dcsimg

Bicicleta: uma alternativa de transporte nas cidades

Bicicleta: uma alternativa de transporte nas cidades

A maioria dos ciclistas utiliza a bicicleta como uma alternativa de transporte entre 5 e 7 dias da semana.

Em muitos países do mundo a bicicleta já é utiliza como uma alternativa de transporte nas grandes cidades e isso tem se mostrado uma ótimo alternativa para o transito e também para a saúde. No Brasil, ver um ciclista pedalando para ir e vir de suas atividades diárias é um pouco raro, mas as cidades estão investindo nisso.

São Paulo, a maior cidade do país de uma forma ainda tímida vem investindo em ciclovias e alugueis de bicicleta para incentivar a população a adotar esse meio de transporte. Essa pode ser uma alternativa para um transito caótico e que sempre está congestionado.

A ONG Transporte Ativo realizou uma pesquisa para saber como se comportam os ciclistas. A pesquisa foi feita nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo e buscou entender o perfil do ciclistas.

Um ponto que se pode observar é que quem utiliza esse meio de transporte realmente faz isso de forma rotineira, sendo que 31,4% usam 5 dias da semana, 28,1% usam sete dias da semana, 14,1% 6 dias da semana e os demais menos que isso. Mais de 37% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há mais de 5 anos, os demais utilizam a menos tempo.

72,7%das pessoas no dia a dia usam somente a bicicleta enquanto 26,4% a combinam com outro meio de transporte, como por exemplo, o metrô. A grande maioria começou a pedalar porque essa era a forma mais rápida de se locomover (42,9%), seguidos pelos que buscavam uma vida mais saudável (24,2%), pelo custo (19,6) e os demais por outros motivos.

Porém, para os ciclistas nem tudo está tão perfeito, apesar de ganharem tempo, eles apontam problemas como falta de respeito dos condutores motorizados (34,6%), falta de infraestrutura adequada (26,6%), falta de segurança no trânsito (22,7%), falta de segurança pública (7,4%), falta de sinalização (3,3%) e outros (4,6).

Esses dados incluem a média de todas as cidades pesquisadas, porém quando verificadas de forma individual é possível notar algumas diferenças entre elas. A pesquisa está disponível para quem desejar obter mais informações.

Vantagens de usar a bicicleta como alternativa de transporte

Quem opta por usar a bicicleta no dia a dia, com certeza está conquistando diversos benefícios, tanto para a saúde como para o bolso. Se você ainda está em dúvida, confira alguns deles e quem sabe não mude de ideia.

  • Permite uma melhor saúde
  • Traz mudanças para o corpo, ajudando no ganho de músculos e queima de calorias
  • Não polui o ar
  • Oferece menos riscos ao trânsito
  • Tem uma menor preocupação com assaltos
  • Conseguem uma melhora na produtividade e humor
  • Fica menos estressado
  • Economiza tempo no trânsito
  • Proporciona uma melhor mobilidade urbana, afinal um veículo ocupa o espaço de 42 bicicletas
  • Economiza dinheiro com transporte
  • Permite ver a cidade com outros olhos.

Agora que já conhece as vantagens dessa alternativa de transporte que tal trocar seu carro por uma bicicleta?

Comentários

Sanaira Silveira - 3 de Maio de 2016 às 14:05

Bom dia Marcio,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Não fazemos seguro para bicicletas, apenas para carros.
Caso tenha interesse, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Marcio Andre - 26 de Abril de 2016 às 00:20

Boa tarde,

Gostaria de saber se posso assegurar minha bicicleta.

Grato

Postar um comentário