Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Posso colocar etanol em carro a gasolina?

Colocar etanol em carro a gasolina não ter fará economizar, pelo contrário, pode causar um prejuízo bastante grande. Veja o que pode acontecer com o seu carro quando usa o combustível errado.

Com alguns carros flex algumas pessoas acham que podem colocar etanol em carro a gasolina e que isso não irá causar nenhum dano.

Isso não passa de um engano, se o veículo é projetado para utilizar um determinado tipo de combustível é com ele que deve ser abastecido.

Se for feita alguma mudança, mesmo que uma única vez podem começar a surgir os problemas e se houver insistência em abastecer com o combustível errado os prejuízos podem ser grandes.

Posso colocar etanol em carro a gasolina?

Problemas em colocar etanol em carro a gasolina

Pensar que apenas de vez enquanto abastecer com outro combustível apenas porque ele está mais barato não fará mal nenhum, resulta em um prejuízo financeiro grande no futuro.

Veja o que pode acontecer.

Partida a frio

Cada motor é projetado para funcionar de uma forma e o da gasolina precisa de um alto poder calorífico para dar a partida. O etanol, em baixas temperaturas não consegue ser pulverizado corretamente e isso faz com que o motor não dê a partida.

Se pensar no carro flex ele possui um sistema que consegue fazer om que o carro pegue sem prejudicar o motor. Ao arriscar ligar o carro com etanol o motor pode ser sobrecarregado.

Desempenho irregular

Se o carro ligar o seu desempenho não será tão bom como na gasolina, isso porque a mistura entre o ar e a gasolina não será feita de forma adequada.

Apesar das injeções eletrônicas tentarem compensar o problema, o motor não foi programado para isso e a indicação será que a luz-espia da injeção acenderá muitas vezes.

Água no etanol

A composição do etanol é diferente da gasolina, a gasolina não leva água como acontece com o etanol.

A longo prazo esses 5% de água presentes no etanol vão correndo o motor e as peças do veículo e essas serão danificadas e terão de ser substituídos. O prejuízo nesse caso pode ser bastante grande.

Não se engane pensando que a gasolina leva álcool e que é tudo e mesma coisa. O álcool anidro que é misturado à gasolina não tem água na sua composição.

Abasteci com etanol

Se antes de ler esse artigo tiver abastecido seu carro com etanol porque achou que seria um bom negócio, ainda dá tempo de consertar essa situação.

É bem provável que já esteja sentindo a perda de desempenho e que o carro está engasgando, se isso ainda não aconteceu teve sorte.

Para que comece haver a corrosão das peças do veículo leve um tempo, não é de uma hora para outra, então ainda dá tempo de salvá-las.

Para imediatamente de abastecer com etanol e passe a usar a gasolina, aos poucos ele será eliminado do seu tanque e o carro voltará a ter um bom desempenho.

Qual a solução?

Se colocar etanol em carro a gasolina não pode, não pense em converter o seu veículo apenas pelo preço do combustível.

A conversão mecânica e reprogramação do chip podem custar caro e acabam não compensando o tempo e valor gasto.

Criar formulas que misturam uma quantidade de gasolina e outra de etanol não é indicado, pois, mesmo em pequena quantidade pode prejudicar o motor e as peças.

O certo é respeitar o combustível indicado para cada modelo, se ele projetado para usar gasolina esse é o único combustível que deve levar.

Agora que sabe que colocar etanol em carro a gasolina não é indicado poderá fazer com que seu veículo fique conservado por mais tempo.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *