Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Nos últimos anos, a tecnologia digital transformou a indústria de automóvel e se tornou um fator decisivo na compra de um carro para o consumidor do mercado brasileiro. E a tendência é sua importância aumentar.

 É claro que o preço continua sendo o elemento mais importante na decisão de comprar um carro, porque ele necessariamente precisa caber no seu orçamento. Mas se o desafio do preço já tiver sido superado, a tecnologia digital que permite as funcionalidades interessantes e a conectividade passa a ser o fator mais importante na hora da compra. E essa importância foi comprovada em estudo publicado pela Deloitte, que fez a comparação entre consumidores de 17 países.

Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: novas tecnologias do Google

A conectividade, entre amigos, família e nas redes sociais é a característica que se destaca para aqueles que não conseguem ficar desligados. Mas os itens tecnológicos também muito valorizados são os ligados à segurança. São eles:

– reconhecimento de obstáculos para evitar colisões;

– bloqueio das funções em situação de condução perigosa

– aviso de condução perigosa

– conexão para contato com autoridades, de forma autônoma, em situações de emergência

– conexão com atendimento de emergência médica em caso de acidente

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: Carro autônomo da Uber.

As tecnologias de segurança tende a se tornar itens de série, à medida em que são adotadas pela maioria dos modelos. A partir de sua generalização, o consumidor não deverá pagar a mais por elas. Neste momento, as novas funções estão presentes somente nos carros mais luxuosos. Um exemplo é o piloto automático adaptativo, que funciona com sensores, na função de seguir o carro da frente. Também é o caso do sensor para reconhecimento das pistas de rolagem, utilizando câmeras, ou os sensores que alertam o condutor para o caso de direção inadequada ou perigosa. À medida que essa tecnologia for adotada, essas funções deixarão de serem itens mais caros e o consumidor não gastará mais por isso.

Entretanto, alguns itens de tecnologia avançada já estão atualmente no mercado nacional, o que passou a influenciar os consumidores. Resta saber quanto tempo será necessário esperar para que funções tecnológicas, sejam de conectividade ou de segurança, serão incorporadas como equipamentos disponíveis inclusive nas versões básicas dos carros nacionais.

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: Carro autônomo da GM.

Você também está procurando um carro novo que seja tecnológico? É interessante conhecer as principais tecnologias já existentes nos veículos. Existem muitas novidades, chamadas de “internet dos carros”, com que o automóvel pode se conectar com o seu smartphone, a outros carros, serviços e até estradas com informações digitais. E isso num futuro bem próximo.

As novidades tecnológicas disponíveis nos carros

A chamada “tecnologia embarcada”, que aumenta a segurança e a conectividade nos carros, ainda se mantém como exclusividade de modelos caros e luxuosos, que chegam a custar 800 mil reais.

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: revistaautoesporte

Atualmente a lista já é bem grande, com, por exemplo, a central multimídia moderna, com reconhecimento de gestos. As funções começam antes do motorista colocar as mãos no volante. Todo o veículo é controlado eletronicamente, desde a iluminação interna, o nível da suspensão, o ar condicionado, o tipo de direção. Os bancos têm ajustes digitais e até massageadores nos assentos, para aliviar o cansaço do condutor e seus passageiros nos dias de trânsito congestionado.

Existem seis câmaras disponíveis, em todos os ângulos do carro, que ajudam o motorista na hora de manobrar. Na verdade, estacionar se transforma uma brincadeira, quando o motorista tem uma visão 360 graus na tela, além de uma vista aérea do automóvel. Se ainda estiver difícil, existe a função “park assist”, em que os sensores manobram eletronicamente o carro, depois de terem encontrado a vaga no estacionamento.

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: doutormultas

O GPS é mais moderno e tem processadores potentes e sistema operacional próprio, que pode ser comandado por voz, como em uma conversa natural e amigável com o equipamento.

A maioria das novas tecnologias ainda é restrita a modelos mais caros, com preço acima dos 150 mil reais, que é elevado para os padrões brasileiros. Existem modelos com placa para carregar smartphones, sem o uso de fios, se o celular for do tipo que tem essa função. As telas têm 12 polegadas no painel e são customizáveis. Todos os antigos marcadores analógicos logo estarão ultrapassados.

Há ainda mais tecnologia avançada que não é aparente, mas que apenas se percebe quando se está na direção. As câmeras são inteligentes e com sensores em todo o veículo fica até difícil se envolver em acidentes, a maioria pode ser evitada. A segurança é extrema e algumas dessas tecnologias começam a se popularizar. É o caso do Adaptative Cruise Control, ou piloto automático adaptativo e o sensor para identificação da faixa de rolagem.

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: jornaldocomercio

O piloto automático adaptativo utiliza sensores tipo radar e uma câmera frontal. Ele é capaz de adaptar a velocidade à do veículo à frente. Uma câmera lê as placas de velocidade máxima da rodovia e, a partir da velocidade limite passa a controlar a velocidade automaticamente. O carro é conduzido de forma autônoma a partir do ponto determinado pelo condutor, com os comandos de acelerar e frear automáticos que se adaptam ao fluxo do tráfego à frente. Além disso, reconhece a faixa de rolagem, sem se desviar. Por segurança, o motorista precisa manter as  mãos no volante, mas o carro se comporta perfeitamente, sem intervenção humana.

Esses modelos ainda não são 100% autônomos, que ainda demoram um pouco para se generalizarem nas ruas. É esperado que as tecnologias evoluam ainda mais e se popularizem, além de se tornarem cada vez mais confiáveis. O que ainda pode parecer ultra sofisticado, pode se tornar normal e acessível e cada vez mais rapidamente. Basta lembrar que o sistema de AirBag e o ABS de freios, quando surgiram no início dos anos 90, eram considerados equipamentos de carros de luxo e hoje fazem parte dos itens de série, até mesmo dos carros populares.

Internet dos Carros – o que é isso?

Podemos ter certeza de que os veículos autônomos são o futuro dos automóveis. A indústria automobilística de ponta caminha nessa direção. O dia chegará em que o motorista poderá ser dispensado. Até lá existem algumas etapas a serem percorridas, mas provavelmente esse objetivo será alcançado.

 Conheça as novas tecnologias antes de comprar seu carro

Imagem: usa.kaspersky

Para que os carros se tornem totalmente autônomos e você possa ser conduzido por um veículo inteligente, com total segurança, é preciso conseguir que os carros consigam se comunicar entre si e possam trocar informações com centrais de trânsito, radares e satélites. Isso significa que um carro vai precisar ser conectado a tudo, como uma reprodução do cérebro humano, só que com mais eficiência, sem as nossas costumeiras distrações e erros.

A conectividade total ou “internet dos carros” vai permitir a conexão instantânea e permanente entre diversos equipamentos, do próprio carro, de outros carros e de centrais de informação públicas e privadas. Além disso, as montadoras vão poder embarcar inteligência e novas funções nos futuros veículos.

Um carro com conectividade total será capaz de se comunicar com o semáforo, de forma a melhorar o fluxo do trânsito. Poderá se conectar com celulares, para utilizar serviços online e também com satélites, de forma mais inovadora e eficaz do que os atuais GPS.

Uma nova banda larga móvel de quinta geração, a 5G, está sendo prometida para 2019, o que deverá tornarem acessíveis novas soluções de conexão ainda mais eficientes e confiáveis. A conectividade vai estar voltada para carros autônomos cada vez mais seguros. Se você acha que os carros de hoje são modernos e tecnológicos, prepare-se para as surpresas que estão por vir!

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *