Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Tire suas dúvidas sobre o rastreador com seguro

Você já ouviu falar em rastreador com seguro? Esse rastreador une dois serviços em apenas, ou seja, um seguro tradicional para cobrir acidentes, os roubos, furtos e a cobertura de terceiros, junto ao rastreamento remoto de uma localização do carro, da caminhonete, caminhão, etc.

É um serviço que apresenta inúmeras vantagens para quem possui um veículo, mas que muitas pessoas ainda não conhecem. Por isso, decidimos responder algumas possíveis dúvidas que possam surgir na sua cabeça quando o assunto é rastreador com seguro. Confira!

Tire suas dúvidas sobre o rastreador com seguro

Imagem: Getty Images

Como funciona um rastreador para veículos?

Esses rastreadores costumam ser separados em duas categorias principais.

Os rastreadores de GPS, que usam o sinal dos satélites para conseguir o veículo, são mais ou menos parecidos com o modelo que atende aos smartphones. O seu alcance é grande, porém o sinal acaba não sendo tão confiável, dificultando a localização nos casos de furto.

A outra categoria é o do rastreamento através de radiofrequência, que como o próprio nome já diz, usa as ondas de rádio. Por mais que esse seja mais preciso e consiga sinal mesmo nos locais fechados, a sua cobertura alcança somente uma localização específica.

Quais são as vantagens do rastreador com seguro?

Confira, logo em seguida, quais são os principais benefícios em adquirir um rastreador com seguro.

Monitoramento em tempo real

Certos modelos de rastreadores conseguem permitir que seja monitorada toda a localização deste veículo em período real.

Essa possibilidade é bastante útil para as empresas de frete, por exemplo, que precisam fazer o gerenciamento das entregas para conseguir os prazos para seus clientes.

Além disso, essa tecnologia consegue permitir detectar qualquer eventual mudança na rota planejada, e isso pode ocasionar em um sinal de alerta na central de monitoramento.

Nos outros casos, os motoristas ou os representantes dessa empresa têm que ligar para a central e pedir a localização deste veículo e, dessa forma, informar qualquer problema.

Prevenção de crimes

Os carros ou caminhões que possuam adesivos com a informação de que possuem  o rastreador com seguro já vão passar a ser menos observados pelos criminosos.

Afinal, caso eles decidam agir, vão saber dos riscos dessa ação acabar dando completamente errado, graças a essa tecnologia de localização remota.

Maior chance de encontrar o veículo

Um dos grandes benefícios de se ter um rastreador com seguro é justamente a vantagem de facilitar o trabalho da investigação de um paradeiro de carro ou de caminhão nos casos de roubo ou furto.

Com uma informação mais precisa, os policiais podem agir de maneira rápida e, dessa forma, garantir que o veículo seja devolvido.

Custo mais barato do seguro

Como as estatísticas de reencontro dos veículos com os rastreadores são favoráveis, é comum que esses seguros correspondentes possuam valor mais baixo.

Segundo as estimativas, mais de 1,5 milhão dos veículos no país usam algum modelo de dispositivo para rastreamento. A propósito, vale ressaltar que os motoristas podem contratar os dois serviços de forma separada ou juntos, ou seja, o rastreador como também o seguro.

Porém, como já foi mostrado, sai muito mais em conta para o bolso do consumidor adquirir o rastreador com seguro.

Seguros vendidos junto com o rastreador só protegem contra roubo e furto?

Essa é uma informação falsa. O mais comum em ver pelo mercado na parceria entre as empresas de rastreadores e os seguros é essa condição, um rastreador que acaba oferecendo um seguro um pouco mais simples com certo valor fixo.

Porém, não tem nenhuma regra para determinar que precise ser feito dessa maneira, tanto que hoje em dia já existe uma maior flexibilidade das coberturas que vão sendo adicionadas.

Como isso acaba variando de uma empresa para outra é necessário conferir as condições de cada uma de forma individual.

Um rastreador é suficiente para proteger o carro?

Não, não é. O rastreador para veículos possui como sua única função fazer a localização do carro depois do roubo ou do furto.

Mas o mesmo não consegue proteger o proprietário de outros problemas, nem ressarcir os prejuízos que foram sofridos.

Um rastreador com seguro, pelo outro lado, consegue proteger o veículo contra vários incidentes e ainda ressarcir o seu consumidor de seus prejuízos.

Essas coberturas normalmente incluem incêndio, uma colisão, quedas de raio e diversos outros problemas.

São dois os tipos de indenização que o seguro consegue. A primeira delas é a conhecida como parcial, e ela funciona para um conserto desse veículo.

Seu valor é o suficiente, somente, para os reparos que não tenham custo superior ao de 75% de seu valor no mercado.

A indenização de forma integral, pelo outro lado, cobre os prejuízos superiores a 75% do valor desse carro.

Ela paga, por um exemplo, depois de uma colisão enorme, e quando esse carro é roubado e não recuperado.

Então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre rastreador com seguro? Se ficou com mais alguma, envie um comentário!

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *