Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Contrato de seguro auto: é vantajoso para quem?

O motorista, seu veículo e sua família estão amplamente protegidos após fechar um contrato de seguro auto. Entenda o que é e como funciona.

Após adquirir um veículo, o próximo passo a ser dado é a contratação de um seguro. Pois, será através dele que o motorista terá uma garantia de que seu carro, assim como sua família, estará protegido pela lei caso aconteça alguma eventualidade.

Dessa forma, é preciso compreender um pouco sobre como funciona o contrato de seguro auto, para que tudo possa sair conforme as leis, evitando dores de cabeça futuras.

Antes de assinar qualquer acordo, é necessário pesquisar bastante quais são as melhores seguradoras. Veja sempre as opiniões de outros clientes, examine cada contrato, os valores e o que cada empresa está disposta a te oferecer.

Contrato de seguro auto: é vantajoso para quem?

Imagem: Getty Images

Contrato de seguro auto: o que é?

Ao firmarem um acordo, o segurador deverá receber prêmios, seja por parcelas ou valor à vista, para assegurar um objeto de valor de outra pessoa.

Em casos onde seu objeto foi perdido ou roubado, a seguradora no qual você contratou os serviços, deverá tentar reverter esses danos sofridos por você, de forma que não fique em prejuízo.

Sendo assim, um contrato de seguro auto serve, basicamente, para ter seu carro protegido contra algumas fatalidades. Porém, não existe uma listagem efetiva de itens que a seguradora deverá cobrir. Por isso, é importante pesquisar antes de assinar qualquer acordo.

De acordo com o Código Civil, conforme mostra o artigo de número 757: “Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo à pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados”.

Tanto o contratante do serviço, como o contratado, está aparado pela lei. Por isso, apesar de muitas pessoas terem receio em pagar por um seguro, é necessário saber que o intuito é sempre garantir que seus bens estejam protegidos da melhor forma possível.

Coberturas oferecidas pela seguradora

Vale ressaltar que cada seguradora possui seu contrato pré-formulado. Dessa maneira, uma pessoa não estará agindo errado ao pesquisar e comparar valores e benefícios entre as empresas.

Logo após ter escolhido a empresa seguradora, analise atentamente a apólice, ou seja, os termos presentes no contrato de seguro auto, que relatam quais serão as normas estabelecidas que beneficiem ambas as partes após a assinatura.

Neste caso, é recomendado que o cliente contrato um corretor, para evitar possíveis enganações ou dúvidas a respeito dos termos propostos pelo contratado.

Quanto mais benefícios um segurador oferecer, mais vantajoso será para o dono do veículo. Confira abaixo uma lista com as principais coberturas oferecidas pelas seguradoras:

  • Assistência 24 horas;
  • Carro reserva;
  • Acidentes (batidas, capotagem ou derrapagem;
  • Assalto (roubo);
  • Causas naturais (furacão, terremoto, raio, vendaval, chuva de granizo ou meteoros);
  • Proteção extra nos itens de vidro (janelas, lanterna, farol e para-brisa);
  • Blindagem do automóvel.

Assim como é de extrema importância e interesse do contratante, saber quais causas o seguro deverá cobrir, é necessário saber o que ficou de fora do contrato. Pois assim, evita que a seguradora seja acionada e na hora, não poder te ajudar.

Por isso, a apólice deve ser lida e relida diversas vezes, para entender nos mínimos detalhes, quais serviços você está pagando. Caso tenha alguma cobertura que você deseja, mas que a empresa não oferece, pode ser colocado como um adicional ao contrato.

Dessa forma, tente fazer um contrato que cubra todas, ou a maior parte, de suas necessidades. Neste momento crucial, a ajuda de um profissional no ramo é essencial. Pois nem sempre você irá compreender tudo o que está escrito no contrato de forma clara.

Quanto tempo dura o contrato?

No geral, as empresas fecham contratos com base em 1 ano de duração, sendo escolha do cliente, decidir se quer ou não continuar com os serviços após esse período.

O tempo de serviço oferecido é um fator crucial na hora de fechar o acordo, pois será a partir desse dia que o motorista e o seu veículo irão começar a usufruir dos benefícios advindos do fechamento do contrato.

Mentalize sempre a data em que seu contrato irá vencer, pois, caso ocorra um acidente ou você precise acionar a empresa contratada, essa não poderá fazer absolutamente nada por você, uma vez que os serviços estão temporariamente indisponíveis, sendo necessária a renovação do contrato para que o motorista e seu veículo possam usufruir novamente de todos os benefícios pelos quais está pagando.

Dessa forma, ter um contrato de seguro auto é muito importante, pois oferece uma proteção a mais para o veículo, assim como para o motorista e terceiros que estiverem dentro do carro durante algum imprevisto.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *