Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro cobre despesas se eu dormir ao volante?

Uma grande parte dos acidentes de trânsito acontecem porque os motoristas dormem ao volante. E nesses casos sempre surge uma dúvida, será que o seguro pode ser acionado? Acompanhe este artigo e descubra se o seguro cobre despesas se você dormir ao volante.

Embora não seja muito comentado, o fato de dormir ao volante é um dos principais geradores de acidentes de trânsito.

E, sempre que um caso como esse acontece surge uma dúvida “será que o seguro cobre despesas se eu dormir ao volante?”.

Para responder a essa pergunta, explicar melhor como o seguro funciona nesses casos e orientar você sobre como agir em um caso assim.

Criamos este artigo, assim você ficará sabendo se terá ou não que arcar com as despesas sozinho mesmo quando já contratou um bom seguro.

Seguro cobre despesas se eu dormir ao volante?

Imagem: Getty

É mais importante prevenir do que remediar!

Antes de tudo, vale lembrar que é importante tomar medidas para prevenir acidentes deste tipo.

Para isso, nada de beber ou ingerir substâncias ilícitas, pois, além de ser crime, aumenta muito as chances de um acidente.

Isso vale também para casos em que toma remédios que te deixem sonolento, uma vez que seu reflexo vai diminuir e pode dormir em qualquer lugar.

Além disso, é fundamental evitar substâncias que prometem manter o motorista acordado caso ele esteja muito cansado.

Por mais que esses produtos funcionem, dependendo do grau de cansaço da pessoa, é possível que ela tenha pequenos apagões, que por mais que durem apenas uns segundos podem ser o suficiente para causar acidentes enormes.

Por isso, sempre que possível evite dirigir se estiver pouco descansado.

Principalmente em viagens longas, é importante descansar bastante antes de dirigir e sempre ter alguém para revezar ao volante também, já que sua vista tende a ficar cansada.

Mas há cobertura de seguro auto se eu dormir ao volante?

A verdade é que o seguro cobre despesas se você dormir ao volante se não tiver ingerido nenhuma substância ilícita ou algum tipo de bebida alcoólica.

Por isso, nesses casos é comum que o seguro solicite um laudo médico, a fim de determinar se houve ou não a ingestão e/ou uso indevido para saber se o seguro vai ou não cobrir as despesas.

Caso o laudo dê negativo para qualquer um destes itens, você recebe a cobertura normalmente.

Neste caso, além de evitar isso, tome as medidas de prevenção dadas anteriormente para que evite ter que acionar seu seguro, mesmo que ele tenha cobertura.

Como evitar que você durma ao volante?

Se você está cansado e precisa dirigir, existem algumas medidas que podem ajudar  evitar que você durma ao volante, sem que seja necessário usar qualquer tipo de substância nociva a saúde ou de uso proibido.

Acompanhe e veja quais são elas:

  • Nada de bebidas alcoólicas: bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas alteram a visão, os reflexos e todo o funcionamento orgânico, então se você já estiver cansado, evite-as, mesmo que seja só um copo;
  • Vai viajar? Então durma antes: se você vai pegar a estrada por mais de três horas, procure ter uma, boa noite de sono, com pelo menos 8 horas de descanso;
  • Evite dirigir depois das refeições: é comum as pessoas sentirem sono após as refeições. Isso acontece especialmente se a alimentação foi mais pesada, rica em proteínas e carboidratos. Então se você precisa comer e dirigir logo em seguida, faça uma refeição mais leve;
  • Fique confortável ao volante, mas não demais: é importante que você se sente confortavelmente para dirigir, mas evite ficar confortável demais. Procure uma posição que o ajude a ficar atento;
  • Deixe o ar-condicionado mais frio: ambientes aquecidos geram conforto e consequentemente sonolência. Se você deixar o ar mais frio, seu corpo se manterá alerta, na tentativa de se aquecer;
  • Se tiver uma companhia, converse: é interessante conversar com alguém durante uma longa viagem. Isso o ajudará a ficar alerta e não cochilar, mas cuidado para não se distrair demais com a conversa;
  • Evite pegar a estrada entre as 2h e 5h da manhã: esse é o período dentro das 24 horas em que estamos mais sonolentos;
  • Faça pausas durante a viagem: viagens longas precisam de algumas pausas, elas são fundamentais para despertar o corpo, esticar a coluna e as pernas e espantar o cansaço.

Agora que você já sabe quando o seguro cobre despesas se você dormir ao volante e conhece algumas dicas importantes para prevenir esse tipo de problema será muito mais fácil se manter alerta e evitar acidentes.

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

3 Comentários

  • Rotiney says:

    Olá,

    Aconteceu comigo, eu saí do serviço e estava indo para o SENAI e dormi ao volante, pois, trabalho a noite. O seguro se recusou a indenizar e não autorizou o uso do carro reserva, mesmo sem uso de substâncias ilícitas, isso é normal? O que fazer?

    Grato.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Rotiney,

      Entre em contato com sua seguradora e peça para ler as condições gerais da apólice.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, visite a home-page do nosso site e preencha o formulário, assim, um de nossos parceiros entrará em contato com você para uma possível negociação.

      Estamos à disposição.

  • Bruno says:

    Olá. Como se constitui o laudo médico para comprovar a ingestão de substâncias ilícitas? Com até quanto tempo depois se consegue um dado confiável?
    Laudo médico se constitui em algum exame de sangue ou urina? Como é esse laudo?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *