Seta Balao

Simule o preço do seu seguro da sua moto

Qual é a marca da sua moto?

Simule seu Seguro

10 truques para escolher o melhor seguro de moto

Pensando em contratar um seguro de moto, mas não sabe bem como escolher o melhor para o seu perfil? Acompanhe este artigo, saiba mais sobre o seguro de moto e conheça 10 truques para escolher o melhor seguro de moto!

As pessoas que andam sobre duas rodas, assim como, os proprietários de carros, sabem como é importante ter um seguro de moto.

Até porque, elas acabam ficando mais suscetíveis a problemas como roubos e furtos, ou mesmo maiores danos em casos de batidas.

No entanto, conseguir escolher o melhor seguro de moto pode ser uma tarefa bem complicada.

Já que, na hora de contratar uma apólice é preciso que ela tenha uma cobertura que atenda às necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, caiba no orçamento.

Se você está em busca de respostas de como conseguir unir esses dois quesitos, e contratar o melhor seguro de moto, sem comprometer seu orçamento mensal, esse artigo foi feito para você.

Imagem: Getty

Imagem: Getty

Como funcionam as coberturas do seguro de moto?

Antes de mostrarmos os truques para escolher o melhor seguro de moto, conheça melhor quais são as coberturas existentes para o seguro de moto e como cada uma delas funciona.

É importante que a cobertura do seguro de moto abranja uma série de fatores, além da proteção contra roubo e furto e a assistência 24 horas.

Assim como nos seguros de automóveis, os de moto possuem dois tipos de cobertura mais comuns a básica e a compreensiva.

Acompanhe e entenda melhor como cada uma delas funciona:

Cobertura básica no seguro de moto

Trata-se de uma cobertura mais simples, onde apenas as situações como roubo e furto, e em alguns casos, assistências 24 horas são atendidas.

Essa opção de cobertura pagará indenizações apenas em casos de perda total, como em roubos ou furto, onde a moto não é recuperada ou acidentes que comprometam 75%, ou mais, do veículo.

Cobertura compreensiva no seguro de moto

Essa é uma cobertura mais completa, que além de contar com a assistência 24 horas, cobre também sinistros como acidentes de trânsito, incêndios, furtos e roubos.

Esse tipo de cobertura costuma cobrir tanto os danos parciais como os totais, esse último apenas em casos onde mais de 75% ou mais da moto foi comprometida.

Sendo que os tipos de indenização para perdas totais variam de acordo com cada empresa, algumas pagam o valor referente ao encontrado na Tabela Fipe, enquanto outras, estipulam um valor no momento da contratação do serviço.

Como funciona a franquia do seguro de moto?

Outra coisa importante a ser mostrada é como funciona a franquia do seguro de moto.

A franquia é um valor cobrado pela seguradora quando a empresa é acionada para cobrir um dano parcial, ou seja, em casos onde os danos sejam menores que 75%.

Existem, basicamente, quatro tipos de franquias disponíveis no mercado atual, elas são as, básica, reduzida, ampliada e isenta, acompanhe a seguir e entenda como elas funcionam:

  • Franquia básica: geralmente está franquia possui um valor estipulado pela seguradora e que possui um equilíbrio com o valor do prêmio, custo do seguro auto;
  • Franquia reduzida: essa franquia possui um valor mais baixo que a básica, no entanto, para compensar essa redução, o valor o prêmio aumenta;
  • Franquia ampliada: já este tipo de franquia possui um valor maior que o valor da franquia básica, e consequentemente o valor do prêmio é menor;
  • Franquia isenta: a franquia isenta não pode ser escolhida como as anteriores, ela é aplicada apenas em algumas situações como nos casos de perda total, seja por conta de um sinistro ou de um roubo ou furto e para algumas coberturas, como a cobertura para terceiros.

Ou seja, quanto maior for o valor da franquia, menor será o valor da apólice contratada, assim como o contrário.

Quanto menor for a franquia, maior será apólice.

Por isso, é importante que você escolha a melhor franquia para seu perfil com cuidado, conte com o auxílio de um corretor para lhe ajudar nessa escolha.

Quais são os aspectos mais importante na contratação de um seguro de moto?

Assim como quando você compra um produto ou contrata qualquer outro tipo de serviço, é importante que você esteja atento a alguns aspectos importantes relacionados à contratação do seguro de moto.

A seguir vamos listar uma série de aspectos que devem receber uma atenção maior nessa negociação.

É importante que você esteja atento a essas questões na sua apólice, confira todas elas e veja se você está de acordo antes de assinar o contrato.

  • Verifique se todas as coberturas escolhidas estão devidamente descritas na apólice;
  • Aproveite para esclarecer todos os detalhes relativos às coberturas com o corretor, deixando claro quais são as situações cobertas e o que não está incluído;
  • Verifique todas as restrições sobre a cobertura;
  • Se atente a todos os casos e situações em que o seguro não poderá ser acionado;
  • Esteja atento em relação aos benefícios oferecidos, veja se eles estão discriminados na apólice.

Veja 10 truques para escolher o melhor seguro de moto

Conheça agora os principais 10 truques para escolher o melhor seguro de moto e fique bem preparado na sua negociação:

  1. Escolha a melhor cobertura para seu caso

A primeira coisa que você precisa definir é o tipo de cobertura que vai contratar.

Para algumas pessoas a compreensiva, que se trata de uma cobertura mais completa, pode ser a melhor escolha.

Especialmente, nos casos de pessoas que usam a moto, diariamente, como meio de locomoção ou ferramenta de trabalho.

No entanto, existem alguns casos em que as pessoas podem utilizar a motocicleta apenas para passeios, nesses casos, a cobertura básica também chamada como cobertura não compreensiva pode ser a mais indicada.

Se você se encaixa em um perfil que costuma contar com valores mais altos como homens até 24 anos, e não pode arcar com esses valores.

É possível que a cobertura não compreensiva também lhe seja a mais indicada.

  1. Verifique a aceitação das seguradoras

É importante que você verifique, antes mesmo de começar as pesquisas de preço se as seguradoras escolhidas aceitam sua moto.

Algumas seguradoras não aceitam determinados modelos de motocicletas.

Por isso, verifique essa possibilidade antes de começar as solicitações de cotação.

  1. Faça uma pesquisa completa de preços

Faça o maior número possível de cotações, quanto mais orçamentos de seguradoras diferentes você tiver maiores serão as chances de conseguir um bom preço com as coberturas e serviços que precisa.

Não se esqueça de comparar valores, coberturas e benefícios que cada empresa oferece.

  1. Pesquise a reputação das empresas de seguro escolhidas

Outra coisa importante a se pesquisar é a reputação das empresas onde você está realizando cotações.

É fundamental saber qual a opinião dos atuais e antigos clientes sobre elas, isso lhe ajudará a ter uma ideia sobre o atendimento.

Para isso, um bom caminho é acessando o site ‘Reclame Aqui’.

Nele é possível observar o número de reclamações realizadas pelos clientes dessas empresas e como elas resolveram cada uma das situações.

Além disso, é válido também conversar diretamente com alguns clientes e perguntar qual o grau de satisfação deles com os serviços e atendimentos.

  1. Certifique-se sobre a habilitação dos corretores

Procure saber também sobre a habilitação profissional do corretor que irá lhe atender.

É fundamental que o corretor esteja devidamente credenciado junto a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, órgão que regulamenta a classe profissional.

Além de verificar o credenciamento do corretor, verifique também o credenciamento da seguradora junto à SUSEP.

Certificar-se disso, trará muito mais tranquilidade e segurança na hora de fechar negócio.

  1. Avalie com cuidado o tipo de franquia escolhida

Como mostramos neste artigo, existem três opções de franquias que podem ser escolhidas no ato da contratação do serviço.

No entanto, é importante que você esteja muito atento nessa escolha.

Além de escolher o tipo de franquia mais adequada para o seu caso, é importante que fique atento ao valor descrito na apólice no momento do contrato.

  1. Atente-se ao perfil descrito no contrato do seguro

Outro ponto importante que deve ser observado ao escolher o melhor seguro de moto é o perfil do condutor descrito no contrato.

Tenha certeza de que ele, assim como todos os seus dados estão corretos.

Pois, caso haja alguma contradição, poderão existir sérios problemas quando precisar acionar o seguro.

  1. Leia com atenção os itens de exclusão

É comum existir alguns itens de exclusão na apólice, e é importante que você esteja atento a todos eles.

Verifique se todos os itens e situações que não são cobertos pelo seguro que está sendo contratado, estão devidamente discriminados na apólice.

Leia ele atentamente, e veja se tudo está de acordo com o combinado com o corretor.

  1. Prefira a cobertura que possui assistência 24 horas

Se você puder pagar um pouco mais para contar com uma assistência 24 horas, vale a pena incluí-la na sua cobertura.

A maioria delas oferece serviços como guincho, serviços elétricos e hidráulicos e socorros em casos de pane seca ou mecânica.

  1. Não omita nenhuma informação

É de extrema importância que você não omita nenhuma informação, especialmente se sua moto for uma ferramenta de trabalho, como no caso dos motoboys, por exemplo.

Existem algumas empresas de seguro que não aceitam esse tipo de veículo.

Por eles circularem por muitos lugares diferentes, acaba ficando complicado estipular a margem de risco.

Se esse for o seu caso, e você omitir essa informação na contratação do serviço, caso necessite do seguro, poderá ter sérios problemas.

Fique atento a essas dicas quando for escolher o melhor seguro de moto e aproveite para fazer sua cotação agora mesmo para proteger sua motocicleta.

Leia mais artigos sobre:

4 Comentários

  • Tatiana da Silva says:

    Bom dia,

    Gostei das dicas, estou pesquisando um seguro, mas no meu caso que usarei a moto apenas pra ir e voltar pro serviço, acho que o não compreensivo, ou seja, só roubo e furto é a melhor opção!

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Tatiana,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Luiz Pereira dos Santos says:

    Boa tarde,

    Gostei das dicas, estou adquirindo uma moto para me deslocar de casa para o trabalho e queria saber dos seguros para colocar no meu orçamento, o site de vocês me ajudaram muito mesmo.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Luiz,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *