Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Brasil está na lista dos países com maiores roubo de cargas

O estado do Rio de Janeiro é o que concentra maior número de roubo de cargas. Veja outros trechos perigosos e a classificação do Brasil em relação aos países com maiores periculosidades.

O roubo de cargas é uma das grandes preocupações das empresas que trabalham com transporte e também dos motoristas que andam pelas estradas e cidades. Quando você liga a televisão não é raro ver uma notícia de que um caminhão teve a sua carga roubada e isso parece estar cada vez mais frequente.

Para saber se tal fato é realmente verdade, são feitos diferentes levantamentos considerando quais são os locais que ocorrem roubo de cargas com maior frequência. Para isso, são considerados diferentes países e o Brasil sempre aparece entre os primeiros da lista.

Brasil está na lista dos países com maiores roubo de cargas

O roubo de cargas no Brasil

Em Londres, em outubro, a International Underwriting Association divulgou uma lista com os países considerados mais perigosos em relação ao roubo de cargas. Pela primeira vez, o Brasil foi incluído nessa lista com um índice de periculosidade de 3,4 pontos, isso é considerado bastante alto se comparado a outras localidades. O relatório também apontou que essa classificação se deve ao roubo de cargas realizado pelo crime organizado e também por haver um mercado negro para consumo dos itens.

Outra pesquisa realizada no Reino Unido pelo Joint Cargo Committee também colocou o Brasil entre os países mais perigosos, porém lhe deu a 6ª posição e um índice de periculosidade de 3,7. Nesse caso, o motivo levado em conta, é a grande quantidade de roubo de cargas. Fazendo assim, que haja a necessidade de ter um seguro de carga. Outros motivos são a segurança pública está sucateada, a corrupção e a diferenças entre as classes sociais.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC) também fez um levantamento e classificou a nota do Brasil como 3,7.

Principais trechos onde ocorrem roubo de cargas

A International Underwriting Association, no seu relatório, também apontou quais são as estradas que sofrem mais com as cargas roubadas. O trecho entre Curitiba e São Paulo é um deles. Na sequência, aparecem trechos como Uberaba e Porto de Santos, Rio de Janeiro e São Paulo e Brasília – Santos. Por conta disso, os motoristas que circulam nessas regiões quase que, obrigatoriamente, precisam ter um seguro de caminhão se quiserem andar mais tranquilos.

Os roubos se concentram, na maior parte das vezes, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas gerais, sendo que cerca de 81% dos roubos são nesses locais. Para que se tenha uma ideia, segundo levantamento da Firjan, de 2011 a 2016 o roubo de cargas teve um aumento de 86%.

O Rio de Janeiro é um estado que tem preocupado em relação também a roubo de caminhões. O aumento foi de 18% de cargas roubadas em 2011 a 2016. Por conta disso, o Rio de Janeiro tem enfrentado uma dificuldade em relação ao seguro de caminhão e seguro de cargas. Para que os bens sejam segurados os valores são elevados devido ao índice de criminalidade, implicando, economicamente, para a população que tem esse valor repassado.

Enquanto não forem tomadas atitudes o roubo de cargas deve manter um patamar elevado e quem dirige um caminhão só conseguirá trabalhar mais tranquilo com um seguro de cargas.

Se esse é o seu caso, não pegue a estrada antes de fazer um seguro de caminhão. Aproveite e faça uma cotação de seguro que mais se encaixa no seu perfil. Proteja-se!

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *