Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

15 dicas para cotação de seguro

Fazer a cotação de seguro é a primeira e provavelmente a mais importante etapa de uma contratação de seguro auto. Por isso, neste artigo mostraremos algumas dicas para você não errar nessa escolha.

Há tempos o seguro auto deixou de ser um serviço opcional para se tornar necessário.

Afinal, além do crescente nos números de roubo e furto de veículos, as pessoas estão cada vez mais distraídas ao volante com celulares e todas as tecnologias disponíveis.

Por isso, ter um seguro é tão importante, no entanto, nem todo mundo pode pagar caro por esse serviço.

E, encontrar um seguro auto com a melhor cobertura e o menor preço, muitas vezes pode parecer uma tarefa muito complicada.

Mas, na verdade isso é possível, para tal é preciso apenas se manter atento na primeira etapa de contratação do seguro auto, a cotação.

Por isso, preparamos um artigo com 15 dicas para cotação de seguro que lhe ajudaram a encontrar uma boa cobertura com um preço que você pode pagar.

10 dicas para cotação de seguro

Imagem: Getty

Conheças 15 dicas para cotação de seguro

Para conseguir uma boa cobertura com o melhor preço possível é necessário fazer uma boa cotação de seguro, já que é nesta etapa inicial que você vai definir quanto pagará por esta segurança.

Para ajudar nesta etapa, preparamos algumas dicas para encontrar as melhores cotações de seguro. Confira:

  1. Pesquise em todos os lugares possíveis

Existem muitas, muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço, por isso, se render a preguiça e fechar com a primeira ou segunda empresa é completamente inadequado.

Quanto mais empresas você contatar e solicitar uma cotação maiores serão as suas chances de encontrar uma boa cobertura com um preço menor.

Pesquise sempre quais as opções disponíveis de coberturas e serviços adicionais em várias seguradoras e os valores cobrados para seu veículo, quanto mais cotações você tiver, maiores serão as chances de conseguir a cobertura ideal para o seu orçamento.

  1. Dê a devida atenção para as cotações online

Existem muitos sites e plataformas que podem ser uma boa escolha na hora de realizar cotações de seguro auto.

Além deles agilizarem todo o processo, tornando a busca mais fácil, eles também lhe pouparam tempo e dinheiro, uma vez que não será necessário sair de sua casa para ir até as empresas de seguro.

  1. Pesquise a idoneidade das seguradoras

Não basta somente ter em mãos diversos preços de seguros se não levar em conta a empresa que vai cuidar do seu carro, então priorize sempre as melhores seguradoras de carro.

Existem muitas delas no mercado e nem todas estão devidamente cadastradas e atuando dentro das regras estabelecidas para o setor.

Uma boa maneira de descobrir quais são as mais confiáveis é pesquisando junto ao site da SUSEP, órgão responsável por regulamentar o setor.

  1. Pesquise o índice de satisfação dos clientes das seguradoras

Além de saber se as empresas estão trabalhando dentro da legalidade, vale a pena procurar clientes das empresas com os melhores preços e serviços e se informar sobre questões como atendimento, prazos, burocracias e mais.

Caso você não conheça ninguém, uma dica é buscar no site do Reclame Aqui a reputação das seguradoras.

  1. Compare atentamente as coberturas

Não leve em conta somente o preço mais baixo na hora de optar pela melhor cotação de seguro, pois, além do menor preço é preciso considerar a melhor cobertura também.

Por isso, foque em analisar o melhor custo benefício, ou seja, procure pela seguradora que oferece um bom preço, mas também uma boa cobertura.

  1. Considere apenas os serviços que realmente precisa

É importante que, além de comparar o custo benefício da sua cotação de seguro, você o faça considerando apenas os serviços que realmente precisa.

Isso pode deixar sua cotação mais barata.

Por exemplo, se você possui dois carros em casa, contratar o serviço de carro reserva pode não ser necessário, uma vez que se algo acontecer vai ter como se virar sem ter que andar a pé até que o veículo fique pronto.

Outro bom exemplo e contratar uma quilometragem muito grande para o guincho se você não costuma sair da cidade com seu carro.

Por isso, analise com cuidado todos serviços oferecidos e não contrate aqueles que podem não ser necessários.

  1. Fique atento à escolha da franquia

Normalmente você encontra três tipos de franquia em uma contratação de seguro auto, a normal, que não interfere no preço da apólice, a reduzida que torna o valor do prêmio mais alto, mas possui um valor baixo caso seja preciso acionar o seguro em um acidente e a ampliada que, torna o preço do prêmio mais baixo, mas possui um valor mais alto.

Se você é um motorista cuidados e acredita que não se envolverá em acidentes, vale a pena considerar a contratação da franquia ampliada, assim a contratação do seguro auto sairá bem mais barata.

  1. Tire todas as suas dúvidas com o corretor

Depois de receber as cotações de seguros de automóveis e tipos de coberturas oferecidos, questione o corretor.

Lembre-se que o papel dele é te ajudar a escolher a melhor cobertura possível, por isso, ele é a pessoa mais indicada para que você tire as dúvidas existentes e não haja nenhum problema futuramente.

  1. Compare as opções existentes

Considere sempre aquilo que é mais interessante para o seu perfil quando for fazer seu seguro.

Existem diversos itens que o deixam o seguro auto mais caro ou mais barato, como franquia completa ou reduzida, existência ou não de rastreador, cobertura para terceiros etc.

Além disso, você pode contar com diferentes tipos de planos, como um seguro auto completo, parcial ou até mesmo, o seguro de carro temporário.

Neste último você conta com a proteção do seguro pelo tempo que for ficar com o veículo, sendo mais vantajoso para quem troca de carro com uma maior frequência.

  1. Leia atentamente o contrato

Antes de assinar, é fundamental ler com muita atenção o contrato para que você possa realmente entender sua apólice de seguro e o que ela vai cobrir.

E não esqueça de se atentar também ao que não está coberto pela sua apólice.

Se mesmo depois de ler tudo você ainda tiver dúvidas, não hesite em perguntar ou alterar alguma coisa.

  1. Não deixe para a última hora

Muitas pessoas procuram realizar cotações de seguro auto com pressa, isso deve ser evitado, especialmente se você estiver buscando a renovação do seguro auto.

Um dos maiores erros neste caso é deixar a cobertura acabar para então contratar um novo.

Além de ficar um bom período sem nenhum tipo de proteção para seu veículo, você deixa de ganhar possíveis descontos e até mesmo pontos em sua classe de bônus.

Por isso, se você estiver buscando a renovação do seu seguro auto, começa a pesquisar outras empresas antes que a sua cobertura vença.

  1. Não se esqueça dos pontos da sua classe de bônus

Se você estiver em busca de uma cotação para renovar o seguro auto, não se esqueça de usar seus pontos da classe de bônus.

Geralmente cada ponto é capaz de render bons descontos, assim você poderá aproveitar para contratar um seguro de carro mais completo por um preço mais acessível.

  1. Tenha um bom histórico ao volante

Assim como o perfil do motorista é considerado na hora de contratar um seguro auto, seu histórico ao volante também é.

Por isso, quanto menos acidentes, multas e ocorrências você tiver ao volante, melhores serão os preços que você vai conseguir em suas cotações.

  1. Escolha com cuidado a sua cobertura de assistência

Acredite, dispensar o serviço da assistência 24 horas para economizar não é uma boa ideia, afinal ele oferece uma série de vantagens que podem ser usadas livremente, sem que você perca pontos na sua classe de bônus ou tenha que pagar pela franquia.

Por isso, sempre considere contratar a assistência 24 horas, mas esteja atento aos valores e detalhes como quilometragem de guincho e mais.

  1. Jamais minta em uma cotação de seguro

Por fim, vale dizer que se for contratar o seguro pela primeira vez ou for fazer a renovação, é fundamental que você não minta ao passar suas informações pessoais e de perfil.

Caso você faça isso, a fim de conseguir um valor mais baixo e a seguradora descubra a mentira posteriormente, você perderá o direito a cobertura contratada.

Por isso, passe os seus dados da forma certa para que não tenha problemas em relação à indenização, caso venha a acontecer alguma coisa.

Qual a importância de fazer a cotação do seguro antes da contratação?

Buscar várias cotações de seguro auto não é uma maneira de te fazer perder tempo analisando diversas propostas que parecem iguais.

Mas sim um jeito de te ajudar a decidir pelo melhor produto e ainda economizar.

Mesmo que já esteja acostumado a sempre renovar com o mesmo corretor e seguradora, a cotação do seguro não deve ser dispensada, nem que seja apenas para comparar.

Tendo como base outros valores obtidos na cotação de seguro, fica mais fácil fazer uma negociação e conseguir aproveitar melhor todos os benefícios possíveis.

Agora que você já sabe a importância de realizar uma cotação de seguro completa e como fazer isso da melhor maneira, será bem mais simples escolher uma cobertura mais adequada ao seu perfil, com um preço dentro do seu orçamento.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

8 Comentários

  • Airton Gonçalves says:

    Oi, gostaria de saber, isto é cotação de seguro ou psicotécnica? Cotação sem sucesso, não entendi?

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Airton,

      Obrigada pela mensagem.
      Não entendemos sua dúvida.
      Você teve algum problema ao preencher o formulário de cotação em nosso site?

      Atenciosamente.

  • Valdelice Souza says:

    Boa noite,

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Numa cotação de seguro, ao apresentar a descrição do veiculo, sou obrigada a fornecer o número de renavam ou do chassis? E por que?

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Valdelice,

      Obrigada por entrar em contato.
      Você não é obrigada, mas dependendo da corretora, podem pedir.

      Atenciosamente.

  • Ernani says:

    Boa noite, se eu tiver bônus e contratar um novo seguro, o bônus valerá pra nova seguradora?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Ernani,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Não, você não perderá o bônus, ele será transferido para a nova seguradora e você terá os benefícios.
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Rubens de Matos Teixeira says:

    Boa tarde,

    Trabalho com o seguro da Tókio há mais de 10 anos, sempre fui bem atendido e sempre paguei em dia.
    Meu carro completa 20 anos da fabricação, tem 164 mil km rodados. Raramente tenho problemas, mas o seguro sempre me atendeu como combinado. Recebi este mês que até dia 10 posso revalidar o seguro.
    Quero saber se posso fazê-lo on-line? Como fazê-lo?
    Moro em Águas de S. Pedro – SP, perto da cidade de São Pedro.
    Uso o carro apenas para São Pedro há 5 km daqui e no perímetro urbano de Águas não viajo com ele.
    Mantenho sempre a mecânica e equipamentos em ordem.

    Aguardo resposta,
    Rubens Teixeira

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Rubens,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para fazer uma renovação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *