pessoa colocando óleo no motor do carro
Prancheta com formulário de vistoria

Saiba o que é balanceamento e alinhamento e o preço dos serviços

Manter uma rotina na mecânica do veículo faz toda a diferença quando o assunto é manutenção do carro. Com esse hábito, você pode ter certeza de como está o seu veículo, quais as manutenções necessárias no momento e quais serão a médio e longo prazo.

Com tantos termos e peças que há no carro, é normal que tenhamos dúvidas, principalmente com aquelas manutenções menos frequentes, como o alinhamento e balanceamento. Esses termos, por mais que tenham nomes parecidos, são diferentes!

Nesse sentido, entender melhor sobre esses termos e quando é preciso fazer esse processo no seu veículo é fundamental para manter a mecânica em dia!

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

O que é o alinhamento do carro?

mecânico pousando pra foto

O alinhamento nada mais é que o processo de ajustar e manter as rodas do carro alinhadas e retas em relação ao veículo. Essa manutenção serve para o carro não perder o controle em curvas, prevenindo possíveis acidentes, seja na cidade ou em rodovias.

Desse modo, o alinhamento garante uma direção mais assertiva ao condutor. Além de garantir mais segurança, um carro alinhado diminui o desgaste dos pneus, ou seja, a vida útil deles aumenta por ter menos atrito com a pista e, consequentemente, influencia na diminuição do consumo de gasolina, garantindo mais economia.

Quer entender mais sobre as revisões do seu carro? Acesse e confira se está na hora de fazer a revisão do carro!

Quando fazer o alinhamento?

Você mesmo sentirá quando será preciso fazer o alinhamento do seu carro. Os sinais da falta dele são:

  • O carro puxando para algum lado recorrentemente, para a direita ou esquerda;
  • Desgaste de um lado do carro mais rápido que o outro, consequentemente;
  • Quando for trocar os pneus.

Nesse sentido, sempre fique atento enquanto estiver dirigindo e tente perceber se há algo fora do normal.

O que é o balanceamento do carro?

Já o balanceamento está ligado ao equilíbrio do carro para promover o conforto dele, sem vibrações. Ou seja, é a manutenção das rodas e pneus para deixar a direção mais leve, sem trepidação no volante, nos bancos, no piso e nos outros acessórios do carro. Com isso, tanto o condutor quanto os passageiros podem usufruir de mais conforto ao se locomover com o veículo.

Quando fazer o balanceamento?

É necessário fazer o balanceamento quando sentir os seguintes sinais:

  • Volante, banco e/ou piso vibrando em velocidades mais altas;
  • Quando for realizar a troca de pneus.

Sabemos que manter um carro nem sempre é barato. Dessa forma, entender qual é o valor mensal para manter um carro pode te ajudar a ter um controle e organização financeira mais assertivo. Acesse o SeguroAuto e calcule o custo mensal de gastos com um carro.

Quanto custa para fazer o alinhamento e balanceamento?

mecânico trocando pneu do carro

Nas principais capitais do país, o valor fica entre os R$ 100 e R$ 250 para cada serviço. Entretanto, o custo para a manutenção pode variar muito para cada Estado e cidade, além da oficina que você frequenta, o que faz com que o preço varie muito.

É preciso fazer sempre os dois serviços juntos?

Não é preciso fazer essa manutenção ao mesmo tempo, embora sejam feitas geralmente juntas. Ao fazer o serviço de uma delas, o mais recomendado é verificar como está a situação da outra com o mecânico.

Qual a diferença entre balanceamento, alinhamento e cambagem?

Esses são termos que podem confundir (e muito) nossas cabeças! Mas, de modo mais claro:

  • O alinhamento garante que as rodas fiquem retas em relação ao veículo, ou seja, em linha reta para que o carro transite;
  • O balanceamento, por sua vez, garante que as rodas girem sem vibrações no veículo, proporcionando mais conforto;
  • Já a cambagem, é a parte que faz com que as rodas e pneus fiquem com o ângulo de inclinação correto, o de 90.º, do veículo em relação ao solo, ou seja, que toda a base do pneu encoste na superfície.

Viu só? Apesar de esses termos serem bem parecidos e mesmo que todas as peças estejam relacionadas e a manutenção ocorra nos mesmos locais, há algumas diferenças que fazem com que cada modelo tenha um nome, para facilitar e separar na hora de passar um orçamento.

Além de manter a manutenção em dia, para garantir mais segurança para você e seu veículo, o seguro é um dos passos mais importantes. Com várias modalidades, você consegue contratar seguros para acidentes causados por você, terceiros, desastres naturais entre outros. Acesse e calcule o preço do seu seguro.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Gostou desse conteúdo? Aqui, no SeguroAuto, você encontra mais informações sobre manutenção de carros, modelos de seguro, leis de trânsito e muito mais. Para conferir mais, navegue por nosso site e leia outros conteúdos sobre veículos e seguros!

Avalie nosso post

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
martelinho de ouro

Martelinho de Ouro: Conheça Suas Funções e Se o Seguro Auto Cobre

Data: 23/01/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *