Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Bicicleta: uma alternativa de transporte nas cidades

A maioria dos ciclistas utiliza a bicicleta como uma alternativa de transporte entre 5 e 7 dias da semana.

Em muitos países do mundo a bicicleta já é utiliza como uma alternativa de transporte nas grandes cidades e isso tem se mostrado uma ótimo alternativa para o transito e também para a saúde. No Brasil, ver um ciclista pedalando para ir e vir de suas atividades diárias é um pouco raro, mas as cidades estão investindo nisso.

São Paulo, a maior cidade do país de uma forma ainda tímida vem investindo em ciclovias e alugueis de bicicleta para incentivar a população a adotar esse meio de transporte. Essa pode ser uma alternativa para um transito caótico e que sempre está congestionado.

A ONG Transporte Ativo realizou uma pesquisa para saber como se comportam os ciclistas. A pesquisa foi feita nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo e buscou entender o perfil do ciclistas.

Um ponto que se pode observar é que quem utiliza esse meio de transporte realmente faz isso de forma rotineira, sendo que 31,4% usam 5 dias da semana, 28,1% usam sete dias da semana, 14,1% 6 dias da semana e os demais menos que isso. Mais de 37% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há mais de 5 anos, os demais utilizam a menos tempo.

72,7%das pessoas no dia a dia usam somente a bicicleta enquanto 26,4% a combinam com outro meio de transporte, como por exemplo, o metrô. A grande maioria começou a pedalar porque essa era a forma mais rápida de se locomover (42,9%), seguidos pelos que buscavam uma vida mais saudável (24,2%), pelo custo (19,6) e os demais por outros motivos.

Porém, para os ciclistas nem tudo está tão perfeito, apesar de ganharem tempo, eles apontam problemas como falta de respeito dos condutores motorizados (34,6%), falta de infraestrutura adequada (26,6%), falta de segurança no trânsito (22,7%), falta de segurança pública (7,4%), falta de sinalização (3,3%) e outros (4,6).

Esses dados incluem a média de todas as cidades pesquisadas, porém quando verificadas de forma individual é possível notar algumas diferenças entre elas. A pesquisa está disponível para quem desejar obter mais informações.

Bicicleta: uma alternativa de transporte nas cidades

Imagem: Getty

Vantagens de usar a bicicleta como alternativa de transporte

Quem opta por usar a bicicleta no dia a dia, com certeza está conquistando diversos benefícios, tanto para a saúde como para o bolso. Se você ainda está em dúvida, confira alguns deles e quem sabe não mude de ideia.

  • Permite uma melhor saúde
  • Traz mudanças para o corpo, ajudando no ganho de músculos e queima de calorias
  • Não polui o ar
  • Oferece menos riscos ao trânsito
  • Tem uma menor preocupação com assaltos
  • Conseguem uma melhora na produtividade e humor
  • Fica menos estressado
  • Economiza tempo no trânsito
  • Proporciona uma melhor mobilidade urbana, afinal um veículo ocupa o espaço de 42 bicicletas
  • Economiza dinheiro com transporte
  • Permite ver a cidade com outros olhos.

Agora que já conhece as vantagens dessa alternativa de transporte que tal trocar seu carro por uma bicicleta?

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

2 Comentários

  • Marcio Andre says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se posso assegurar minha bicicleta.

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Marcio,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Não fazemos seguro para bicicletas, apenas para carros.
      Caso tenha interesse, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *