Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como trabalhar com a Uber?

Se você está procurando informações sobre como trabalhar com a Uber. Acompanhe este artigo e descubra o que fazer para dirigir com a Uber, quais são seus direitos e deveres e muito mais.

A tecnologia nos traz inúmeras possibilidades, inclusive profissionais. Prova disso é o número de pessoas que procuram trabalhar com a Uber. Um aplicativo de carona que vem mudando completamente a realidade de mobilidade urbana no Brasil.

No Brasil desde 2014, a Uber é uma empresa tecnológica que trabalha através de um aplicativo E-hailing, que nada mais é que uma plataforma digital onde é possível solicitar um táxi, um carro ou qualquer outro meio de transporte. Uma tecnologia que mudou completamente a realidade de muitos brasileiros, tantos dos usuários como daqueles que prestam serviços. E, se você quer saber mais sobre como trabalhar com a Uber, continue lendo este artigo.

Como trabalhar com a Uber?

Quais são as exigências para trabalhar com a Uber?

Evidentemente a primeira exigência para se trabalhar com a Uber é ter carteira de motorista e um carro à disposição, também é obrigatório que os candidatos a dirigir Uber tenham 21 anos ou mais. Além destes existem mais alguns requisitos do Uber para se tornar um parceiro, veja quais são eles:

  • A CNH do motorista precisa estar em ordem, dentro da validade e contar com uma autorização para dirigir profissionalmente;
  • O candidato não pode ter antecedentes criminais;
  • É preciso que ele seja aprovado em um teste psicológico;
  • O futuro motorista não pode ter nenhum processo em aberto;
  • Além de ser fabricado a partir do ano de 2008, é preciso que o veículo atenda as exigências mínimas expostas no site da Uber, que são:
    • Ar-condicionado,
    • 4 portas,
    • Capacidade para cinco pessoas;
  • O veículo precisa ter seguro auto;
  • E por fim, o motorista precisa ter um Smartphone.

Vale lembrar que, carteiras de motorista classificadas como PPD – Permissão Para Dirigir, não são aceitas pela empresa. Ou seja, tempo de CNH para ser Uber mínimo aceito é o de 1 ano, quando o motorista já possui a carteira definitiva.

Como fazer para dirigir Uber?

Se você cumpre as exigências mínimas mostradas acima, para trabalhar com a Uber. A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site da empresa e se cadastrar. Depois do cadastro, será preciso enviar uma foto da carteira de motorista do candidato, uma foto que apareça claramente a observação “EAR – Exercer Atividade Remunerada”.

Caso o candidato não tenha essa observação na carteira, ele deverá solicitar a inclusão da mesma junto ao Detran do seu Estado. Para que essa alteração na sua carteira seja realizada você precisará passar por um exame psicotécnico. Além de pagar algumas taxas referentes a alteração da CNH e ao exame, que variam de acordo com cada estado.

Para trabalhar com a Uber é preciso também enviar à empresa um atestado de antecedentes criminais. As informações e imagem dos documentos enviados no cadastro serão submetidos a uma análise de veracidade que levará alguns dias.

Depois desta análise o candidato deverá ser aprovado ou não, em caso positivo será preciso então que o candidato envie uma foto do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Quais são os carros para Uber?

As exigências mínimas para dirigir Uber são que o veículo seja fabricado a partir do ano de 2008, seja 4 portas e tenha ar-condicionado. No entanto, esses requisitos do Uber são apenas para carros da categoria UberX, que é a mais simples.

Como trabalhar com a Uber?

Se a intenção é participar de uma das outras categorias do Uber é preciso então que o candidato esteja atento a algumas exigências específicas. Veja a seguir quais são os requisitos do Uber para cada uma delas:

  1. UberX – Popular

Está é a categoria mais simples, classificada como popular e com preços mais em conta. Para participar da categoria UberX é preciso apenas cumprir os requisitos básicos já mostrados acima. Vale mencionar que, se o candidato for da cidade de São Paulo, é preciso que o veículo tenha sido fabricado a partir do ano de 2010, de acordo com a legislação municipal.

  1. UberSELECT – Popular

Ainda dentro da classificação popular, existe o UberSELECT, uma categoria de veículos mais confortáveis. A única diferença desta categoria para anterior é que o ano limite de fabricação dos veículos é 2012. No UberSELECT as corridas são em média 20%, mais caras.

  1. UberBLACK – Premium

Na categoria UberBLACK, classificada como premium além das especificações comuns é preciso que os veículos tenham bancos de couro e sejam da cor preta, além de serem aceitos apenas modelos sedans e SUV.

  1. Subcategorias populares com mais espaço

Existem ainda três subcategorias classificadas como popular que dispõem de mais espaços, essas são:

  • UberBAG – Popular com porta mala maior
  • Bike Rack – Popular com espaço para bicicleta
  • BlackBAG – Popular com mais conforto e um porta-malas maior

Possibilidade de ganhos e porcentagem da Uber

Agora que você conhece os requisitos exigidos dos carros para Uber, vale a pena saber um pouco mais sobre valores. Trabalhar com a Uber, significa fazer seus próprios horários, ou seja, você pode trabalhar a hora que quiser, pelo tempo que achar necessário.

Logo, seu faturamento será proporcional ao seu número de horas trabalhadas, se você trabalhar mais, ganhará mais. Em média, existem motoristas que faturam R$ 2 mil por semana.

A empresa realiza os pagamentos semanais, depositando o rendimento do motorista na conta bancária cadastrada no site. O depósito é feito com a porcentagem da Uber já descontada, esta fica em 25% para os carros da categoria UberX e 20% para os veículos da categoria UberBLACK.

É obrigatório ter seguro auto?

Sim. Além das exigências já mostradas, o motorista precisa ter ao menos o seguro APP – Acidentes Pessoais de Passageiros, no valor mínimo de R$ 50 mil. Essa cobertura garante indenização aos passageiros caso algum sinistro ocorra durante uma viagem.

As indenizações pagas podem ser relacionadas a danos materiais, físicos ou morais. E, este seguro é obrigatório para todas as categorias da Uber.

Além da cobertura APP que é obrigatória, vale a pena contar com uma cobertura do seguro compreensivo. Assim, você poderá garantir também a sua proteção e a segurança do seu veículo.

Direitos e deveres para trabalhar com a Uber

Assim como qualquer empresa, a Uber também possui uma lista de regras que devem ser seguidas atentamente. Caso essas regras não sejam seguidas, o motorista poderá ter seu perfil no aplicativo desativado, perdendo assim o direito de continuar trabalhando com a empresa.

Além de ter uma boa média de pontuação e manter o veículo sempre limpo e em bom estado, é preciso que o motorista esteja atento a algumas regras que podem lhe ocasionar a desativação, estas são:

  • Ficar online no app, sem poder aceitar viagens;
  • Possuir um perfil falso ou duplicado;
  • Tentar manipular sua própria conta ou as viagens;
  • Portar armas de fogo;
  • Sugerir boas avaliações aos passageiros;
  • Promover assédios morais ou sexuais;
  • Agir de forma violenta ou discriminatória;
  • Tentar obter contato físico não consensual;
  • Entre outros.

Vantagens e desvantagens de trabalhar com a Uber

Assim como em qualquer trabalho, existem vantagens e desvantagens em dirigir Uber, as principais de cada uma delas são:

Vantagens:

  • Não existe um chefe, você pode fazer seu próprio horário;
  • Você trabalha com seu próprio carro;
  • Pode ter uma alta taxa de lucros, dependendo apenas do seu empenho;
  • Pode dirigir em várias regiões;
  • Não precisará esperar por processos burocráticos.

Desvantagens:

  • Apesar do crescimento nos últimos tempos, a Uber ainda não alcança todas as cidades do país;
  • Ausências de políticas que protejam os prestadores de serviço dessa classe;
  • Conflitos com os taxistas, que apesar de menores ainda são presentes;
  • Falhas constantes no GPS do aplicativo.

Dicas para quem deseja trabalhar com a Uber

Se depois de ler este artigo, e avaliar os prós e contras de dirigir Uber, você ainda tiver interesse em trabalhar com a empresa. Existem algumas dicas para que você possa ter bons lucros, e receber boas pontuações, que poderão aumentar suas possibilidades de corridas, essas são:

  • Mantenha seu carro sempre limpo e arrumado;
  • Seja educado e cordial com os passageiros;
  • Entenda o cliente, alguns gostam de conversar outros não;
  • Não misture seus problemas pessoas com sua vida profissional;
  • Pergunte se o passageiro possui uma rota preferida para chegar ao seu destino;
  • Não manipule o celular durante as corridas;
  • Procure parar o mais próximo possível do destino do cliente.

Essas são dicas simples que podem mudar consideravelmente sua avaliação feita pelos clientes no aplicativo, sempre ao final das viagens. Lembre-se, avaliações muito baixas podem levar a suspensão do seu perfil no aplicativo.

Esperamos que suas dúvidas sobre como dirigir Uber, requisitos necessários e mais tenham sido esclarecidas. Se ainda houverem questões pouco esclarecidas a respeito desse assunto, faça-nos uma pergunta. E não se esqueça, ter um seguro auto é fundamental nesse segmento profissional.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *