dcsimg

Está na hora de fazer a revisão do carro!

Estamos nos aproximando das férias escolares. Se você vai viajar com a família é essencial fazer a revisão do carro, para não sofrer com imprevistos na estrada.

Para evitar problemas na sua viagem de férias, é importante levar o seu carro a uma oficina mecânica com antecedência, para que as condições do veículo sejam checadas. Alguns itens tem validade determinada e precisam ser trocados, outros devem passar ao menos por um teste.

Está na hora de fazer a revisão do carro!

Porque devemos fazer a revisão do carro

A montadora de um veículo estabelece o prazo para se fazer uma revisão depois dos testes realizados nos componentes do carro, a partir dos quais é estabelecida qual é a sua resistência e durabilidade. Os automóveis que circulam na cidade e nas estradas sofrem um desgaste que é o normal esperado depois de um período de uso e precisa passar por uma avaliação ou revisão.

Quando um carro está com a revisão em dia, dificilmente o proprietário será surpreendido com a quebra de um componente ou uma pane inesperada. Isso diminui consideravelmente o risco de acidentes. As estatísticas mostram que veículos que provocam acidentes até mesmo fatais, estavam com problemas que poderiam ter sido evitados, como por exemplo, desgaste nos freios. A revisão deve deixar os sistemas do carro em equilíbrio e funcionando em ótimas condições.

Orçamento para a revisão

A revisão do carro é uma medida necessária e que pode ser planejada, porque o valor não costuma ser barato. Entretanto, as manutenções para corrigir problemas depois que eles acontecem podem ser ainda mais caras. A melhor atitude é já prever que uma revisão deverá ser feita antes de viajar de férias e poupar um valor mensal para isso. Assim não será uma despesa inesperada e você pode ter certeza que a segurança da viagem ficará garantida.

Revisões periódicas são também obrigatórias para a manutenção do veículo, para troca dos itens que têm validade já determinada pela fábrica. Também na hora de vender o carro, as manutenções em dia, principalmente quando feitas em uma concessionária, farão muita diferença para valorizar seu carro usado.

Para eliminar qualquer risco e ficar ainda mais tranquilo, faça um bom seguro auto e mantenha as prestações em dia, assim poderá contar com assistência 24 horas, o que inclui troca de pneus, na cidade e guincho, na estrada.

Se você vai viajar nestas férias escolares

Escolher o destino das férias, reservar hotéis, escolher os passeios é agradável e emocionante, mas a mesma importância deve ser dada à revisão do carro. Essa atitude vai garantir que sua viagem não vai ser dificultada por um detalhe que poderia ter sido resolvido se você tivesse passado antes por sua oficina de confiança.

Se você vai viajar nestas férias escolares

A revisão é um check-up no carro, uma avaliação que é capaz de prevenir acidentes nas estradas. Principalmente em época de férias, de grande movimento, as rodovias ficam cheias e acontecem mais acidentes, que podem ser evitados com cuidados preventivos. 

Não se deve levar o carro à oficina na véspera da viagem. Dependendo do tipo de problema que for constatado, o conserto não ficará pronto a tempo. O ideal é que se leve o carro para revisão com uma semana de antecedência.

A oficina para revisão deve ser de confiança, para que você tenha garantia de bom funcionamento do carro e esteja seguro de que está tudo em ordem para enfrentar a estrada. Além de garantir a segurança de sua família, as boas condições do motor e demais peças do carro contribuirão para economia de combustível. Você confiará que poderá enfrentar situações como freadas, curvas acentuadas e necessidade de ultrapassagens.

Lista de itens que devem ser examinados na revisão

  1. Pneus

Pneus em bom estado são condição fundamental para viajar. Eles devem também estar calibrados, de acordo com as especificações do modelo e considerando um carro com bagagens. O estepe também deve estar em ordem.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?
  1. Freios

O sistema de freio do veículo de estar em perfeito estado, para que você não seja surpreendido na estrada, quando estiver desenvolvendo velocidade. Os discos e pastilhas precisam ser conferidos na revisão.

  1. Para-brisa

Um item de pequeno valor, mas importante, é a palheta do limpador do para-brisa. A palheta deve estar deslizando suavemente e limpando realmente a água do para-brisa. Em caso de chuva esse é um item que faz toda a diferença.  

  1. Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento

Os pneus e a direção devem estar alinhados e balanceados, para que você dirija com segurança. Sem esse cuidado, o volante irá tremer e o desgaste dos pneus será muito maior e irregular. Na mesma operação de checagem devem ser examinados os amortecedores.

  1. Sistema elétrico

A parte elétrica do carro deve ser verificada, incluindo o funcionamento das setas, luzes de freio, de ré, faróis alto e baixo, pisca alerta e luzes do painel.

  1. Óleo e água

Devem ser checados e trocados, se for necessário, os óleos do motor, dos freios, do câmbio, além dos respectivos filtros. Principalmente se a viagem for longa, a lubrificação tem que estar preparada para tudo funcionar normalmente. A água de arrefecimento deve ser verificada, bem como o reservatório da água que limpa o para-brisa. Se o carro for flex, não esqueça de olhar o nível de gasolina no reservatório da partida a frio.

  1. Equipamentos de segurança

São itens que às vezes precisam ser usados em situações de emergência, como um pneu furado. Antes de viajar, precisamos conferir as condições do estepe, macaco, triângulo e chave de roda. Como são raramente usados, na hora da viagem é o momento para fazer esse cuidado, como prevenção caso eles venham a ser utilizados.

Boa viagem de férias, com segurança!

Depois de todas as medidas de revisão, seu carro estará pronto para a viagem. O abastecimento de combustível deve ser feito na véspera da viagem. Encha o tanque e à medida que for percorrendo seu trajeto, reabasteça o carro em postos de serviço de bandeiras de confiança, sempre que o tanque chegar na metade.

Sempre leve água e pequenos lanches, prevenindo-se para engarrafamentos na estrada, que costumam acontecer nesta época do ano. Se estiver com crianças, leve alguns brinquedos para ajudar a distrair os pequenos em viagens mais longas. Assim você terá todas as chances de curtir suas férias em segurança e de bom humor!

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário