaria de saber qual o valor do seguro total.

    Agradeço.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde João,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Adriano Egydio says:

    Bom dia,

    Gostaria de fazer um orçamento de Seguro Veicular com vocês!
    Tenho um Celta Preto 1.0 Spirit VHC Ano 2008, Modelo 2009.
    Ele é rebaixado, suspensão fixa!

    Aguardo retorno, obrigado!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Adriano,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Atenciosamente.

  • Rogério Oliveira says:

    Olá,

    Queria fazer uma avaliação. Tenho carro com suspensão levemente modificada.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rogério,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para fazer a cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *