Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como nomear um condutor adicional no seguro

Nomear um condutor adicional no seguro que seja jovem pode fazer com que a apólice tenha um valor elevado. Entenda sobre isso.

Ao contratar um seguro é preciso preencher um formulário sobre a utilização do veículo e esse inclui nomear um condutor adicional no seguro caso ele exista.

A questão é que muita gente ainda tem dúvida de quando é preciso adicionar o outro motorista como um adicional, deixando de fazer isso.

Para ajudar em relação a esse assunto separamos as principais dúvidas nesse artigo. Confira.

Como nomear um condutor adicional no seguro

O que é o condutor adicional do seguro?

O condutor é uma pessoa que está adicionado como motorista habitual do veículo, porém, que não passa tanto tempo ao volante como o condutor principal.

Normalmente, o segurado é o motorista principal, mas se outras pessoas como a esposa, filhos, outros parentes e amigos utilizam o carro com regularidade acabam fazendo parte do grupo de condutores adicionais.

Posso ter mais de um condutor na apólice de seguro?

Sim. É possível incluir mais de um condutor, na verdade é indicado se que coloque todas as pessoas que utilizam o veículo.

Só verifique com a sua seguradora se existe um número máximo e em que situações é dispensável acrescentar esses motoristas.

Quais informações são solicitadas do condutor adicional?

As seguradoras precisam entender quem é essa outra pessoa que utiliza o veículo, portanto, será questionado sobre sua profissão, idade, sexo, estado civil, endereço e outros.

É bastante comum que seja questionado o histórico de direção e sejam realizados outros questionamentos que a seguradora considere necessário.

Pago mais caro por incluir outros condutores?

Sim. Cada pessoa que é adicionado como condutor acaba elevando um pouco o valor do seguro, uma vez que o risco aumenta.

O valor por cada pessoa irá variar, pois se considera o perfil do motorista para que sejam estipulados os valores.

A melhor maneira de saber quanto se pagará pelo seguro com os condutores adicionais é solicitando uma cotação.

Posso alterar o motorista principal só para pagar menos ao incluir os adicionais?

Entenda que quando você mente no formulário do seguro corre um sério risco de não receber a indenização em caso de sinistro.

Isso quer dizer que se o condutor principal é um jovem de 18 anos que utiliza o carro 6 dias por semana, ele deve ser informado nesse situação.

Mudar o condutor, como o pai dele de 45 anos apenas para pagar menos pode causar problemas.

E se o condutor secundário sofrer um acidente, a seguradora paga?

Claro. A intenção de informar que existem outras pessoas dirigindo o veículo é deixar a seguradora ciente de que eles podem se envolver em acidentes.

Se isso ocorrer basta entrar em contato com a seguradora informando do ocorrido para receber as orientações sobre o reparo do carro ou pagamento de indenização.

Minha apólice já está vigente, mas quero incluir um motorista adicional. Eu posso?

Sim. Qualquer alteração que for realizada em relação ao veículo deve ser informada
à seguradora, isso inclui outras pessoas dirigindo o seu carro.

Entretanto, vale lembrar que os motoristas adicionais geram um valor extra na apólice e por isso o preço do seguro pode ser reajustado.

Um motorista adicional pode ser recusado?

Pode, mas isso dificilmente ocorre. Porém, quando o condutor não possui um bom histórico ao volante o que pode ocorrer é que o valor do seguro fique bastante elevado devido ao motorista adicional.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *