Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Táxi X Uber: qual é o melhor?

O aplicativo Uber tem causado muita polêmica por conta dos serviços que oferece e deixado os taxistas um pouco impacientes. Isso porque muitos alegam que ele está “roubando” os clientes que não pagam taxas como os taxistas, sendo para eles uma concorrência desleal.

Mas na verdade o que ocorre é que os dois serviços podem apresentar vantagens e desvantagens para quem utiliza. O táxi tem uma lei que regulamenta o seu serviço desde 1969 já o Uber por ser um serviço novo ainda não possui nenhum tipo de regulamentação.

Apesar dos dois serem para o transporte de passageiros, o Uber possui alguns diferencias – como exigências em relação ao carro que será utilizando, devendo esse ser novo. O Uber Black, que foi o primeiro serviço a ser liberado, exigia ainda que o carro fosse preto e tivesse bancos de couros.

Já os taxistas não possuem nenhum requisito em relação ao carro a ser utilizado nas viagens, sem falar que podem ser cobradas algumas taxas extras pelo serviço, como o retorno para o município, que fica em 50% do valor da viagem.

Segundo pesquisa realizada pela Revista Veja, o Uber tem sido bastante aceito nas capitais do Sudeste e muitas vezes as pessoas tem optando por esse serviço ao invés de sair dirigindo, principalmente à noite. Outro fato que chama a atenção é que a maioria dos usuários possuem menos de 35 anos, o que prova que ele é mais presente entre os mais jovens.

Taxis X Uber: qual é o melhor?

Fonte: Veja

Já o portal R7 fez um teste comparando o serviço de táxi de rua, táxi de aplicativo e o Uber na cidade de São Paulo em 2014. Os testes foram realizados a noite após as 22h e o resultado pode ser visto abaixo.

Taxis X Uber

Fonte: R7

Táxi ou Uber?

Apesar de toda essa polêmica o Uber não pode ser usado por todas as pessoas isso porque ele requer que a pessoa possua um smartphone e um cartão de crédito. Isso porque para solicitar um motorista a única maneira de fazer isso é pelo aplicativo e o pagamento também é feito por esse, porém só é aceito nesse caso o cartão de crédito. Já o taxi sai em vantagem nesses casos isso porque ele aceita diversas formas de pagamento e pode ser solicitado de diferentes maneiras.

Porém o Uber tem um ponto a seu favor e esse é em relação ao conforto durante as viagens, isso porque todo os carros são novos e ainda contam com água e guloseimas aos passageiros, além disso eles possuem ar condicionado o que é opcional nos táxis. Ainda existe uma avaliação dos motoristas no final do percurso isso faz com que haja um melhor controle da qualidade.

Veja algumas outras diferenças entre os dois serviços.

Vantagens e desvantagens do Uber

Uber

Vantagem

Desvantagem

Existe um controle de qualidade e quando o motorista é mal avaliado, obtendo uma reputação péssima ele é removido do sistema A tarifa é calcula de acordo com a quilometragem e mais o tempo de percurso.
É obrigatório o uso do Wase, assim não tem como fraudar uma rota Só aceita pagamento por cartão de crédito ou Paypal
Quando o destino é outro município não existe cobrança de taxa de retorno O UberBlack pode custar mais caro que o serviço de táxi
Todos os veículos devem possuir ar condicionado, banco de couro e ser fabricado a partir de 2010 Não exige nenhum curso do motorista para que ele se capacite
Os carros possuem água e balas para os passageiros O motorista paga uma taxa por corrida para o aplicativo que varia de 20% a 25%
Se estiver sem o celular ou sem bateria não tem como utilizar o serviço

Vantagens e desvantagens do táxi

Táxi

Vantagem

Desvantagem

Os taxistas possuem isenção do IPVA, PIS e COFINS, assim o custo com a documentação do veículo é menor Não existe nenhum controle de qualidade, por isso os maus motoristas continuam dirigindo
O pagamento pode ser feito com dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito Os taxistas podem fraudar as rotas uma vez que não existe nenhuma fiscalização e com isso fazer o caminho mais longo e também mais caro
Em algumas cidades os taxistas são obrigados a fazer um curso de capacitação para começar a trabalhar Há cobrança de taxa de retorno que corresponde a 50% do valor da viagem quando se vai para outro município
O taxista pode ficar com o valor total recebido pela corrida Não existe nenhum serviço extra diferencial
É possível solicitar um táxi por telefone, aplicativo ou na rua Não existe um padrão em relação ao conforto e ano do carro

Valores cobrados

Uma pauta que sempre entra em discussão é me relação ao preços cobrados porque se alega que o Uber possui os maiores custos. Porém, é possível fazer simulação de valores usando sites especializados e até mesmo o site do Uber.

Basta traçar o trajeto a ser percorrido e se tem uma estimativa do valor da corrida. No caso dos táxis, de acordo com a bandeira a ser usada, e do Uber conforme o tipo de serviço. Na maior parte das simulações, o Uber está levando vantagem quando se opta pelo serviço mais simples, sem falar na opção que se tem agora de compartilhar as viagens.

Fizemos uma comparação de valores em um texto falando sobre o que compensa mais: táxi, Uber ou carro alugado, você viu?

Leia mais artigos sobre: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *